Li ainda pouco no blog do Zeca Soares que o Moto Club de São Luis está fechando as suas portas para o futebol profissional. Não sei se lamento ou acho essa atitude acertada. A atual fase do futebol maranhense realmente não se pode nem comentar. Totalmente desacreditado e sem respaldo moral nenhum. Dirigentes, Federação e clubes todos desgastados e sem nenhuma perspectiva para reverter esse quadro.
Primeiramente o J V Lideral resolveu tomar uma decisão até certo ponto cheia de surpresa. Pelo que se tem dito à equipe que tinha em seu comando técnico o meu amigo Sandow tinha uma boa estrutura. Um bom elenco, um bom campo de treinamento e uma Diretoria atuante que dava conta do recado. Será que esse não seria o modelo, a fórmula correta de conduzir uma equipe de futebol? Será que a Federação Maranhense tendo um cliente desse nível não teria que dar uma boa assistência procurando ajudá-lo dentro dos limites possíveis?
Agora senão vejamos a situação do Moto Club. Há pelo menos uns três anos a torcida motense vem sofrendo decepções em cima de decepções. Sede sem condições de trabalho, quantas vezes faltou água e a luz foi cortada nesse período? Jogadores mal alimentados, hotéis despejando os atletas por falta de pagamento e os mesmos indos pararem na delegacia. Falta de alimentação na sede do clube. Atraso no pagamento dos salários. A conseqüência disso tudo foram os mal resultados em campo e a desagradável descida para a segunda divisão (que vergonha). Tudo que um clube profissional de futebol não deveria fazer, os últimos dirigentes motenses ou por falta de interesse, ou por não ter um respaldo financeiro ou mesmo por não ter capacidade de dirigir uma equipe profissional como o Moto Club deixaram acontecer.
A Federação maranhense de Futebol deveria passar por uma mudança radical. Quem dirige e já dirige há muitos e muitos anos teria que parar colocar a mão na consciência que 99,99 por cento dos que fazem futebol, dos que vivem futebol e os que são apaixonados por futebol querem a sua saída. Que tal fazermos uma enquete?
Pobre futebol maranhense. Nossos estados vizinhos está há mil anos luz a nossa frente. Tenho certeza que eles passam pelas mesmas necessidades que nós passamos aqui. Para realizar basta ter força de vontade, idéias e respaldo moral para buscar recursos. Aí sim podemos pensar em um bom recomeço.
Só para terminar não poderia deixar de falar que o Moto Club na modalidade de futsal este ano vem para o campeonato adulto sob novo comando. O abnegado Dada não acompanhará mais a equipe. O cargo ou o fardo agora será do Prof. Marcio Jupira conforme me confidenciou o próprio Dada. Mas isso eu vou averiguar e conto depois.