O ruim de dividir

4comentários

Um título desses num período como esse pode ficar estranho para quem começa a ler este blog. A festa natalina é uma grande oportunidade para deixar de lado o rancor, a inveja e buscar a paz, o momento de perdoar e refletir nos erros que por ventura cometemos e procurar corrigi-los e não cometê-los mais. É um momento de reflexão.

Muito bem. Agora vou entrar no tema que realmente tem a ver com a cara do blog. Não poderia iniciar este texto sem antes escrever isso aí de cima. Na última quarta feira tive a oportunidade de reencontrar o meu amigo Hallysson na segunda partida da semifinal do campeonato maranhense de futsal adulto. Hallysson é o técnico da equipe do SEB – Balsas. Perguntei para ele como estava a sua equipe e o futsal da sua cidade. A equipe estava bem. Invicta na competição tinha vindo de uma Taça Brasil e estava brigando pelo tri campeonato maranhense. Mas o futsal de Balsas não estava legal. A sua equipe bastante hostilizada pela população não entendia a proposta da sua Diretoria de elevar o nome da cidade utilizando uma equipe de futsal. Alguns torcedores não entendiam a necessidade de contratar atletas de outros Estados para reforçar a equipe do SEB para buscar as vitórias necessárias para levar o nome da cidade de Balsas por esse Brasil a fora. Fora que desde o ano passado o futsal de Balsas foi dividido. Uma ala dissidente do SEB resolveu fundar outra equipe chamada K10. Nada contra. Tudo a favor, mas desde que esta divisão seja para somar e para o crescimento do futsal da cidade. Será que deu para entender? Divisão para somar???? É isso mesmo. Tendo uma equipe que possa se tornar adversária a altura só faz com que o esporte cresça. Agora se essa equipe não tem as mesmas condições de brigar sadiamente pelo bom futsal, é melhor não dividir. Lembra do titulo do texto? A rivalidade sadia engrandece qualquer esporte. A importação de bons atletas é utilizada por todos os Estados do Brasil. Com esse intercambio e com as conquistas a população se torna mais interessada na modalidade. A criançada que é a base de tudo passa a ter mais interesse em aprender, a fazer igual ao craque. E pode ter certeza que num curto espaço de tempo não haverá mais a necessidade dessa importação porque a própria parta da casa dará conta do recado. As duas Diretorias, tanto a do SEB como a do K10, tem a necessidade de serem adversárias dentro de quadra, mas unidas fora dela para o bem do futsal de Balsas. Que o torcedor faça a sua opção, mas que respeite o torcedor adversário.

Queria aproveitar esse meu espaço e agradecer a todos que por aqui passaram e desejar um Feliz Natal, cheio de paz, harmonia e saúde e que 2012 chegue com toda a força para que tenhamos disposição de continuar nessa nossa luta diária que é difícil, mas com saúde e disposição alcançaremos todos os nossos objetivos.

Estaremos de volta se Deus quiser e Ele quer, no ano que vem.

4 comentários »

Troca de treinadores/Histórias do futsal

2comentários

Para a temporada de 2012 a equipe do Carlos Barbosa do Rio Grande do Sul contará com um novo treinador. Sai o campionissimo Paulinho Ventura e entra outra fera o Paulo Sananduva, atual campeão gaúcho pelo Atlântico/Erechim. Titulo este conquistado em cima da própria ACBF.

Dono de um currículo invejável e campeão por várias equipes, Paulinho Sananduva dirigiu equipes de ponta do futsal brasileiro. John Deere Futsal, Horizontina Futsal, Kronna/Joinville, Carlos Barbosa e por último e Atlântico/Erechim. Campeão em todas as suas passagens tive o prazer de conhecê-lo em 1996 numa Taça Brasil em Caxias do Sul quando ele dirigia a extinta Enxuta. E um fato me marcou esse nosso encontro. No primeiro jogo logo de cara o Girassol equipe a qual eu dirigia, enfrentaria a forte equipe gaucha. Com vários atletas da seleção brasileira entre eles Choco, Jorginho, Bagé, Manoel Tobias em muitos outros craques, era favorito sem duvida nenhuma. Em um banco de apostas era 10 contra 1 para eles. O jogo estava programado para a última partida da rodada às 20h30. Iríamos jogar no ginásio da cidade com uma quadra 20 X 40. Ginásio lotado torcendo pelo time da casa e nós do Maranhão esperando à hora do jogo. Eis que de repente as luzes do ginásio se apagam quando faltavam ainda uns 10 minutos para o encerramento do jogo anterior. Procuraram solucionar o problema só que não tinha jeito da luz voltar. Houve uma batida e o carro havia derrubado o transformador e iria demorar muito o restabelecimento da energia. Então a Confederação resolveu levar o final do jogo que estava acontecendo e o nosso jogo contra a Enxuta para outro ginásio. O local escolhido era onde nós estávamos treinando desde a nossa chegada a cidade. Que beleza. Uma quadra do tamanho do Costa Rodrigues. A grande torcida que estava presente no outro ginásio só foram à metade. Aí entra a minha história com o Paulo Sananduva. Uma rádio local foi me entrevista juntamente com ele antes do jogo. Perguntaram para ele se conhecia a equipe do Girassol e ele muito arrogantemente respondeu que nunca tinha ouvido falar e que o único girassol que conhecia era uma planta amarela. Aí o repórter perguntou para mim se eu conhecia a equipe da Enxuta e eu disse que sim, que era uma grande equipe, mas que a minha tinha o nome de uma planta que em conjunto surpreende a todos pela sua imponência e surpreendente beleza. Resultado do jogo Enxuta 2 X 2 Girassol. No final do jogo a imprensa surpresa com a nossa atuação veio falar comigo e eu disse a eles que a partir daquele momento o Paulinho Sananduva passou a conhecer mais uma equipe do futsal brasileiro. Histórias do futsal.

Só para completar o Paulinho Mussalem passará a dirigir a equipe do Imperial da cidade de Petrópolis/RJ na próxima temporada voltando assim depois de vários anos a sua terra natal.

2 comentários »

O técnico

1comentário

Estive na semana passada em Curitiba acompanhando a equipe de Basquete do Reino Infantil, escola esta onde dirijo a coordenação de esportes. Fiquei surpreso e ao mesmo tempo atento com o comportamento de alguns técnico-professores dos mais variados Estados que ali estavam disputando a competição.

Vi de tudo. Os mais exaltados, os que xingavam, os que viviam reclamando da arbitragem, os que não diziam nada e aqueles que só incentivavam os seus comandados.

Acho que o técnico tem várias fases durante a sua carreira. Eu por exemplo comecei a minha trajetória como técnico de futsal em 1986, quando dirigi a Equipe do Elmo do meu amigo João Bento. Tinha acabado de pendurar os tênis em função de uma contusão seriíssima no joelho esquerdo e para não ficar afastado das quadras e a convite do João, assumi a direção técnica do clube. Para mim foi um sufoco. De comandado passei a se comandante e até conseguir deixar o espírito de jogador e me transformar em um treinador passei por bons bocados. Brigava demais com a arbitragem. Estava sempre levando cartão ou sendo expulso e o autocontrole era quase impossível de ter. Como o tempo as coisas vão se tornando mais simples e a segurança e a experiência vai te dando esse autocontrole.

Assisto hoje jogos de futsal onde o Ferreti, o PC, o Paulinho Ventura e o próprio Miltinho, técnicos consagrados, estão atuando e vejo a tranqüilidade que passam para os seus comandados. Todos técnicos do mais alto gabarito e cheio de títulos nos seus currículos. Mas tenho a certeza que no inicio das suas carreiras todos passaram pela transição de jogadores para técnicos. Com exceção do Ferreti que não tenho a certeza se ele já jogou alguma coisa na vida. Mas de todos eles o que mais me surpreendeu pela sua frieza e até mesmo delicadeza e um conhecimento elevado pela leitura do jogo foi o Ricardo Lucena. Carioca e com passagens em diversos clubes do Brasil, tive a oportunidade de conhecê-lo numa Taça Brasil em Fortaleza e vi que a serenidade dentro de uma quadra só acontece com o tempo. Ele chegou para mim e disse que havia se surpreendido com a minha postura no banco da minha equipe por ser tão jovem e com autocontrole surpreendente. Que ele no inicio da sua carreira e jovem como eu era expulso o tempo todo por causa do seu temperamento explosivo. Aquilo para mim foi o primeiro grande elogio vindo de um grande treinador. Fez duas finais memoráveis pela Liga de Futsal. Em 1999 dirigindo o Rio Miécimo (RJ) foi vice-campeão, perdendo o jogo para o Atlético Mineiro com o Mineirinho completamente lotado e no ano seguinte se sagrou campeão dirigindo o Vasco da Gama. Ricardo Lucena era carioca e faleceu em 03 de dezembro de 2007 vitima de um câncer no estomago.

Passamos agora para o técnico mais vitorioso do esporte brasileiro. Estou falando de Bernardo Rocha Rezende ou mais conhecido como Bernardinho, técnico de voleibol da seleção masculina do Brasil. Quem vê esse treinador hoje pela televisão dirigindo a sua equipe se surpreende. Voltamos há alguns anos atrás. Não muito longe, mas o comportamento dele era muito mais agressivo. Falava muitos palavrões. Pulava, reclamava de tudo e de todos. Parece que o tempo e as conquistas foram dando uma serenidade para ele. De vez em quando tem suas recaídas, mas que melhorou demais isso não tenho a menor dúvida. E olha que foi mais um que saiu das quadras para o banco.

Quero dizer com isso que o bom técnico precisa estar o tempo todo aprendendo e estudando e se auto-analisando. Hoje as coisas estão muito mais fáceis. A evolução dos treinamentos e a globalização em todos os setores ajudam muito para aqueles que realmente querem se tornar bons profissionais. O trabalho tem que existir sempre. Os treinamentos devem ser repetitivos, elaborados com antecedência e de uma maneira crescente. Esta aí que até hoje Telê Santana é lembrado por todos os seus comandados pelos treinamentos repetitivos que ele executava com suas equipes. Não basta olhar uma equipe realizar um determinado tipo de treinamento e simplesmente copiar. Existe uma base para que esse trabalho possa ser realizado e executando de maneira correta.

Na minha humilde opinião, tudo se copia, mas sempre se adaptando a sua realidade e dando o toque final de acordo com a característica e metodologia de trabalho de cada treinador.

1 comentário »

AJAX recebe cinco troféus na festa da AABB

0comentário

A Diretoria, Jogadores, Familiares e Amigos do AJAX participaram com muito entusiasmo da Festa do Esporte na AABB, na noite de sexta-feira, dia 09 de dezembro de 2012. A equipe arrebatou nada menos que 05 (cinco) troféus no Society: Campeão, Disciplina e Artilheiro da Categoria Principal Ouro; Campeão e Artilheiro da Categoria Máster Prata.
No primeiro semestre, a disputa foi da Copa César Bragança de Futsal e o AJAX conquistou outros cinco troféus: Vice-Campeão, Disciplina e Goleiro menos vazado da Categoria Principal Ouro; Campeão e Artilheiro da Categoria Máster Ouro.
Elenco do Principal: André Baker, Vinicius “Geléia”, Cleiton Trindade, Fernando Alves, Fredson Rebouças, Gilson Sousa, Herberth Bezerra, Ian Cassas, Ítalo Brown, Jean Felipe, Johny Amaral, Jorginho Cabral, Márcio Jupira, Zé Renato, Marcos Braid, Heron Filho, Marvyn, Rafael Barca, Sol e Mar, Sávio Seguins e Thiego Cassas. Comissão Técnica: Prof. Márcio Jupira, Heron Rodrigues, Dos Anjos e Heron Filho.
Elenco do Master: Alex Batalha, Alim Neto, Fred Dominici, Celso Franco, Eduardo Belo, Fabio Barros, Prof. Chicão, Gilson Sousa, Heron Rodrigues, Tom, Jorginho Cabral, Prof. Coqueiro, Herlon Martins, Zé Renato, Luis Carlos Saraiva, Prof. Márcio Jupira, Marlos Lamar, Mauro Santiago, Rejane Gláucio, Robert Matos e Sérgio Pinto. Técnico: Prof. Roberto Brito.
Diretoria: Alex Batalha, Heron Rodrigues, Marcio Jupira, Heron Filho, Alim Neto e Fred Dominici.

sem comentário »

Balsas perde e não classifica para as semifinais

1comentário

Brasília (DF) – A última vaga na semifinal da 38ª Taça Brasil Correios de Futsal Masculina Adulta – 2ª Divisão é do Cresspom (DF). Nesta sexta-feira (9/12), no ginásio do Cruzeiro, em Brasília (DF), o time brasiliense venceu o confronto direto pela classificação contra o Balsas (MA) por 4 a 2 e terminou como o segundo colocado do grupo A.
Com a vitória, o Cresspom chegou a seis pontos, deixando Balsas com quatro e o Abílio Nery (AM) com sete, garantindo a primeira colocação. Nas semifinais, o time brasiliense fará o clássico diante do Peixe/BRB/Mazza (DF), às 17h30, enquanto os amazonenses duelam contra o Constelação/Atual (RR), às 16 horas.

