Por iniciativa da Fefusma, Federação Maranhense de futsal, que tem como seu presidente o ex atleta Alim Neto, foi realizada ontem à noite na sede da entidade, localizada nas dependências do Ginásio do Castelinho, uma reunião com todos os seus filiados. Estavam presentes representantes das equipes do Afasca, Dragão, Estrelinha Bom de Bola, Sampaio Correa, Santo Expedito, Sociedade Esportiva Balsas, Colégio Upaon-Açu, Moto Club e Associação do Sacavém. O Maranhão Atlético Clube justificou a sua ausência por motivos particulares do seu representante. O MEC Açailandia não mandou representante. A reunião foi para discutir os rumos do nosso futsal. Uma maior participação dos filiados junto com entidade. Uma aproximação maior. Um interesse dos clubes em saber das coisas do futsal.
A preocupação da Fefusma em realizar esta reunião é justamente para não deixar esfriar o bom momento que o futsal atravessa. Foi levantado que nesses dois anos dessa nova fase do futsal maranhense, o nosso Estado conseguiu dois títulos nacionais. Com o Moto Club no sub 17 e com o Maranhão na Liga Norte. E mais, não deixamos de participar de nenhuma competição nacional. O maior exemplo foi agora no sub 15 realizado na cidade de Balsas, competição esta que nunca havíamos participado. Foi dito na reunião que a nossa Federação foi a entidade que mais cresceu no ano de 2010 no ranking da CBFS, fato este revelado na última Assembléia realizada em Fortaleza. O presidente Alim Neto, falou até como num desabafo, que a Federação só existe porque os clubes existem e sem eles, sem a participação efetiva deles em todos os sentidos como participações nas competições, pagamentos das mensalidades não teria sentido todo o esforço realizado pela entidade de promover os campeonatos já pré-estabelecidos no calendário.
Foram muito boas e muito bem aceitas todas as ponderações feitas pelo Presidente. Os clubes falaram das dificuldades encontradas em busca de patrocínio, coisa já batida e rebatida no desporto maranhense. Mas se não houver um trabalho realizado, resultados alcançados e principalmente uma organização por parte dos clubes, empresa nenhuma terá o interesse de colocar a sua marca e patrocinar uma equipe que não tenha um mínimo de organização e credibilidade. Isso todos sabem. Ficou acertado para uma aproximação maior entre a Federação e seus filiados que serão realizadas reuniões para tratar de futsal em todas as últimas segundas feira de cada mês.
Outro assunto tratado na reunião foi a realização da Copa Alim Maluf. Este a competição ano será realizada com o patrocínio da Prefeitura de São José de Ribamar. Os entendimentos com o Prefeito Gil Cutrim já foram acertados e com certeza S. J. de Ribamar que já tiveram grandes equipes representando o município no futsal, virá forte para esta competição, que dará ao campeão o direito de disputar a Liga Norte. Já estão confirmadas as equipes do Moto Club, Mac, Afasca, Estrelinha Bom de Bola, São José de Ribamar e Sampaio Correa. O Dragão ficou de confirmar até o dia 28. Acredito que não ficará de fora. Caso o Dragão não participe a Associação do Sacavem preencherá a sétima vaga. Os jogos deverão acontecer ou no ginásio do Colégio Maristas ou no SESI. Até o final desta semana o martelo será batido.
Grande Gobel, eu como amante do salão maranhense, gostaria de saber ou quem sabe até entender, o porque do marista ou sesi, nada contra esses ginásios, até mesmo porque eu ja fui atleta do sesi na época do profº Celso e tanto um ginásio como o outro são excelentes, isso é o ginásio que te falo que é ou pelo menos era excelente do marista era o ginásio do centro, agora o marista é no araçagy e eu ainda não tive a oportunidade de conheçer, mas voltando ao assunto, você não acha que a FEFUSMA colocando uma competição dessa pra um desses dois ginásios, a competição que pelo menos no ano passado foi maravilhosa, vai perder seu brilho?
Ja não podemos contar nos dias atuais com o Costa Rodrigues, que pelo menos pra mim era o local excelente para essas competições, então não era nada mal a FEFUSMA manter a competição no castelinho, que claro e evidente é o melhor palco para o salão maranhense na atualidade, apesar que na questão localização é meio arriscado, porém uma boa parceria da federação com a polícia militar resolveria o caso. Só estou levantando essa questão Gobel, porque eu tenho certeza que a torcida vai se afastar se uma competição dessa for la pras bandas do araçagy.
um forte abraço…
Resposta:
Caro Leandro, você deve estar falando da Copa alim Maluf que deverá ser realizada nesses dois ginãsios. É muito simples. Hoje qualquer evento precisa de apoio e patrocinio. A Prefeitura de São Jose de Ribamar, na pessoa do seu Prefeito Gil Cutrim que é um desportista e ex atleta de futsal, em parceira com a Fefusma, resolveu patrocinar a Copa Alim Maluf inclusive com a participação do seu municipio na competição. Não acho que não seja viavel a realização desse envento nesses dois locais até porque para hoje voce se deslocar para o Castelinho só através de carro o que não muda em nada o deslocamento para o ginásio do Maristas que por sinal é muito bom e para o Ginásio do SESI que fica bem do lado.
Um abraço,
Gobel