Chegou a hora da virada

0comentário

Acho que desta vez chegou a hora. Com os dois jogos ocorridos nesta semana entre Iape e Atletico mineiro e Sampaio e Sport Recife, a torcida maranhense mostrou que quando tem bons espetáculos tem público. À hora da virada é essa. Aproveitar o entusiasmo do torcedor e fazer um grande campeonato maranhense. Chegou a hora de a Federação mostrar a sua cara. Chegou a hora dos clubes investirem um pouco mais em atletas de boa qualidade. Chegou a hora dos dirigentes se unirem e procurar alternativas de buscar recursos e tornar o nosso futebol rentável. A torcida já provou que gosta de ir ao estádio. Gosta de torcer pelo seu clube. Por isso todos precisam se conscientizar que a hora da virada é essa. Por isso vou levantar uma campanha.

Acorda futebol maranhense

sem comentário »

Maranhão deixa Superliga com vitória sobre o Cresspom

0comentário

Betim (MG) – O Maranhão (MA) se despediu com vitória da 6ª Superliga Correios de Futsal. A equipe superou o Cresspom (DF), por 4 a 3, na tarde desta sexta-feira (25/2), no confronto que marcou a abertura da última rodada da fase de classificação do campeonato, que está sendo realizado no ginásio Divino Braga, em Betim (MG).

Apesar de não estar valendo vaga na semifinal, o jogo foi emocionante. O primeiro gol demorou a sair. Pica-Pau marcou aos 15min33, deixando o atual campeão da Liga Centro-Oeste em vantagem. Nos segundos finais da etapa inicial, aos 19min57, João Jairo ampliou para o Cresspom, fechando a contagem da primeira metade do confronto em 2 a 0.

No inicio da etapa complementar, aos 20min21, Tiziu escorou uma cobrança de falta na segunda trave e descontou para os nordestinos. O empate veio dos pés do ala Sol, aos 30min07. O gol fez com que a partida ficasse aberta, com as duas equipes buscando o ataque.

O time do Distrito Federal voltou ao comando do marcador aos 35min02, quando Fábio recebeu na área e deslocou o goleiro Thaygon. O gol forçou o técnico do Maranhão, Ricardo Galvão a pedir tempo. O combinado na parada surtiu efeito, tanto que logo na saída da bola, Samuca voltou a igualar o placar, aos 35min12.

A virada maranhense veio dos pés de Gilson, aos 36min52, após um rápido contragolpe. “Mostramos um bom trabalho, apesar de treinarmos apenas um período, tivemos uma boa participação e nos despedimos com vitória”, destacou o autor do tento que deu o triunfo para o MAC.

João Jairo, do Cresspom, lamentou o revés sofrido de virada. “Não estávamos desmotivados, apesar das duas derrotas anteriores, mas achamos que com uma frente de dois gols estávamos tranqüilos e erramos muito. Os erros estão ocorrendo de forma sucessiva e temos quemudar isso”.

Rafael Xavier
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão

sem comentário »

Mac perde a segunda na Super Liga

1comentário

Jogando a sua segunda partida agora a pouco contra a forte equipe do Carlos Barbosa, o Maranhão Atlético Clube perdeu a pelo placar de 3 X 0 pela Super Liga de Futsal que esta sendo realizada na cidade de Betim no estado de Minas Gerais.
A partida começou equilibrada e a equipe maranhense entrou ligada diferentemente do que ocorreu no jogo de ontem contra o V&Minas. Pressionado o Carlos Barbosa jogava dura, mas na bola. Só que aos 6.50 Jonathan da equipe gaúcha fez uma falta violenta e recebeu primeiro cartão amarelo do jogo. Ricardinho, técnico do Mac ia mexendo na sua equipe buscando o primeiro gol. Mas foi o Carlos Barbosa que aos 8.50 abriu o marcador através de Sinoê que havia acabado de entrar no jogo. A partida continuava equilibrada com chances para ambos os lados. Aos 15.44 o fixo Marcenio da equipe gaúcha aumentou o placar para 2 X 0. E assim terminou o primeiro tempo
Com o início da segunda etapa o panorama do jogo não mudou. Chances para as duas equipes. O Mac procurando diminuir o placar para poder entrar novamente no jogo e o Carlos Barbosa jogando no erro do adversário. Numa bobeira da equipe maranhense Sinoê novamente marcou aos 28.28 fazendo o seu segundo gol no jogo e o terceiro da sua equipe. Até o final do jogo o Maranhão tentou, mas não conseguiu fazer o seu gol de honra.
Amanha o Mac enfrenta a equipe do Crespon do Distrito Federal fazendo a sua despedida do torneio às 16h.

O Mac jogou com Thaygon, Alex, Junior Negão, Gilson e Sol. Entraram ainda Thomas, Pimenta, Tziu, Claudio, Samuel e Fredson.

O Carlos Barbosa jogou com Renan, Marcenio, Carlinhos, Flávio e Jonathan. Entraram ainda Rodrigo, Daniel, Thiaguinho, Sinoê, Poletto, Kevin e o goleiro Lavoiseir.

Em falar no goleiro Lavoisier, tive a oportunidade de ser treinador deste excelente atleta tanto dentro de quadra como fora dela. Lavor jogou conosco aqui em 1995 quando foi convidado por mim para fazer parte da seleção maranhense que disputou o campeonato brasileiro. Grande atleta e grande pessoa humana. Logo depois ele se transferiu para o futsal gaucho e nunca mais voltou para jogar em sua terra natal que é Fortaleza, capital do estado do Ceará.

1 comentário »

Maranhão estréia com derrota em Betim

0comentário

A equipe do Maranhão Atlético Clube iniciou sua campanha na Super Liga de futsal que esta sendo realizada em Betim cidade do estado de Mina Gerais, perdendo para a forte equipe do V&Minas pelo placar de 6 x 2

O jogo começou na fora que todos esperavam. O time mineiro partindo para cima da equipe maranhense tentando surpreender e querendo marcar logo nos primeiro minutos. E o objetivo foi alcançado. Através de Dieguinho o V&Minas abriu o placar logo aos 1.30 e aumentou aos 2.48. Em menos de cinco minutos o Mac já perdia por 2 X 0. Imaginava-se uma goleada, mas o jogo a partir daí ficou equilibrado. Os meninos do Maranhão se encontraram em quadra e a partida ficou equilibrada até o final do primeiro período com chances de gol para ambos os lados.

Na volta para o segundo tempo quando se esperava uma reação do Mac foi o Minas que ampliou o placar através de Pabrio aos 24.18. Com 3 X 0 no placar o desanimo tomou conta dos maqueanos e o jogo foi se arrastando. Aos 27.13 o V&Minas tem um atleta expulso pelo segundo amarelo. Logo em seguida aos 27.57 o pivô maranhense Claudio faz o primeiro gol maranhense. Quando esse gol poderia ser uma injeção de animo, o Minas através de Marcos amplia para 4 X 1 aos 28.16 e Dieguinho marca o seu terceiro gol na partida e o quinto do Minas. Com 5 X 1 no placar o jogo voltou a ficar morno. O Minas administrando o placar e o Mac tentando diminuir. E Foi Thomas aos 32.28 que fez o segundo gol do nosso representante. Após o gol maranhense o técnico Perdigão da equipe do Minas solicitou o seu pedido de tempo. Parece até que foi para armar alguma jogada de gol, pois logo após esse pedido de tempo a equipe mineira fechou o placar em 6 X 2 aos 38.41 através de Nando.

O técnico Ricardinho da equipe do Maranhão entrou em quadra com o goleiro Thaygon, Gilson, Thomas, Sol e Alex. Entraram ainda Junior Negão, Fredson, Pimenta, Samuel, Claudio e Tziu. Já o técnico Perdigão do V&Minas utilizou para iniciar a partida o goleiro Bianchini, Nando, Alexandre, Pábrio e Dieguinho. Entraram depois Helinho, Fernandinho, Marcos, Naldinho, Alisson e Rangel.

Na primeira partida do grupo do Maranhão, o Carlos Barbosa adversário dos maqueanos amanha, venceu a equipe do Crespon representante do Distrito Federal pelo placar de 4 X 0.

sem comentário »

Mudança na apresentação do sub 17

0comentário

A Fefusma resolveu antecipar para amanha às 17hs na sede da Federação, localizada na Arena Domingos Leal na Lagoa Ana Jansen, a apresentação da seleção maranhense da categoria sub 17 que estava programada para o dia 25. Acho que agiu certo, pois quanto mais cedo à garotada se apresentar mais cedo começa os treinamentos visando uma boa participação no campeonato. Acho até que já deveriam ter começado os trabalhos. Apesar de que o Maranhão estar na segunda divisão da competição, os Estados que estarão participando tem tradição no futsal e não será nada fácil a disputa pelas duas vagas que darão o direito de subir para a primeira. No grupo do Maranhão estão os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Acre. Já no outro grupo estarão disputando duas vagas para a semifinal os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal e Alagoas, os donos da casa. Uma verdadeira pedreira e que se não trabalhar as dificuldades encontradas serão maiores.

Os nossos atletas convocados são de boa qualidade. Mas não adianta ter um bom plantel se não tiver tempo suficiente para os treinamentos. O Prof. Ezequias como toda a sua comissão técnica terão que ter um bom período de treinos para poder implantar o seu sistema de jogo e isso ele só vai conseguir se não perder tempo. Quanto mais cedo começar mais condições ele terá de colocar em prática toda a sua idéia de marcação, saída de bola e jogadas ensaiadas nas bolas paradas que é requisitos fundamentais, além de uma boa preparação física, para uma equipe realizar um bom campeonato. E não esquecendo o trabalho que ele terá de fechar o grupo, outro fator importante para o sucesso de qualquer equipe. Não há mais tempo a perder. Estamos a menos de quarenta dias para o inicio da competição e o tempo está passando cada vez mais rápido.

sem comentário »

Mac é o Maranhão hoje no futsal

0comentário

Será hoje às 19h a estréia do Maranhão Atlético Clube na Super Liga de futsal que está sendo realizada em Betim cidade mineira que faz parte da grande Belo Horizonte. O Mac conquistou o direito de disputar esta competição ao vencer em duas etapas a Liga Norte realizada no ano passado em São Luis na primeira fase e em Manaus na fase final. A estréia será contra a fortíssima equipe do V&Minas.

O Maranhão se preparou durante 45 dias para esta competição e reforçou o seu plantel para poder representar bem o nosso Estado. Repatriou Thomas e Alex, atletas que atuam em equipes do Paraná e transferiu em definitivo Solemar que estava atuando na equipe do Fortaleza no Ceará, além de contar com os bons atletas que jogaram a Liga Norte e o campeonato estadual. A base é muito boa e apesar da Super Liga reunir grandes equipes o Mac poderá surpreender e fazer bonito na competição.

Desejo a todos os atletas e comissão técnica uma boa sorte e estaremos torcendo aqui para que o Mac faça bonito e represente bem o nosso Estado. Estaremos acompanhando toda a campanha do nosso representante.

sem comentário »

Novidades nas regras de futsal para 2011

0comentário

A temporada de 2011 ainda nem começou, mas o futsal brasileiro já tem novidades importantes. A partir do dia 1° de janeiro, passaram a vigorar as novas regras da modalidade e, por isso, árbitros, jogadores e os membros da comissão técnica terão que ficar atentos às mudanças, aprovadas em setembro de 2010 pela comissão de arbitragem para futsal da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Dentre as novidades, duas chamam mais a atenção. A primeira é a que envolve a participação dos goleiros na partida e a segunda trata de lances que ocorrem após o apito final do cronômetro. Outras mudanças também serão aplicadas, como a possibilidade de cobrar o tiro lateral sem a bola em cima da linha e a delimitação da área reservada aos técnicos.

Para o diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Paraguassu Fisch de Figueiredo, as novas regras fazem parte da intenção da FIFA de difundir a prática do futsal pelo mundo. “Nossos jogos são vistos em todo o mundo e, por isso, temos que nos adaptar a essas regras, pois o futsal brasileiro é referência na modalidade”, afirmou. Segundo ele, as mudanças no Brasil só passaram a valer a partir do dia 1 de janeiro, pois, não há como alterar as regras durante a temporada. “A FIFA decidiu pela alteração no fim de setembro, mas nossas competições já estavam em andamento. Por isso, nas competições nacionais elas só começam a valer a partir de 2011”, explicou.

Porém, todas as competições internacionais da modalidade disputadas a partir de setembro de 2010 já foram realizadas de acordo com as novas regras. Dentre elas, podem ser destacadas o 6° Grand Prix de Futsal, o Campeonato Sul-Americano sub-20, o I Torneio Mundial de Futsal Feminino e todos os amistosos da Seleção Brasileira.

Mudanças:

O goleiro é a posição mais afetada pelas novas regras, segundo Paraguassu. A principal mudança é que, a partir de agora, quando o arqueiro efetuar o arremesso de meta, ele não mais poderá receber a bola em qualquer parte da quadra sem ela tocar no adversário. “Caso ele receba a bola sem ela pegar em algum jogador do outro time, será dado tiro livre indireto”, explicou o diretor de arbitragem.

Além disso, com a bola em jogo, o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, o que irá alterar a utilização do goleiro-linha. Segundo Paraguassu, a mudança quer evitar que os times usem a estratégia para, na expressão do futsal, “cozinhar o jogo”. “Não terá mais aquilo de ficar tocando a bola e fazendo o tempo correr. Por isso mudaram a regra”, disse o dirigente. A última mudança em relação ao goleiro é que, no arremesso lateral, ele só poderá receber o passe no seu campo de defesa uma vez.

Outra alteração importante trata do apito final do cronômetro. Agora, se um jogador chutar a bola e disparar o sinal do fim da partida, o árbitro deve esperar a conclusão da jogada para encerrar o jogo. Caso a bola entre no gol ou toque no goleiro e ultrapasse a linha, o gol é validado. No entanto, caso ela toque em
qualquer outro jogador, a jogada é terminada e a arbitragem pode encerrar a partida. Antes disso, o disparo da sirene significava automaticamente o final do jogo.

As outras mudanças que Paraguassu destaca são a possibilidade de cobrança do lateral até a 25 cm para fora da linha lateral e a saída de bola do círculo central. Agora, para valer o gol, a bola tem que tocar em algum jogador adversário. A última alteração destacada pelo diretor de arbitragem é a possibilidade de iniciar a partida com uma equipe – ou até as duas – possuindo apenas o goleiro e dois jogadores de linha.

Do site da CBFS

sem comentário »

Tabela do Sub 17

1comentário

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão divulgou na sexta feira a tabela do Campeonato Brasileiro de seleção que será realizado de 30/03 a 03/04 em Maceió capital do Estado de Alagoas. Estarão disputando duas vagas para a primeira divisão, oito estados divididos em dois grupos de quatro. O Maranhão está no grupo A que conta ainda com Rio Grande do Norte, Acre e Ceará. Já pelo grupo B estarão disputando duas vagas para a semifinal os Estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo e Alagoas, donos da casa.

A seleção maranhense convocada recentemente pelo Prof. Ezequias começa seus treinamentos essa semana buscando fazer bonito nesta competição e levar o nosso Estado para a primeira divisão. A estréia maranhense será no dia 30 contra o selecionado do Rio grande do Norte às 17h30. No dia 31 encara a seleção acreana ás 16h e finalizando a fase classificatória no dia 01/04 enfrentará o selecionado cearense às 17h30. Todos os jogos serão realizados no Ginásio Tenente Madalena.

1 comentário »

Na reta final

4comentários

A equipe do Maranhão Atlético Clube entrou na reta final de preparação para a Super Liga de futsal que será realizada no final do mês em Betim, cidade mineira perto da capital Belo Horizonte. Esta será a primeira competição oficial patrocinada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão e reunirá os campeões da ligas regionais mais o campeão e vice campeão da Liga de futsal e mais uma equipe convidada.

A participação de um representante maranhense reacende o nosso futsal e mostra que estamos no rumo certo para melhores caminhos. Estar no meio dos melhores já nos faz sentir um deles. Isso só se consegue com o trabalho e a união em prol de um esporte que já nos trouxe grandes alegrias em um passado não muito distante.

Dando prosseguimento ao planejamento traçado pela comissão técnica do Mac, foi realizado ontem o último amistoso contra a equipe do Oito de Maio. Uma equipe que também esta se preparando para as disputas da Copa Cezar Bragança, concorridíssimo campeonato da AABB. O placar foi de 10 X 02 em favor do Mac. Esta certo que o adversário não serviu de parâmetro para o Mac pelo fato de que todos ou a grande maioria não estão numa atividade constante de treinamento, mas são importante esses amistosos porque servem para quebrar a rotina de treinamento e dar ritmo de jogo aos atletas maqueanos. Os jogadores do Oito de Maio e todos os outros que sabem que contribuíram de uma forma valiosa para os treinamentos do Maranhão. O Mac volta a treinar no sábado e na segunda para encerrar os preparativos para a competição

Já está tudo pronto para o embarque do nosso representante na Super Liga. O Mac embarca no dia 22 às 4h50 pela Gol fazendo uma conexão em Brasília, com chegada prevista a Belo Horizonte às 9h50. A delegação maranhense ficará hospedada no Hotel Abas a sua estréia na competição será no dia 23 contra os donos da casa V&Minas. A delegação será chefiada por Carlos Eduardo e levará doze atletas e toda a comissão técnica.

Delegação do Maranhão Atlético Clube.
Chefe da Delegação – Carlos Eduardo –
Técnico – Ricardinho
Prep. Físico – Fabiano
Treinador de goleiros – João Marcelo
Mordomo – Robert
Goleiros – Thaygon e Vicente
Fixos – Samuel e Tziu
Alas – Sol, Alex, Thomas, Fredson, Junior Negão
Pivôs – Gilson, Pimenta e Claudio

4 comentários »

O prazer de estar convocado

10comentários

Vi a seleção brasileira sub 20 representar muito bem o nosso país no último Sul Americano de futebol. Os garotos apesar de alguns já com alguma experiência mostraram competência e prazer de estarem defendendo as cores do nosso país. É o sonho de todo atleta um dia poder representar o seu estado e depois o seu país seja na modalidade que for. A convocação para uma seleção é sempre motivo de alegria para o atleta.

Na semana passada os professores de basquete, vôlei e futsal do Reino Infantil fizeram a convocação da seleção da escola, nas mais diversas categorias, para iniciar os treinamentos visando às competições deste ano. Vi a alegria de meninos e meninas que pela primeira vez estão tendo a chance de poderem fazer parte de uma seleção. A convocação para uma seleção. Seja ela qual for, mesmo que a do colégio é muito importante para quem está sendo convocado. Um sonho realizado.

Fiquei muito triste e surpreso em saber extra oficialmente que alguns atletas da seleção sub 17 de futsal recentemente convocados, estão tendo dificuldades para serem liberados pelos seus clubes de origem para representar o nosso Estado no campeonato brasileiro de seleções que será disputado no final do mês de março. Acho isso um verdadeiro absurdo, um garoto desta faixa de idade ser tolhido de participar de uma competição importante para o futsal do seu estado e perder a oportunidade de aparecer para o cenário nacional. As pessoas que pensam que os atletas que fazem parte de sua equipe lhes pertencem, estão totalmente errados. Os referidos atletas estão nos clubes e não são dos clubes. Por isso uma convocação não pode deixar de ser importante ou simplesmente ignorá-la.

Lembro-me do ano de 1996. A A. D. Girassol buscava o tetra campeonato estadual. Começo de temporada e na época eu era o treinador da equipe. Tinha conquistado o tri e buscava o tetra. Dei uma renovada no plantel e dispensei alguns jogadores. Esses mesmos foram para o Maranhão Atlético Clube. O Girassol tinha que dar o liberatório dos atletas para poder fazer a transferência. Para dificultar a ida dos garotos para o time adversário eu sugeri ao Presidente da A.D. Girassol que esperassem o prazo de 90 dias para terem condições de jogo. Cumprindo o prazo e algumas outras exigências os atletas foram transferidos e jogaram o campeonato pelo Mac. Para resumir a história, o meu time muito superior ao time do Mac perdeu o campeonato justamente para os garotos que eu não quis liberar. Aprendi a lição e depois disso nunca mais dificultei a saída de atleta nenhum. O ir e vir são livres. Isso eu aprendi. No ano seguinte a A. D. Girassol conquistava o tetracampeonato sem surpresas.

Que a lição que tive sirva de exemplo para os de agora.

10 comentários »
https://www.blogsoestado.com/gobel/wp-admin/
Twitter Facebook RSS