Para Pica-Pau, o Cresspom cresceu na hora certa para buscar a classificação. “O time encontrou o seu melhor jogo nos dois últimos jogos. Com determinação, garra e vontade conseguiu vencer os jogos e agora é se preparar para o clássico e buscar mais uma vitória”, analisou.

O jogo era decisivo. Com um empate, a vaga era do Balsas, enquanto o Cresspom precisa de uma vitória por qualquer placar. No início do jogo, o Cresspom tentou buscar mais o ataque, mas os maranhenses controlaram melhor a posse de bola e foram superiores. Aos 2min05, Moyses recebeu passe e, de primeira, acertou chute forte para abrir o placar para os nordestinos.

Depois de sofrer o gol, o Cresspom buscou a reação, mas sentiu dificuldades para vencer a defesa adversária. Porém, aumentando a pressão, o time brasiliense chegou ao empate. Aos 5min27, Pica-Pau recebeu passe e tocou com precisão para igualar o placar. Menos de um minuto, o time da casa atacou com rapidez e virou o marcador com Fábio, que marcou aos 6min08. No fim do período, aos 19min56, Cléber marcou e fechou o placar parcial em 3 a 1.
Na segunda etapa, o Cresspom voltou só para explorar os espaços na defesa do Balsas, que foi ao ataque em busca do empate salvador. O jogo ficou nervoso, pois as duas equipes lutavam muito em busca do objetivo.

De tanto pressionar, os maranhenses diminuíram aos 36min26, com Júnior Negão. Animados, os nordestinos insistiram, mas, a 20 segundos do fim, Cléber desviou cruzamento para as redes e fechou o placar.

fonte:CBFS

1 comentário »

Balsas cede o empate no último minuto

2comentários

E equipe do SEB deixou escapar a vitoria hoje à tarde contra o Abílio Nery (AM) depois de estar vencendo o jogo no final do primeiro tempo pelo placar de 4 X 2. Na etapa final e equipe amazonense consegui marcar dois gols e o Balsas nenhum. Com esse empate o nosso representante definirá a sua classificação amanha contra a equipe do Crespom (DF). O jogo será às 20h. Marcaram hoje para o SEB Maradona (2), Leandro e Junior Negão. Para o Abílio Nery marcaram Élson Bala (3) e Frank.

Acho que o SEB tem todas as condições de buscar essa classificação. Numa competição deste nível, a equipe não pode deixar um minuto sequer a concentração. A marcação tem que ser forte do começo ao fim do jogo e nunca deixar de acreditar no potencial de cada um dos membros da equipe. Acho que toda essa mistura a equipe maranhense que possui bons jogadores conseguirá buscar essa classificação para as semifinais.

2 comentários »

Balsas vence na estréia da Taça Brasil de futsal

0comentário

Cruzeiro (DF) – O Balsas (MA) começou com vitória a caminhada na 38ª Taça Brasil Correios de Futsal Masculina Adulta – 2ª Divisão. Nesta quarta-feira (7/12), no ginásio do Cruzeiro (DF), o time maranhense derrotou o Tiradentes (PI) por 3 a 1 e largou na frente do grupo A da competição.

Agora, o Balsas tem três pontos e volta a jogar nesta quinta-feira (8/12), às 17 horas, contra o Abílio Nery (AM). Já o Tiradentes continua sem pontuar e enfrenta o Cresspom (DF) nesta quinta, às 20 horas.

Técnico da equipe maranhense, Hallysson Dias mostrou contentamento com o resultado. “Foi um bom resultado por tudo que envolve uma estréia. Foi uma viagem longa, não treinamos na quadra de jogo, e isso atrapalha. Vencemos e isso é importante, mas acredito que o time ainda tem muito a crescer na competição”, analisou.

Insistência foi a palavra-chave da primeira etapa. Com mais posse de bola, o Balsas chegava ao ataque, mas não conseguia vencer a defesa do Tiradentes. Mesmo assim, o time maranhense não desistiu e, aos 14min25, Fernando recebeu passe e abriu o placar. Depois disso, o time piauiense ensaiou uma reação, mas não conseguiu oferecer perigo até o fim do período.

No segundo tempo, o Tiradentes mudou a postura para buscar o empate, mas não conseguiu ser efetivo nas chances criadas. O Balsas, por sua vez, foi preciso nos contra-ataques e aumentou a vantagem. Aos 28min20, Naldinho apareceu livre e chutou para anotar o segundo. Aos 30min48, Moyses recebeu passe e finalizou bem, marcando o terceiro.

Mesmo com três gols de desvantagem, o Tiradentes não desistiu do jogo. Aos 31min59, a insistência piauiense foi premiada quando Bigode finalizou bem e diminuiu o placar. Animada, a equipe continuou a pressionar, mas a reação não teve êxito.

Fonte: CBFS

sem comentário »

Balsas estréia quarta na Taça Brasil de futsal

2comentários

O bicampeão maranhense de futsal, Sociedade Esportiva Balsas, estará viajando hoje para Brasília onde stará representando o nosso Estado na XXXVIII Taça Brasil de futsal da segunda divisão.
A equipe viaja com seis reforços e buscara a classificação para a primeira divisão do ano que vem. Os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro e a equipe maranhense fará sua estréia dia 07 contra a equipe do Tiradentes (PI) às 15h30.

O Prof. Hllysson Dias esta confiante no objetivo da classificação para a primeira divisão, já que no ano passado sua equipe deixou escapar a classificação perdendo na semifinal. Este ano o grupo está consciente da responsabilidade de representar bem o nosso Estado. O SEB que está disputando o campeonato Estadual jogou duas partidas e venceu as duas. A primeira contra o K 10 de Balsas pelo placar de 2 X 1 e a segunda foi no último sábado quando goleou o MEC/Açailandia pelo placar de 10 X 2.

Grupos da Taça Brasil
Grupo A – Cresspom (DF), Abílio Nery (AM), SEB (MA), Tiradentes (PI)

Grupo B – Constelação (RR), SESP (AP), Pé de Ouro (AC), Peixe Mazza (DF)

As duas equipes de Brasília são consideradas favoritas ao titulo, mas o SEB pela sua força poderá muito bem surpreender e beliscar a classificação, já que somente duas equipes passam para a primeira divisão.

Plantel da Sociedade Esportiva Balsas
NOME DO ATLETA APELIDO
Alex de Souza – Maradona *
Andre Luiz Dias dos Santos – Bahia *
Antonio Carlos da Silva Junior – Junior
Arnaldo Costa Oliveira – Naldinho *
Carlos Magno Martins Miranda – Carlinhos
Carlos Vinicius Delfino de Melo – Geléia
Fernando Jose Costa Alves – Fernando
Ítalo Martins Pereira – Urso
Leandro Rocha Machado – Leandro
Marcondes Jean Oliveira – Pirulito *
Michael Clementino Costa – Michael *
Moyses Silva Santos – Moyses
Rilson Azevedo dos Santos – Rilson
Rogério Azevedo dos Santos – Rogério *
Thaygon da Silva Coelho – Thaygon
Tiburcio Lima do Nascimento – Tiburcio *
Rodrigo Rafael Luis – Rodrigo *

Os que estão em asteriscos são os atletas contratados como reforços para a Taça Brasil e para o Campeonato Estadual.

Comissão Técnica:
Técnico; Hallysson Dias Pereira
P. Físico: João Vitor Argenta
Atendente: Floriano Rodrigues dos Santos

corrigido a data de estréia às 14h30

2 comentários »

AJAX É DUPLAMENTE CAMPEÃO NA AABB

6comentários

A equipe do AJAX saiu duplamente vitoriosa do Campeonato Interno de Futebol Society 2011, que se encerrou no sábado, dia 3 de dezembro.

Pela Série Ouro da Categoria Principal, em uma final eletrizante, o AJAX teve pela frente a fortíssima equipe do América. O placar final foi 6 x 5 pro AJAX, comandado na final pelo técnico interino Heron Filho. O destaque do jogo foi o craque maranhense Sol e Mar, que chegou sábado mesmo do Ceará, onde joga Futsal, e fez dois decisivos gols, fundamentais para sua equipe ser campeã. Além do título, o AJAX levou o Troféu Disciplina e teve o artilheiro da competição: Rafael “Barca”, com 36 gols. O segundo artilheiro tbm foi do AJAX: Marcos Braid, 21 gols. O AJAX fez 108 gols, teve 13 vitórias (Oito de Maio-2 vezes; Ctrl-2 vezes, Santos-2 vezes; Apemo-2 vezes; América-2 vezes, Apal-2 vezes; Botafogo-1 vezes); 1 derrota (América) e 2 empates (Botafogo e Santos). Elenco: André Baker, Vinicius “Geléia”, Cleiton Trindade, Fernando Alves, Fredson Rebouças, Gilson Sousa, Herberth Bezerra, Ian Cassas, Ítalo Brown, Jean Felipe, Johny Amaral, Jorginho Cabral, Márcio Jupira, Zé Renato, Marcos Braid, Heron Filho, Marvyn, Rafael Barca, Sol e Mar, Sávio Seguins e Thiego Cassas. Técnico: Prof. Márcio Jupira.

Pela Série Prata da Categoria Máster, o AJAX venceu a equipe do MAC por 8 x 2, sagrando-se campeão de forma invicta. Conquistou, também, o troféu de artilheiro com o atleta Gilson Sousa, que fez 16 gols. A equipe teve o melhor ataque, 46 gols. Vale ressaltar que, no primeiro semestre, o AJAX também conquistou o título de campeão da Série Ouro do Campeonato Interno de Futsal da AABB. Elenco: Alex Batalha, Alim Neto, Fred Dominici, Celso Franco, Eduardo Belo, Fabio Barros, Prof. Chicão, Gilson Sousa, Heron Rodrigues, Joilton Silva, Jorginho Cabral, Prof. Coqueiro, Herlon Martins, Zé Renato, Luis Carlos Saraiva, Prof. Márcio Jupira, Marlos Lamar, Mauro Santiago, Rejane Gláucio, Robert Matos e Sérgio Pinto. Técnico: Prof. Roberto Brito.

De parabéns a Diretoria: Alex Batalha, Márcio Jupira, Heron Filho, Alim Neto, Heron Rodrigues e Fred Dominici.

(Fonte: Diretoria do AJAX)

6 comentários »

Para o bem do campeonato

2comentários

FEDERAÇÃO DE FUTSAL DO MARANHÃO
Fundada em 27 de fevereiro de 2009.
CNPJ/MF: 10.937.799/0001-09
Filiada a Confederação Brasileira de Futebol de Salão
Nota Oficial 03
São Luis, 30 de novembro de 2011.
Considerando que se realizou no ultimo dia 29 de novembro do corrente a partida do Campeonato Estadual entre Internacional X Maranhão A.C., no ginásio castelinho, onde a equipe do Internacional entrou em quadra com uniforme em desconformidade com a regra do jogo (falta de números nas camisas na parte da frente e nos calções de jogo). Fato esse devidamente relatado pela equipe de arbitragem na sumula de jogo.
Considerando que após o jogo o presidente da Fefusma por telefone entrou em contato com os representantes de clubes – Maranhão Atlético Club (Carlos Eduardo), K 10 Futsal (Alex), SE Balsas (Hallysson) e Estrelinha Bom de Bola (Dalmo Martins) sobre a situação e todos foram unanimes em NÃO ELIMINAR a equipe do Internacional da competição
O presidente da Fefusma, pelos poderes a ele constituídos pelo estatuto da federação, baseando-se na regra oficial do futsal e c nos regulamentos dos certames nacionais, decide:
a) Impugnar o resultado do Jogo Internacional x Maranhão Atlético.
b) Retirar os 3 (três) pontos conquistados pela equipe do Internacional na partida anulando todos os gols e apenações disciplinares ocorridas e declara vencedora da partida a equipe do Maranhão Atlético Club com o placar de 1×0.
c) A equipe do Internacional seguira disputando normalmente a competição, desde que apresente com seu material dentro das padronizações da regra do futsal.
Alim Rachid Maluf Neto
Presidente FEFUSMA

Opinião do Blog

A Fefusma agiu rápido e com muita sensatez. Mais sensatos foram os outros clubes que para o bem do futsal concordaram em não eliminar o internacional. Volto a dizer que um erro dessa natureza é inaceitável, mas para o bem do futsal e do campeonato maranhense, foi a atitude mais correta tomada por todos os participantes da competição.

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/gobel/wp-admin/
Twitter Facebook RSS