Tenho mantido contatos com alguns coordenadores das Escolas que irão participar dos Jems e até agora nenhum deles com eu também não tiveram uma justificativa por parte da Secretaria sobre a determinação do quantitativo de alunos atletas que irão participar da fase eliminatória dos jogos.
Segundo o regulamento da competição em seu Titulo V Capitulo I artigo 73 determina as quantidades de alunos em cada modalidade. Discuto as quantidades porque acho que não se deve mudar o que já vem sendo realizado com a concordância das Escolas que participam dos jogos há muito anos. Algumas pessoas me questionaram o porquê da minha reivindicação em querer vinte alunos inscritos e não dez como determinam o regulamento.
Os Jogos Escolares é a competição mais esperada por todos os atletas da faixa etária de 12 a 17 anos. É a oportunidade de poder estar representando a sua Escola e dependendo do resultado obtido, até o seu próprio Estado.
Desde o ano de 2000 se não me falha a memória, as inscrições para os Jogos são de vinte alunos para a primeira fase, que é chamada de eliminatória. Desses vinte sabemos que só podemos levar para a quadra doze alunos (basquete, vôlei e futsal) e quatorze no handebol. A questão é que dentro desses vinte alunos inscritos poderíamos fazer um rodízio entre eles dando a oportunidade de todos os inscritos participarem nesta fase dos jogos.
Se não vejamos:
na categoria infantil (12 a 14 anos), numa relação de vinte alunos nem todos ou a grande maioria não teria a idade limite de 14 anos. Todas as Escolas trabalham com alunos de 12, 13 e 14 anos. Como é que será feito uma renovação se esses alunos de 12 e 13 anos, possivelmente não teriam oportunidade de jogar?
A mesma coisa acontece na categoria infanto onde a faixa etária é de 15, 16 e 17 anos. A maioria das Escolas trabalha no limite e esses alunos de 15 anos também não teriam a oportunidade de jogar. Com a inscrição de vinte alunos no total liberada, eles jogariam e passariam pela experiência de participar da fase eliminatória.
Na fase final dos Jogos, aí sim poderia se estipulado o quantitativo de doze alunos inscritos e que estivessem dentro da relação dos vinte da fase eliminatória. Na fase final iriam os melhores alunos atletas e que já estariam em caso de conquista dos jogos, pronto para representar o Estado nos Jebs. Com certeza as Escolas colocariam os seus alunos atletas mais experientes, na idade limite de 14 anos no infantil e os mais experientes com 17 anos no infanto. Não é a regra, mas acontece na grande maioria das vezes.
Continuo não entendo a mudança. No ano passado com a mudança de governo o Secretario de Esportes que assumiu, naquele momento, mesmo com pouco tempo para estruturar os jogos, tivemos um Jems bastante disputado e sem muitas mudanças no regulamento que já vinha sendo adotado há muitos anos. Realmente dentro das limitações do momento ele foi brilhante. Agora que temos tudo e tempo para realizar, querem mudar um detalhe que já vinha dando certo por muitos anos.
Mais temos a esperança que o bom senso dos atuais dirigentes da Secretaria irá prevalecer. Afinal de contas estamos todos tentando melhorar o bom andamento daquele que é o maior evento esportivo estudantil do nosso Estado.
E com toda a certeza, acho que o bom senso sempre prevalecerá para o bem dos jogos e dos alunos que deles participam.