A estréia da equipe do Maranhão no campeonato brasileiro de basquete sub 17 feminino da primeira divisão que esta sendo realizado em Porto Alegre (RS) não foi das melhores. Jogando contra a equipe do Ceará, as maranhenses perderam pelo placar de 50 X 42. No segundo jogo ontem à noite contra as donas da casa perderam pelo placar de 84 X 30 acumulando assim a segunda derrota na competição. Hoje as meninas do Maranhão estão de folga. Amanha jogam contra a equipe do Distrito Federal e na última rodada da fase de classificação enfrentarão a forte equipe de São Paulo.
Um fato curioso provocou discussões entre os treinadores e professores de basquete que atuam na nossa cidade foi o critério adotado pela FMB na escolha do treinador desta seleção. Acostumados o tempo todo com o nome do Betinho como técnico em todas as seleções femininas convocadas, desde que o mesmo assumiu a vice direção da entidade a quase doze anos, desta vez a FMB escolheu o Sr. Antonio José Setubal dos Santos tendo o Betinho como seu auxiliar. O critério adotado ninguém sabe. O que se sabe é que o Antonio Setubal nunca trabalhou com a categoria feminina, não disputa nenhum campeonato estadual dirigindo qualquer equipe e muito menos não participa dos jogos escolares dirigindo nenhuma escola.
Outro fato que deixou o selecionado maranhense enfraquecido foi que a nossa melhor atleta da categoria ter sido convocada para disputar esta competição pelo selecionado paulista, já que atualmente a mesma mora, estuda e joga no Estado de São Paulo. Maria Claudia Fonseca Teixeira que pertence hoje ao Clube Divino/COC/Jundiaí, a principio jogaria pelo Maranhão, mas por imposição da Federação Paulista teve que jogar pelo Estado de São Paulo. Maria Claudia que é sobrinha da ex atleta Silvana Teixeira, faz parte da seleção brasileira sub 17 que recentemente conquistou a medalha de bronze no sul americano da categoria realizado na Colômbia no último mês de julho.
Os poucos professores como Jaques Botão, Simone e Alex Serra que trabalham o tempo todo com a categoria feminina não tiveram a oportunidade que o Antonio Setubal esta tendo de estar dirigindo um selecionado maranhense.