Muito se fala em atletas sendo lançados de uma forma precipitada no esporte. Tenho um exemplo dentro de casa. Meu filho Vinicius desde cedo com 09 anos demonstrava sua aptidão pela natação. Seu primeiro treinador queria que ele já participasse das competições exigindo muito da parte dele. Teve certo momento que ele próprio não quis nadar mais. Passaram três anos e ele acompanhando minha filha Catherine nos treinamentos dela, pois ela nadava também, já com 12 anos, ia para piscina brincar. O técnico da minha filha vendo as habilidades de Vinicius começou a conquistá-lo sem exigir dele aquilo que ele não queria fazer. Foi ganhando confiança até que conseguiu fazer com que Vinicius fosse treinar três vezes por semana. Logo depois todos os dias da semana. Até então Vinicius nunca havia competido. Ele já estava com 12 anos e já haviam passado três anos. E sua primeira competição foi logo fazendo uma viagem para Belém do Pará . Dai então não parou mais. Até quando ele entrou pela última vez na piscina para competir, já com 19 anos, ele sempre subiu no pódio.
Estou contando esses fatos bem particulares para tocar no assunto dos meninos do atual elenco do futsal do Moto Club. O goleiro Junior, Maycon, Ruan, Felipe e Daived são garotos entre 16 e 17 anos com um potencial enorme para se tornarem bons atletas de futsal capazes de jogar em qualquer time do Brasil. Tem habilidade, velocidade e muita técnica. Tanto é que na sua faixa etária foram bi campeões dos Jogos Estudantis Maranhense não dando chance para ninguém. Aí eu me pergunto: será que esses garotos estariam preparados para disputar uma competição de futsal na categoria adulto? Acho que sim. Mais não com toda essa responsabilidade. Não com toda essa carga de ter que resolver ou definir o jogo. Isso foi visto no último Sampaio X Moto. Se eles fossem lançados de forma gradativa em um momento bom da sua equipe acho que serviria de grande aprendizado para todos eles. Mais na situação que o Moto se encontra a cobrança em cima desses garotos com certeza se torna muito grande até mesmo dentro do próprio elenco do clube. Querendo ou não o atleta lançado em um momento ruim, se ele não tiver uma boa cabeça ele pode se tornar um perdedor, sem confiança para o resto da sua carreira.
Às vezes a cautela do treinador e a paciência do próprio garoto trazem grandes benefícios para a sua carreira. Temos vários exemplos disso. Até mesmo dentro do Moto. Atletas como Delacyr e Jéferson que começaram muito cedo na equipe principal, muitas vezes ficavam chateados por não ter participado de determinado jogo. Mais sempre estavam fazendo parte do elenco, convivendo e participando de todas as atividades e treinamentos do clube. Hoje são meninos novos mais já com certa bagagem e experiência dentro de quadra.
Em todas as modalidades. Se houver precipitação em lançar um talento, ele acaba se perdendo dentro da sua própria vontade de estar participando de um momento que ainda não estará preparado mesmo tendo um potencial incalculável.
valeu pela homenagem garoto!
um beijao do seu filhao
NESSE ASPECTO QUE VC MOSTRA TODA SUA PARCIALIDADE, SEMPRE ENALTECENDO OS JOGADORES ESPECIALMENTE DO MOTO AONDE VC CONVIVE COM ELES LITERALMENTE, POIS BEM NO CAD COMO TAMBEM NO SAMPAIO EXISTEM JOGADORES QUE FORAM LANÇADOS NO FUTSAL PRECOCEMENTE, E ATÉ HOJE ESTÃO DANDO CONTA DO RECADO, CITAREI ALGUNS QUE VC CONHECE MUITO BEM, O MARVIN APENAS 2O ANOS, IMCOMPLETOS, SOL E MAR EXCELENTE, BAKER SOBRECARREGADO PELO NOME, THAYGON COM PASSAGENS POR VARIOS TIMES , SEMPRE SE DESTACANDO NUMA POSIÇÃO ONDE SÓ É OBSERVADO AS FALHAS, ÍTALO, LEO, QUE PRECISA SE CONCIENTIZAR DE QUE FUTEBOL É COLETIVO, MAIS MUITO BOM JOGADOR, TENDO COMO FUNDAMENTO SER AMBIDESTRO, TODOS ESSES QUE CITEI E MAIS ALGUNS QUE POSTERIORMENTE PODEREI ENUMERA-LOS, SE CASO VC PERMITIR, SE DESTACARIAM MUITO MAIS SE HOUVESSE PROFISSIONALISMO , VALORIZAÇÃO E DEDICAÇÃO INTEGRAL DOS ATLETAS, ENFIM DESCULPE ME ESTENDER UM POUCO, MAIS É POR AÍ QUE VEJO NOSSO FUTSAL, DESPERDIÇANDO VALORES…
Resposta: Meu caro Anderson, estou falando de garotos de 16 e 17 anos.Se não me engano só o Moto possui atletas nessa faixa etéria.Todos esses atletas que voce citou são muito bons jogadores e já passaram dessas idades.Se salvo engano, os três únicos que voce citou, Sol e Mar,Italo e o goleiro Thaygon, não tive o prazer de trabalhar. Os outros todos ja trabalharam comigo. Existe uma diferença muito grande em todos os aspectos, entre 16,17 anos para 20, 21, …. anos.
uma abraço.
Professor Gobel,
Muito boa sua colocação.Esse assunto inclusive foi meu tema de monografia.O que vemos hoje são tecnicos querendo como voce falou queimar etapas querendo um resultado imediato.Na natação é muito comum isso.Voce pode ver(fiz levantamentos sobre isso) atletas mirins,petiz,infantis excelentes,batendo recordes nacionais e quando chegam na fase junior ja estão esgotados e começam a regredir.Muito boa sua colocação.Parabéns!!Talentos tem que ser aproveitados na hora certa e momento certo.
CONCORDO EM PARTE COM VC, VEJA BEM TODOS ESSSES JOGADORES QUE CITEI E MAIS ALGUNS JA PASSARAM PELO M.A.C, SÓ QUE O M.A.C NUNCA DEU ENFASE PARA O FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE, E AS VEZES PRIVAVA SEUS JOGADORES DE DISPUTAR AS MESMAS, SEMPRE MANTENDO UMA BUROCRACIA PARA NÃO DIZER VELHARIA, COM ISSO PREJUDICAVA MUITO A QUALIDADE DESSES JOGADORES PARA DESENVOLVEREM SUAS QUALIDADES COMO OFUTSAL OFERECE, DINAMISMO, REFLEXO, HABILIDADE, RAPIDEZ E DESENVOLTURA, MAIS ALGUNS MIGRARAM PARA VARIAS EQUIPES, CONTRIBUINDO PARA O QUE É HOJE UM ORGULHO PARA NÓS TERMOS INUMEROS CRAQUES QUE CREIO EU BEM TRABALHADO DARIA PARA FAZER DUAS EQUIPES DE CADA CATEGORIA PARA DISPUTAR COM IGUALDADE COM QUALQUER TIME DE FORA… UM ABRAÇO GOBEL E BOM FDS PARA VC E SUA FAMILIA
GOBEL, LEMBRO QUE SERGINHO HOJE NO INTER, JEFFERSON, JUNINHO, DIEGO, DINHO, CLAYTON, IGOR, THAYGON, ZE CARLOS, ANTONIO (conhecido como jackjones), E MAIS ALGUNS QUE MEFALHA A MEMORIA, COMEÇARAM CEDO NO FUTSAL, SEMPRE DISPUTANDO COM JOGADORES DE IDADES MAIORES E SEMPRE, SE DESTACANDO DE FORMA BRILHANTES PELAS SUAS EQUIPES, DEIXO VC COM A PALAVRA E CONHECIMENTO PARA SE FORMALIZAR E OPINAR… UM ABRAÇO
Resposta: Caro Anderson, todos esses jogadores que voce citou realmente começaram cedo no futsal e sempre foram destaques nas suas categorias. Quando disputavam em outra categoria de maior idade não se destacavam tanto. Somente quando atingiram a idade adulta e com a bagagem das competições anteriores não tiveram muita dificuldade de adptação. O que não é o caso dos garotos que hoje jogam no Moto. Por exemplo o caso do Serginho, hoje no Internacional e do Léo Silva hoje no Botafogo. Tiveram a sua formação toda no futsal. Saíram cedo daqui e passaram por várias categorias no futebol de campo até começarem a se firmar nos seus respectivos clubes. Esses com certeza não queimaram etapas.
uma abraço
CARO AMIGO ..PROF.º GOBEL VC TEM TODA RAZÃO, DEVEMOS SOMAR A ISSO QUE INFELIZMENTE TODO O TRABALHO E FEITO DE FORMA AMADORISTA, NUMA DAS POUCAS VEZES QUE A COISA FOI FEITO DE FORMA PROFISSIONAL A RAPAZIADA DEU A RESPOTA, É CLARO COM A AJUDA DE UM GRUPO QUE HAVIA SIDO RENEGADO PELO FUTSAL CEARENSE.
É UMA PENA QUE A COISA NÃO EVOLUIU PELO CONTRÁRIO, A PARTIR DALI TIVEMOS ALGUNS BONS MOMENTOS, COM AJUDA FUNDAMENTAL DO EX-SECRETÁRIO ALIM MALUF QUE NA MEDIDA DO POSSIVEL FOI TAMBÉM IUM INCANSAVEL BATALHADOR PARA MELHORAR O NIVEL DO NOSSO FUTSAL.
O ESPORTE DE UMA FORMA GERAL E MAIS ESPECIALMENTE O FUTSAL, HOJE É PROFISSIONAL, JÁ FOI O TEMPO QUE O PAGAMENTO DE UM ATLETA DE FUTSAL ERA UM PAR TÊNIS NO DIA DA APRSENTAÇÃO, SANDUICHE COM UM COPO DE TANG LARANJA, VALE TRANSPORTE E MEIO SALÁRIO PARA UNS E UM SALÁRIO PARA OUTROS.
A VERDADE É UMA SÓ, ESSES JOVENS TALENTOS OU SAEM DO MARANHÃO OU ASSIM COMO OUTROS VÃO SE ACABAR AO LONGO DO TEMPO.
Gobel, nao precisa vc citar os pormenores da sua família para criticar o trabalho do treinador do Moto. Seja imparcial em seus comentários. Estude, leia mais para ter embasamento teórico.
Resposta: Caro Joerbeth, em primeiro lugar não sou e nunca fui de ficar falando das grandes conquistas do meu filho na natação as quais me encheram de orgulho e olha que foram muitas. Você nem imagina. Citei o exemplo dele porque foi o que vivenciei. Agora quanto a criticar o Prof. Ezequias treinador do Moto, não foi uma critica mas somente o um comentário que através dos meus estudos e embasamento e principalemte a minha experiência tenho como falar e descutir.
um abraço e continue a prestigiar o blog.