Já falei isso aqui uma vez. Estou no futsal desde os cinco anos quando comecei acompanhar o meu pai Samuca carregando a sua sacola quando ele ia apitar os jogos de futebol de salão em Brasília, onde morávamos. De carregador de sacola, passei a ser atleta e de atleta passei a ser técnico. Ainda não estou aposentado, mas não dirijo uma equipe desde 2008 quando o Moto Club conquistou o seu último título adulto. Com isso resolvi passar um pouco da minha experiência para essa nova safra de bons treinadores que estão surgindo no nosso futsal. Com todo o respeito e humildade passo alguns tópicos que acho importante para que alguém se torne um bom treinador. Seja de futsal onde tenho minhas experiências, mas como em qualquer outro esporte.
1. Ser respeitoso
Que o treinador e sua comissão técnica juntamente com todo o grupo de jogadores tenham respeito com todos não provocando danos ao bom relacionamento do grupo. Isso inclui também os adversários e principalmente os torcedores que compareceram ao local dos jogos.
2. Crer nos teus jogadores e nos teus sentimentos
Não criticar os jogadores excessivamente e na frente dos outros atletas. Sempre o treinador deverá saber tomar a decisão acertada acreditando na sua intuição e assumindo as suas responsabilidades nas decisões tomadas.
3. Mantém a tua distância
O bom treinador se junta mais não se mistura. Deverá sempre manter certa distância de intimidade com os seus comandados.
4. Apreciar as características particulares
Todo treinador deverá ter conhecimento do seu plantel. Saber das características individuais de cada atleta da sua equipe e procurar adequar ao seu esquema de jogo. Jamais deverá deixar de explorar a característica de determinado jogador em função do seu esquema tático de jogo. Pelo contrário deverá adaptar o seu esquema de jogo as características dos seus atletas.
5. Aprender com os erros próprios
É importante o treinador saber que errou e ter a humildade de aprender com seus próprios erros
6. Nunca mentir
O treinador nunca deverá mentir para seus atletas. Quando prometer algo, tem que cumprir. De outra forma, perderá toda a sua credibilidade
8. Evita ciúmes e invejas
É comum num grupo de atletas de uma equipe acontecer uma ponta de ciúmes por parte do elenco. Seja sempre parcial nas suas decisões mesmo você tendo suas preferências. Havendo inveja e ciúmes poderão causar sérios danos à estrutura da equipe.
9. Mostra firmeza
É de grande importância o treinador mostrar segurança e conhecimento nos seus ensinamentos. Os seus atos e expressões deverão sempre passar segurança ao seu grupo de atletas.
10. Controla o stress
Um bom treinador deverá sempre passar tranqüilidade. Talvez seja essa a mais difícil das tarefas. Mas se ele montar uma boa comissão técnica, com pessoas equilibradas com certeza terá tranqüilidade para desempenhar o seu trabalho
mais uma pro meu caderninho professor gostaria aqui de esternar meu agradecimentos pelos conselhos que venho recebendo do senhor e que continue assim afinal preciso aprender muito com o senhar ainda. abraço.