Samuel Gobel

3comentários

Samuel Gobel ou simplesmente Samuca para os mais chegados e abnegados pelo futsal no Brasil e no mundo foi um dos maiores árbitros de futsal já nascidos nessa terra de meu Deus.

Nasceu longe daqui mais foi abençoado por ter nascido na terra dos Deuses, do berço dos Jogos Olímpicos. Parece que a essência do esporte foi depositada nele no dia do seu nascimento. Dia 01 de maio de 1927 em Atenas capital da Grécia.

Samuca foi de tudo um pouco. Meu primo/ irmão Joaquim Haickel já descreveu um pouco da sua trejatória em seu blog certa vez, mas vou acrescentar um pouco mais da vida desse “grego com alma nordestina”. Foi assim que a Gazeta Esportiva o definiu em uma das centenas entrevistas que ele concedeu pelo Brasil e pelo mundo.

Participou da segunda guerra mundial, ficou detido em campo de concentração, ajudou na fuga de prisioneiros nesses mesmos campos até quando a guerra acabou. Chegou ao Brasil no ano de 1956 aportando no estado do Paraná. Depois o Rio de Janeiro e por último em São Paulo. Em Santos pegou um navio para a Suécia esse navio deu uma pane no litoral do Maranhão e teve que atracar no Porto do Itaqui para reparos que duraria uma semana. Ele e mais três amigos desceram na ilha do amor, o navio foi embora e eles ficaram. Foi biscateiro, camelo, vendedor de jóias, enfim fez de tudo um pouco.

Foi aí que tudo começou. O prof. João Santos, em uma das suas viagens, chegou do Rio de Janeiro trazendo uma bola de Futebol de Salão comentando com seu alunos que esse era o esporte da moda na cidade maravilhosa. Assim chegou o futebol de salão aqui no Maranhão. Onde entra Samuca nessa história? Alguns alunos jogavam pelada na quadra do Colégio Marista e Samuca estava sempre assistindo. Havia muita confusão e os meninos certa vez pediram para ele apitar o jogo. Daí então não houve mais confusão e o esporte da bola pesada como era chamado o futebol de salão entrou na sua vida. Daí então veio às equipes do Saturno, Cometas, Drible, Espartcus, Santelmo, Elmo, Graça Aranha e se faltar algumas equipes que me desculpem. Campeonatos disputadíssimos no Cassino Maranhense. Craques como Biné, Canhotinho, César Bragança, Os irmãos Saldanha, Luisinho, Nonato Cassas e seu irmão Elias, Mota, Pula-Pula e tantos outros que também peço desculpas por não colocar nesta lista. Nessa época Samuca já tinha se casado com Maria Lucia e tido um filho. O futebol de salão tinha entrado na vida desse grego.

Em 1963 a família se muda para Brasília deixando a raiz do futebol de salão fincada no solo maranhense. Em 1965 Samuca leva Os Cometas time fundado por ele aqui em São Luis para jogar na Capital Federal. Logo depois ele faz um curso de árbitro e começa a sua trajetória na arbitragem brasileira. Foi da antiga CBD, FIFUSA (Federação Internacional de futebol de salão), CBDU, depois CBFS e por fim chegou a FIFA. Apitou o primeiro campeonato mundial de futebol de salão realizado em Campinas no Estado de São Paulo quando o Brasil conquistou o primeiro titulo. Com a entrada da FIFA no esporte da bola pesada e Samuca já consagrado com um dos melhores árbitros do mundo, foi convidado pelo Dr. João Havelange para fazer parte e presidir uma comissão que criaria o futebol de cinco. A FIFUSA não concordou com isso e Samuca se desligou dessa Federação e apostou na criação desse esporte dirigido pela FIFA. Em 1989 na Holanda foi disputado o primeiro campeonato mundial de futebol de cinco organizado pela FIFA e o Brasil representado por alguns atletas do Bradesco, equipe de futebol de salão tradicional da época do Estado do Rio de Janeiro, mais alguns atletas de Brasília e completando o elenco Adílio, craque do Flamengo e Mauricinho ponta direita que jogou no Vasco da Gama no futebol profissional. O Brasil se sagrou campeão mundial. Daí então Samuca saiu pelo mundo afora para divulgar as regras por ele elaboradas e divulgar essa nova modalidade da FIFA. Com o sucesso desse primeiro mundial os países começaram a sair da FIFUSA e se filiarem a FIFA, inclusive o Brasil. Foi quando surgiu o futsal.

Foi aí que o Dr. Aécio de Borba solicitou para Samuca que o mesmo traduzisse as regras internacionais para serem adotadas no Brasil.

Samuca ministrou vários cursos de arbitragem aqui em São Luis. Todos os anos ele estava na terra. Lembro-me de uma oportunidade em 1996 quando a Taça Brasil de clubes foi disputada aqui em São Luis e solicitei da Diretoria do Girassol, representante do nosso estado, a presença de Samuca na competição. A pressão para a classificação do Sumov era muito grande e na dúvida a arbitragem poderia pesar para uma equipe de maior tradição. Haveria naquele ano uma convocação da FIFA par uma competição internacional. Samuca veio e a arbitragem foi totalmente imparcial. Só a presença dele nos jogos já servia de atenção especial para que os árbitros não errassem.

No ano de 2005 Samuca se mudou para São Luis. Depois de 42 anos morando na Capital Federal resolveu ficar perto do seu filho e dos seus netos. Completou seus 80 anos em 2007 e conseguiu reunir no dia do seu aniversário muitos dos seus grandes amigos. Dois meses depois nos deixou mais ainda teve a oportunidade de conhecer sua bisneta.

Há poucos dias atrás, fiquei surpreso e agradecido quando o Presidente da Federação Maranhense de Futsal, Dr. Alim Maluf Neto, me comunicou que através da sua decisão resolveu criar a COMENDA SAMUEL GOBEL para agraciar os destaques e todos aqueles que contribuem para o engradecimento do futsal do nosso Estado no final de cada ano. Para mim foi uma surpresa, pois se meu pai aqui estivesse estaria muito lisonjeado com tamanha homenagem. E eu que respiro futsal me sinto ainda mais privilegiado de ter sido filho de Samuel Gobel. Uma responsabilidade que carrego desde o início da minha carreira de treinador quando das disputas dos inúmeros campeonatos brasileiro que participei de saber me comportar e realizar o meu trabalho da melhor maneira possível para não comprometer o nome do meu pai. Com isso aprendi muito.
O lançamento dessa Comenda será no dia 15 de janeiro as 18h30 no auditório da Faculdade São Luis. Se Deus quiser estarei lá e tenho certeza que Samuca também.

3 comentários para "Samuel Gobel"


  1. benedito morais

    conheci Samuel Gobel nos meus tempos de futebol de salão. Grande incentivador desse esporte. Merece toda essa homenagem.

  2. Lauro Araújo

    O Alim foi muito feliz na escolha do nome do Samuel. Um profundo conhecedor das regras de futsal e o maior incentivador dos bons tempos do futebol de salão do Maranhão. Parabéns para a Federação. Uma justa homenagem para o grego.

  3. Adelino Neto

    Parabéns pela escolha
    Sr Samuel Gobel é daquelas pessoas inesquecíveis e um homem sempre a frente do seu tempo.
    Rendo minhas homenagens e de todo o povo maranhense que mora em Brasília a este ícone do FUTSAL mundial.
    Tive o prazer de conhecer e honra de conviver com este grande entusiasta e propagador do FUTSAL.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS