Este ano de 2011 faz exatamente vinte e cinco anos do primeiro titulo brasileiro do futsal maranhense. Pouca gente sabe ou mesmo se recorda. Foi na cidade de Vitória no Estado do Espírito Santo. Ali eram disputados os Jogos Escolares Brasileiros – Jebs e o Maranhão se sagrou campeão na modalidade de futsal.
Comandando o selecionado maranhense estava o Prof. Roberto Brito que tinha no seu plantel um verdadeiro celeiro de craques que depois se firmaram em todas as seleções convocadas no nosso Estado. Craques como Alan Neto, Marlos, Elson e Goiabeira. Esses meninos desequilibravam qualquer jogo. Completava o elenco os goleiros Nelson, Neto e Rogério. Tinha ainda Vica, George, Willian, Ridenilson e Duda. Um timaço que conquistou de forma brilhante o titulo brasileiro estudantil. Nessa época os Jogos Escolares eram disputados pela seleção estadual, diferentemente dos jogos atuais que são as Escolas que representam o Estado. Os melhores atletas de cada estado estavam presentes nesta competição.
A final desse Jebs foi contra o selecionado brasiliense e terminou com o placar de 5 X 3 para os meninos maranhenses. Um jogo cheio de emoção que terminou o primeiro tempo com o placar de 2 X 2. Com gols de Elson (2), George, Marlos e Ridenilson o Maranhão chegaria à vitória final e ao titulo brasileiro.
Não poderia deixar de prestar a minha homenagem a esses garotos, que muito deles tive o privilégio de dirigi-los nas equipes da Mirante, Girassol e selecionado maranhense, que hoje após vinte e cinco anos se tornaram homens, cada um seguindo o seu caminho e tendo a certeza que fizeram um bem danado ao futsal maranhense entrando para a sua história com esse titulo brasileiro. Todos hoje na faixa dos quarenta, mas que tenho a certeza que nunca se esqueceram dessa conquista. A lembrança de cada jogo, cada gol marcado, cada gol tomado e a conquista final. Parabéns a todos. Aos atletas e ao Prof. Roberto Brito pela contribuição ao engrandecimento do futsal maranhense.
SEDEL HOMENAGEIA OS CAMPEÕES
A Secretaria de Esporte e Lazer fará uma justa homenagem a esses “meninos” que levaram o nome do Maranhão ao primeiro lugar do pódio a vinte e cinco anos atrás. Todos estarão na abertura dos Jogos Escolares Maranhenses da categoria infanto no próximo dia 30 conduzindo a tocha olímpica. Que essa atitude sirva de motivação a todos os atletas que estarão representando as suas Escolas nos jogos escolares desse ano e que possam um dia também se tornar campeões brasileiros nas mais diversas modalidades em disputa.
Essa rapaziada jogava demais, Elson um dos melhores de todos tempos, time muito bom mesmo, justa homenagem aos caras…que me desculpem mas esses meninos de hoje sao mascarados demais, falta humildade pros atletas e eh geral, principalmente nas principais equipes atualmente Sampaio, Mac … Os caras se acham os goleiros pq ganharam umas duas ou três competições de 4 times, eu conheço particularmente alguém desses campeões e os mesmos dão uma aula de humildade, claro tirando o Marlos, mas valeu a lembrança e deixo o registro.
Prof. Jorge Gobel ou Zé Gobel,
Quando recebi a ligação do meu “irmão” Alim Maluf Neto me convidando pra homenagem que será prestada a todos os participantes daquela conquista, me emocionei pronfudamente, rapidamente passou um filme de 25 na minha mente.
Essa homenagem só poderia partir de pessoas absolutamente envolvidas e que vivem o esporte intensamente como Alim Neto e nosso querido amigo Joaquim Hailkel. Como você bem sabe moro há quase 6(seis) anos na cidade de Imperatriz, mas estarei chegando a São Luís no vôo da tarde do dia 30 pra participar dessa honrosa homenagem. Hoje com 42 anos tenho muito orgulho em ter participado de uma geração maravilhosa do futsal brasileiro, brasileiro sim, pois nos quase 13 anos que disputamos todas as competições locais e nacionais, pudemos jogar de igual pra igual com atletas de selação brasileira, os respeitando, mas tendo o respeito deles.
Além desses atletas campeões brasileiros gostaria de destacar outros que fizeram parte dessa geração brilhante do futsal maranhense, só comparavél a geração dos meus amigos Djalma, João Bala, Fifi etc….são eles: Márcio Jupira, Denilson, Mauricio, Fernando Leal, Newton Turola, João Pedro, Adonias, Lúcio(jogando hj no Quatar), Gilson(jogando até hoje), Marão, Tafarel, Alim Neto, Jorginho, PUF, Fábio…os cearenses Marquinhos, Braz, Esquerdinha, Elton, Gera, Bocão, Testinha, Lavoisier(ainda em ativida no sul), Djacir…enfim uma constelação de estrelas…. se esqueci alguém me perdoem.
Alan Neto