Um título importante

4comentários

Que bom. Que maravilha. Como é bom ver o nosso futsal voltando a conquistar um titulo nacional. Isso porque batemos na trave no sub-20, no sub-15 e no sub-17. O Maranhão Atlético Clube, da sua Diretoria, de Nhonho, de Carlos Mendes, de Chicão e de toda a sua torcida estão de parabéns. De parabéns também está a FEFUSMA que com a sua chegada, o nosso futsal voltou a ter a credibilidade. O futsal voltou a ter suas competições estaduais oportunizando os clubes a participarem das nacionais.

Os garotos do Mac com certeza hoje se sentem com o dever cumprido. Com certeza passaram por momentos difíceis de treinamentos, falta de recurso, indecisão na hora da viagem, enfim problemas que todo o clube amador passa para participar de qualquer competição. Mas a superação e vontade de estar e unir o grupo em busca de um único objetivo é maior que qualquer obstáculo encontrado pela frente. Nisso o Mac acertou. Seu treinador nunca foi de entregar os pontos. Sempre foi muito objetivo nos seus propósitos e com certeza deve ter passado essa sua vontade de vencer para todos os seus comandados. Pode não ter a experiência suficiente mais depois de fechar o grupo e isso ele soube fazer muito bem, fica muito difícil não conseguir bons resultados. E a conquista da Liga Norte é a maior prova disso. Parabéns Ricardinho. Que você consiga seguir nessa carreira de treinador que é árdua mais é muito gratificante quando se tem um bom grupo para trabalhar. Não um grupo só de excelentes atletas mais um bom grupo de homens dispostos a encarar qualquer desafio com você. Mais isso não se consegue sozinho. Na retaguarda do Mac tem um dirigente apaixonado, inquieto e às vezes muito louco, no bom sentido da palavra. Dr. Carlos Eduardo, mais conhecido como Nhonho. É daqueles que respira o Maranhão Atlético Clube vinte e quatro horas. Se toda equipe tivesse um Nhonho o nosso futsal estaria muito melhor. Acho eu, que igual ao Nhonho só o Dada do Moto Club. Imagino quando terminou o jogo e o Mac se sagrou campeão antecipado. Ele deve ter ficado eufórico na arquibancada. Valeu garoto. Parabéns. Mais você sabe agora que a sua responsabilidade e compromisso ficou ainda maior. Tanto no Campeonato Maranhense como no final do ano na disputa da Super Liga. Não deixe a peteca cair. Você tem que pensar que isso é só o começo para outras grandes conquistas.

Acho que o nosso futsal está no caminho certo. Estamos vendo nas categorias de base, meninos com um futuro promissor. No sub-15, no sub 17 e no sub 20 essa safra promete muito. A base está sendo muito bem trabalhada. Só acho que não devemos esquecer-nos de trabalhar a parte técnica. Tenho notado muito a preocupação dos professores em trabalhar mais a parte tática. Em minha opinião, é fundamental o trabalho na parte técnica. O beaba do futsal. O passe, o chute com as duas pernas, o deslocamento correto, a ocupação do espaço no momento certo e a definição do sistema de jogo.

Mas isso é para outra ocasião.

4 comentários para "Um título importante"


  1. Carlo Eduardo Dias Almeida

    Caro Gobel,
    Primeiramente gostaria de agradecer o grupo de atletas que hje integram a equipe de Futsal do Mac(Demolidor de Cartazes), para estes rapazes o máximo de elogios ainda é pouco, eles foram responsáveis por tudo, apesar de uma única exceção, que prefiro não comentar. Gostaria também de agradecer e parabenizar minha Comissão Técnica, comandos pelo Prof. Ricardo Galvão, que de tantos que inciaram no MAC(onde destaco o excelente Vinícius Saldanha) é uma grande descoberta(anote esse nome Gobel), onde todos são graduados em Educação Física, comprovando que em nosso Estado possuímos profissionais capazes de realizar um gde trabalho como este. Quero também agredecer aos Patrocinadores( Quarup, Adalberto Leite – Zé Leite é um irmãozaço, Brother’s Turismo, Construtora João Vicente, Água Sanitária Jesus-graças a deus tenho esse), pois sem eles este sonho não se tornaria realidade e também a um amigo do peito, no qual prefiro me refirir com o codinome de Amigo do Futsal, que deu também 85% de suporte a este projeto, a Diretoria do MAC, onde agradeço todos nas pessoas de Carlos Mendes(eterno paitrocinador), João Vicente e do meu tio França Dias, e por fim, agradeço à aquele que é resposável por todas as minhas ações, tanto no futsal como profissionalmente, DEUS!

    Depois de todos esses agradecimentos, que realmente era preciso, entendo que o futsal do Maranhão passa por um novo momento, sendo agora gerido por um Ex-Atleta, compromissado com o esporte, Alim Neto, que pode se considerar também um BI campeão, pois como Gilson, Cláudio e Tiziu, foi campeão em 2000 e em 2010(agora como dirigente) e que tem um gde privilégio de contar com um ótimo GURU, Seu Pai Alim Maluf Filho, pessoa na qual tenho enorme carinho e admiração e, com essas pessoas o MAC não poderia se recusar a judar nesse resgate do nosso esporte. Entendo também que este título não pode e nem deve maquiar alguns comportamentos que ainda persistem no futsal maranhense, principalmente no que diz respeito a condutas, não podemos continuar aceitando comportamentos que não contribuem em nada para o cescimento do nosso futsal.
    Nós dirigentes devemos ser adversários somente dentro da quadra, fora dela devemos ter atitudes sinconizadas, semelhantes e não se deixar ficar refém de alguns, estes realmente uma minoria que ainda insistem em atrasar o futsal maranhense.

    Sei que ainda existem aqueles, que discordam da maneira como dirigimos o futsal do MAC, no entanto os resultados sempre mostrou-me que pelo menos no caminho estamos, o que nos deixa de consciência tranquila.

    Finalmente Gobel, gostaria primeiro de me desculpar pelo exagero das palavras e depois parabeniza-lo e incluí-lo, de forma bastante merecida, neste novo momento do futsal maranhense, onde este seu espaço é importantíssimo para o nosso esporte.

    A conquista da Liga Norte 2010, bem como a conquista da Liga Norte e Nordeste de 2000, não é um vitória só da diretoria, atletas e comissão técnica e da torcida do MAC, é uma vitória do futsal maranhense, do atleta maranhense, do profissional de Ed. Física Maranhense, enfim, de todos nos maranhenses que fazemos o futsal.

    Um gde abraço,

    Carlos Eduardo – Nhonho
    Diretor de ftsal do MAC

  2. Carlos Eduardo Dias Almeida

    Caro Gobel,

    Primeiramente gostaria de agradecer o grupo de atletas que hje integram a equipe de Futsal do Mac (Demolidor de Cartazes), para estes rapazes o máximo de elogios ainda é pouco, eles foram responsáveis por tudo, apesar de uma única exceção, que prefiro não comentar. Gostaria também de agradecer e parabenizar minha Comissão Técnica, comandada pelo Prof. Ricardo Galvão, que de tantos que iniciaram no MAC (onde destaco o excelente Vinícius Saldanha) é uma grande descoberta (anote esse nome Gobel), onde todos são graduados em Educação Física, comprovando que em nosso Estado possuímos profissionais capazes de realizar um gde trabalho como este. Quero também agradecer aos Patrocinadores (Quarup, Adalberto Leite – Zé Leite é um irmãozaço, Brother’s Turismo, Construtora João Vicente, Água Sanitária Jesus – graças a Deus tenho esse), pois sem eles este sonho não se tornaria realidade e a um amigo do peito, no qual prefiro me referir com o codinome de “Amigo do Futsal” que deu também 85% de suporte a este projeto, a Diretoria do MAC, onde agradeço todos nas pessoas de Carlos Mendes (eterno paitrocinador), João Vicente e do meu tio França Dias, e por fim, agradeço à aquele que é responsável por todas as minhas ações, tanto no futsal como profissionalmente, DEUS!

    Depois de todos esses agradecimentos, que realmente era preciso, entendo que o futsal do Maranhão passa por um novo momento, sendo agora gerido por um Ex-Atleta, compromissado com o esporte, Alim Neto, que pode se considerar também um BI Campeão, pois como Gilson, Cláudio e Tiziu, foi campeão em 2000 e em 2010(agora como dirigente), tendo gde privilégio de contar com um ótimo GURU, Seu Pai Alim Maluf Filho, pessoa na qual tenho enorme carinho e admiração e, com essas pessoas o MAC não poderia se recusar a ajudar nesse resgate do nosso esporte. Entendo também que este título não pode e nem deve maquiar alguns comportamentos que ainda persistem no futsal maranhense, principalmente no que diz respeito a condutas, não podemos continuar aceitando estes comportamentos que não contribuem em nada para o crescimento do nosso futsal.

    Nós dirigentes devemos ser adversários somente dentro da quadra, fora dela devemos ter atitudes sincronizadas, semelhantes e não se deixar ficar refém de alguns, estes realmente uma minoria que ainda insistem em atrasar o futsal maranhense.

    Sei que ainda existem aqueles que discordam da maneira como dirigimos o futsal do MAC, no entanto os resultados sempre mostraram que pelo menos estamos no caminho certo, o que nos deixa de consciência tranqüila.

    Finalmente Gobel, gostaria primeiro de me desculpar pelo exagero das palavras e depois parabeniza-lo e incluí-lo, de forma bastante merecida, neste novo momento do futsal maranhense, onde este seu espaço é importantíssimo para o nosso esporte.

    A conquista da Liga Norte 2010, bem como a conquista da Liga Norte e Nordeste de 2000, não é um vitória só da diretoria, atletas e comissão técnica e da torcida do MAC, é uma vitória do futsal maranhense, do atleta maranhense, do profissional de Ed. Física Maranhense, enfim, de todos nos maranhenses que fazemos o futsal.

    Um gde abraço,

    Carlos Eduardo – Nhonho
    Diretor de Futsal do MAC

  3. WALDEMIR ROSA(DADÁ)

    PARABÉNS AO TIME DO MAC E AO DIRETOR CALOS EDUARDO O NHONHO!

    EU SEI MUITO BEM COMO É DIFICIL COLOCAR UM TIME FUTSAL DENTRO DE QUADRA PARA TREINOS E JOGOS E IMAGINE PARA COMPETIÇÕES FORA DO ESTADO .

    PARABÉNS AOS ATLETAS E TODA DIRETORIA DO MAC !

  4. Danilo Pereira

    Começo Parabenizando:
    1° Ao MAC pela conquista da Liga Norte;
    2° Aos que souberam conduzir um grupo de atletas e torná-los campeões;
    3° À FEFUSMA por ser de suma importância para a “reorganização e resgate” do Futsal Maranhense;

    Após Parabenizar e comemorar a conquista chega o momento de planejar para colher os frutos desta conquista, sendo assim começo a indagar:
    1° Um ginásio para lotar na Liga Nacional seria o Costa Rodrigues, e a pressão seria grande – continuamos apenas com o Castelinho a disposição;
    2° É o momento do poder público em suas 3 (três) esferas dotar o nosso Estado e a nossa Capital de estrutura necessária ao bom desenvolvimento dos esportes de quadra;
    3° Quais as propostas para o desenvolvimento do esporte amador em São Luís e no Estado do Maranhão;
    4° Quais as modalidades não possuem a visibilidade e as competições oficiais, e por isso tendem a desaparecer? (Handball, Basquete, Outras)
    5° Quais as expectativas para os atletas de continuarem no esporte, após a conclusão dos estudos, tendo em vista que os JEM’s movimentam toda uma estrutura que não é transferida para as mesmas modalidades nas categorias Sub 20 e Adulta.

    Concluo que o que estou relatando é a realidade do nosso esporte amador.
    Precisamos melhorar a estrutura senão o esforço de pouco será nulo.

    Parabéns ao Futsal do Maranhão que possui pessoas persistentes e dedicadas.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS