O prazer de estar convocado

10comentários

Vi a seleção brasileira sub 20 representar muito bem o nosso país no último Sul Americano de futebol. Os garotos apesar de alguns já com alguma experiência mostraram competência e prazer de estarem defendendo as cores do nosso país. É o sonho de todo atleta um dia poder representar o seu estado e depois o seu país seja na modalidade que for. A convocação para uma seleção é sempre motivo de alegria para o atleta.

Na semana passada os professores de basquete, vôlei e futsal do Reino Infantil fizeram a convocação da seleção da escola, nas mais diversas categorias, para iniciar os treinamentos visando às competições deste ano. Vi a alegria de meninos e meninas que pela primeira vez estão tendo a chance de poderem fazer parte de uma seleção. A convocação para uma seleção. Seja ela qual for, mesmo que a do colégio é muito importante para quem está sendo convocado. Um sonho realizado.

Fiquei muito triste e surpreso em saber extra oficialmente que alguns atletas da seleção sub 17 de futsal recentemente convocados, estão tendo dificuldades para serem liberados pelos seus clubes de origem para representar o nosso Estado no campeonato brasileiro de seleções que será disputado no final do mês de março. Acho isso um verdadeiro absurdo, um garoto desta faixa de idade ser tolhido de participar de uma competição importante para o futsal do seu estado e perder a oportunidade de aparecer para o cenário nacional. As pessoas que pensam que os atletas que fazem parte de sua equipe lhes pertencem, estão totalmente errados. Os referidos atletas estão nos clubes e não são dos clubes. Por isso uma convocação não pode deixar de ser importante ou simplesmente ignorá-la.

Lembro-me do ano de 1996. A A. D. Girassol buscava o tetra campeonato estadual. Começo de temporada e na época eu era o treinador da equipe. Tinha conquistado o tri e buscava o tetra. Dei uma renovada no plantel e dispensei alguns jogadores. Esses mesmos foram para o Maranhão Atlético Clube. O Girassol tinha que dar o liberatório dos atletas para poder fazer a transferência. Para dificultar a ida dos garotos para o time adversário eu sugeri ao Presidente da A.D. Girassol que esperassem o prazo de 90 dias para terem condições de jogo. Cumprindo o prazo e algumas outras exigências os atletas foram transferidos e jogaram o campeonato pelo Mac. Para resumir a história, o meu time muito superior ao time do Mac perdeu o campeonato justamente para os garotos que eu não quis liberar. Aprendi a lição e depois disso nunca mais dificultei a saída de atleta nenhum. O ir e vir são livres. Isso eu aprendi. No ano seguinte a A. D. Girassol conquistava o tetracampeonato sem surpresas.

Que a lição que tive sirva de exemplo para os de agora.

10 comentários para "O prazer de estar convocado"


  1. Torcedor

    caro amigo gobel no seu ponto de vista vc acha que a fefusma acertou na escolha do professor da seleção sub17 ? Outra pergunta não seria mais fácil ter esolhido o professor Washigton? devido excelente trabalho , pela maioria dos atletas da seleção é do santo expedito concerteza e faclitar até nos treinamentos do dia-a-dia devido ao entrosamento de prof/atleta, com isso podendo ter uma seleção mais forte e competitiva de altissimo nivel técnico tatico para representar bem o nosso futsal.

    Resposta:

    Não podemos esquecer que o Prof. Ezequias conquistou um titulo brasileiro no ano passado na categoria sub-17. Não podemos esquecer tambem que o Prof. Washigton teve várias conquistas no sub-15. São dois técnicos com um futuro promissor. Os dois merecem uma oportunidade. A Fefusma está dando agora a oportunidade do Prof. Ezequias no sub-17. Este ano teremos outras competições e em outras categorias. Tenho certeza que a vez do Prof. Washigton chegará.

  2. francisco castelo branco (prof: chicão)

    olha fico muito triste com toda essa polemica em torno do nosso futsal, é uma pena que esses garotos não vão jogar essa competição, nao sei porque e tambem nao me interessa mais temos que pensar no crescimento da modalidade, todos nos queremos chegar a seleção mais infelizmente é um por vez ou quando se forma uma comissão com dois técnicos, coisa que não sou muito a favor, so tenho uma coisas a falar apesar adas divergencias com o professor ezequias axo que devemos deixar de lado toda e qualquer tipo de problema e procurar ajudar o esporte que nos da nossa sobrevivencia pois todos nos vivemos disso ou to errado?
    fica aqui meu apelo pra que possam se resolvidos esses problemas e nossa seleção possa ser bem representada mais uma vez.
    estamos aqui a disposição pr ajuadar no que for precisso assim como montamos uma seleção sub-20 sem competição axo que temos talentos para formar uma sub-17 se os professores se juntarem e madarem algumas sugestões de atletas pois fiz assim com a sub 20. mais foi eu, se o professor ezequias quizer tenho certeza que não faltara apoio.
    abraço

  3. REPRESENTANTE ( SANTO EXPEDITO )

    NOTA – VENHO ATRAVES DESSE INFORMATIVO COMUNICAR A TODOS OS TECNICOS E CLUBES ASSOCIADOS A FEFUSMA QUE EM MOMENTO ALGUM O COLEGIO SANTO EXPEDITO JUNTO A COMISSAO TECNICA PROIBE E/OU PROIBIU SEUS ATLETAS A PARTICIPAREM DE COMPETICOES ESTADUAIS E NACIONAIS QUE VENHAM REPRESENTAR O NOSSO ESTADO. SENDO ASSIM, COMUNICAMOS A TODOS QUE PARTICIPAM DOS MOVIMENTOS ESPORTISTAS DO NOSSO ESTADO QUE EM 2010, FOI LIBERADO TODOS OS ATLETAS DA ESCOLA PARA REPRESENTAR O MOTO CLUBE NA CATEGORIA SUB 17 NA TACA BRASIL DE CLUBES ONDE FORAM OBTIDOS EXITOS. LAMENTO MUITO PELO QUE ESTA ACONTECENDO POIS, A DIRECAO DO COLEGIO SANTO EXPEDITO ESTA DISPOSTO A AJUDAR NO QUE FOR POSSIVEL PARA O CRESCIMENTO DO ESPORTE EM NOSSO ESTADO.

    GERMANO VIANA DE OLIVEIRA JR

    PRESIDENTE

  4. LEANDRO(DOM QUIXOTE)

    BOA TARDE A TODOS,EU PROF.LEANDRO LEVANTEI A QUESTÃO DA SELEÇÃO FOI APENAS PARA SABER QUAL O CRITERIO QUE FOI USADO PARA A CONVOCAÇÃO DOS ALUNOS/ATLETAS,POIS EM OUTROS TEMPO ERA FEITO APÓS ALGUMA COMPETIÇÃO MAIS,ESTOU AQUI RETIRANDO TODAS AS MINHAS PALAVRAS USADAS NOS E-MAIL PASSADOS,ABRAÇOS A TODOS FICAM COM DEUS.

  5. Torcedor!

    Boa tarde!

    Não concordo com os professores impedirem seus alunos (com ameaças de perda de bolsas escolares e outras) de atenderem uma convocação de seu estado, todos devem ter liberdade de aceitar ou não, porém, acaba sendo uma excelente lição para o srº ezequias, pois, por diversas vezes ele mesmo se achou dono de seus atletas proibindo-os de aceitarem a convocação de outros técnicos. Espero que os professores que hoje estão dando essa lição nesse senhor, lembrem-se tambem, que estão diretamente castigando de modo impiedoso seus alunos/atletas. Mostrem que vcs professores são superiores como pessoa e como profissionais, liberem seus alunos/atletas para que eles tenham o direito de escolher, mostrem a esse srº, como profissionais corretos e de verdade procedem nesta situação.

  6. Carlos Eduardo Dias Almeida

    Caro Gobel,

    Primeiramente, quero novamente lhe agradecer pelo apoio e cobertura que vc vem dando a equipe de futsal do Maranhão Atlético Clube, nesta praparação para as disputas da IV Superliga de Futsal, fato este inédito e de muita importância para o futsal maranhense. Obrigado!

    Antes de adentrar no assunto em tela, quero mais uma vez esclarecer alguns fatos: Concordo, aceito e entendo que as críticas construtivas, aqui admito somente aquelas relacionadas ao futsal, são de grande valia ao crescimento pessoal, profissional e, quiça, espiritual, do ser humano. Ocorre que, existe uma pequena, pequena mesmo, minoria que torce contra e externam críticas pessoais ao MAC/Futsal, apesar de ter absoluta certeza que 99,99% da população salonista do Maranhão está torcendo pelo sucesso MAC, assim como torci para Seleção Sub 20, o Moto(sub 17) do meu amigo Dadá, Balsas(Taça Brasil) e Santo Expedito(sub 15 e O. Escolares), pois como já disse anteriormente, o sucesso do MAC será o sucesso de todos nós, entretanto, não aceito de forma alguma críticas pessoais, estas movidas por puro dispeito, recalque. A estes críticos, principalmente os covardes e ocultos, mando o seguinte recado: Direcione estas críticas a minha pessoa, pois tenho maturidade e experiência suficiente para digeri-las, mais não ataquem, em hipótese alguma, meus atletas e comissão técnica, eles não merecem e estão super empenhados para fazer o melhor pelo nosso Estado. Para essses críticos, GRAÇA e PAZ.

    Com relação ao assunto em questão, fico deveras entristecido com o ocorrido, se é que ocorreu, pois é nas categorias de base que devemos cortar o mal pela raiz, acabar com as mesquinharias, para que no futuro não ocorra problemas existente no adulto, onde o atleta dormi numa equipe e acorda em outra, como sofri ano passado, qdo tive que montar 03(três) equipes no decorrer de 2010. O absurdo fala por si só!

    Precisamos direcionar nosso foco no futsal maranhense, no seu crescimento, pois com toda evolução da FEFUSMA (aqui vai meu parabéns pelo troféu mirante), ainda estamos anos luz dos grandes centros, apesar de termos um excelente mão de obra. Precisamos mudar nossos posicionamentos, nossas mentalidades e, como já disse aqui, nós dirigentes devemos ser adversários somente em quadra, tendo fora dela posicionamentos semelhantes. Precisamos acabar com o capitalismo desenfreado, nosso futsal AINDA é pobre, precisamos ser mais unidos!

    Por fim Gobel, também aprendi com as derrotas que sofri para vc, ha ha ha!

    Um abraço,

    Carlos Eduardo – Nhonho
    Diretor de Futsal do MAC

  7. Torcedor

    Gobel, ano passado o Moto foi campeáo da Taca Brasil com o time do Santo Expedito quase todo, nao falando que o Prof.Ezequias nao tem meritos bom treinador, mas se fosse ele falava que o momento nao era dele e sim do treinador que ganhou todos os titulos estaduais e nacioanais e vem desenvolvendo um trabalho muito bom nas categorias sub 15 e sub 17, aonde a nova Federacao esta sendo reconhecida no nosso estado e em outros, náo falando que citaram em alguns comentarios acima que teve um ano que o Prof. Ezequias vetou todos os seus jogadores, mas acho que o colegio santo expedito nao vai fazer esse papel feio, como esta no comentario acima que afirma que todos os seus jogadores estao liberados.

  8. Fabricio Costa Abreu

    ow galera….. só para esclarecer de uma vez essa historia toda que eu como atleta do colegio santo expedito em nenhum momento fui impedido de participar da seleção…
    por favor naum entendam errado pois muito o que está sendo falado não é verdade.
    obrigadoo!!!
    boa noitee!!! 😀

  9. FUTSAL(2011)

    bom dia mestre O SENHOR NÃO ACHA QUE TA NA HORA DE ACABAR COM ESTA FRESCURA ,NINGUEM E DONO DE ATLETA NENHUM E SIM SEU PAIS,MAIS O PROF.EZEQUIAS TA SENTIDO NA PELE POIS ELE FOI QUE CRIOU ISTO POIS EM OUTROS ANOS QUANDO ELE NÃO FAZIA PARTE DA COMISSÃO DA SELEÇÃO NÃO LIBERAVA SEU ATLETAS PRINCIPALMENTE QUANDO O TREINADOR ERA SEU PAI DO FUTSAL O PROF.FABIO DUTRA ,PAI NÃO DESCULPA SEU COMPANHEIRO,VAMOS ACABAR COM ESTA FRESCURA POIS SO QUE PERDE E OS ATLETAS E NOSSO FUTSAL,OUTRA COISA TA NA HORA DA FEFUSMA COMEÇAR NE SO APOS CARNAVAL PO E BRICANDEIRA A “LIFAS” LA NA COHAB LANÇOU O SEU CALEDARIO PRIMEIRO QUE A FEFUSMA E JA TA INDO PARA 3º COMPETIÇÃO E A FEFUSMA DA FECHADA PQQQQQQQQQ EM ,ABRAÇO AMESTRE E MANDE UM ABRAÇO PARA O COMPENTE PROF.RODRIGO AI DO REINO INFANTIL.

    *MAIS UMA COISA PQ Q FESFUMA NÃO FAZ AS SUAS SELEÇÕES PERMANENTE E CADA SELEÇÃO COM SUA COMISSÃO AI NÃO VAI TER ESTA FRESCURA DE BRIGA PARA QUEM QUER SER TREINADOR ,OUTRA COISA TA NA HORA DA FEFUSMA PAGAR UM SALARIO BOM PARA OS PROFISSIONAIS DA COMISSÃO DA SELEÇÃO POIS DE GRAÇA NÃO DDDDAAAAAAAA NE .APROVEITAR POIS O PRESIDENTE DA FEFUSMA E TAMBEM SECRETARIO DA SEDEL AI PODE V ESTE SALARIO PARA OS PROFISSIONAIS E UMA AJUDA DE CUSTO PARA NOSSOS ATLETA NÃO E JUSTO EM ? ESPERO SUA RESPOSTA MESTRE GOBEL.

  10. leopoldovaz

    Tenho acompanhado a polemica de liberação de atletas de clubes e a de colegios. Atletas de escolas – alunos/atletas – que ‘vestem’ a camisa de um “clube esportivo” estão prestando um deserviço ao esporte.
    Lám pelo final de 1979, inicio dos anos 80, apenas o futebol acontecia no Maranhão, com uns poucos times, a sua maioria da capital.
    O movimento esportivo havia acabado, com a geração dos ‘Rs” (anos 40); a ‘geração de 53″ (anos 50); a ‘geração pioneira’ – primeira decade dos anos 1900, indo até o final da década de 30.
    Nos anos 1900/1910, ciclismo, boxe, a febre do halterofilismo (esporte do muque), o futebol, o atletismo, o tenis, jiu-jitsu, basquete, esgrima, vela, canoagem… todos esses esportes iniciando, durante uns poucos anos – febre – e desaparecendo, para ressugir logo adiante. Desde essa epoca, iniciativas principalmente de estudantes – escolares – e a formação das primeiras equipes -não organizadas em forma de clubes esportivods, mas de alguma modalidade. Apenas a elite se reunia em clubes sociais, em que se praticava algum esporte, ou vários… Gentil Silva ‘funda’ a ‘Liga dos Pés Descalços”, com equipes de bairros e/ou ruas, organizdos para a prática do futebol. A partir dos anos 20 – a ‘liga’ é de 1915/1917 – e o intercambio com outros estados – principalmente Piaui e Pará – e a passagem de algumas equipes do eixo Rio-São Paulo que iam a Fortaleza e dali ao pará, e paravam para abastecer em São Luis – ia-se de navio! – se organizava algum jogo por aqui… isso vai até os anos 40, ano de ouro do futebol maranhense.
    Ainda na decada de 30, vimos algumas iniciativas de prática do Volei e basquete, especialmente por parte dos alunos do Liceu. O Futebol se organiza, com os já njossos tradicionais clubes – times, na realidade… – atuando, junto com as equipes escolares – Liceu, São Luis, Maristas…
    Os anos 40, vêem aparecer uma grupo de jovens que vêem revolucionar o es´porte e formar a segunda geração. Essa geração, a dos “R” contavam com Rubem, Rosa, Ronald, Rinaldi, Raul, e que viriam a ser os primeiros professores de educação fisica – Rubem e Rinaldi, Rosa – formadores daquela geração de 53 – Claudio, os Fecury, os Lima, os Itapary, Alim; os jovens estudantes, especialmente os do Liceu, vêem surgir o Futebol de Salão – depois Futsal de hoje – em inumeras equipes sendo formadas, especialmente dentro dos colégios, nas disputas dos jogos promovidos pela Mary Santos e Carlos Vasconcelos, Luis Rego (este, desde a década de 30 já envolvido com a organização do esporte escolar; jogara futebol na juventude, naquela Liga dos Pes Descalços…).
    O Futsal maranhense nasceu nas escolas e sobreviveu dos alunos-atletas, até o seu auge no final dos anos 50 e anos 60!!! depois, morreu, ressurgindo a partir deo final dos anos 70, no movimento que se inicou a partir de 1970/71, tendo a frente aqueles jovens da geração de atletas dos anos 50 – a geração de 53… Claudio Alemão é o principal ator.. ou ´personagem’.
    No inicio dos anos 80, quando estavamos na SEDEL|, em sua fase de implantação, fizemos a ‘ligação’ escola-clube; nós técnicos de várias modalidades, para podermos fundar as federações especializadas, contavamos com a generosidade dos dirigentes de alguns clubes, e nas escolas em que trabalhavamos, passamos a ‘emprestar’ os atletas, que passam a vestir as camisas dos clubes, para que se tivessde os campeonatos;.
    Raras vezes, a exceção dos anos 30/40, os nossos clubes tradicionais – MAC, MOTO, SAMPAIO, TUPAN – tiveram equipes formadas dentro dos clubes.Sempre se valeram das equipes formadas dentro das escolas. Essa tradição fez com que não houve desenvolvimento do esporte clubistico, do esporte federado, e o esporte maranhense vive esses altos e baixos, em permanente crise, pois depende da boa vontade dos professores de educação fisica e dos tecnicos esportivos das esoclas.
    Muuito comodo para os ‘clubes esportivos’, pois não precisam investir na manutenção das equipes; no pagamento dos tecnicos; no pagamento de uma comissão tecnica; uniformes, quadras (locais para treinamento)…
    Naquela época, fazia sentido. Hoje, não mais.
    O resultado., é esee que vemos…
    Falta profissionalização!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS