Por Gobel • sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Acontece hoje à noite na Faculdade São Luís, uma importante reunião para ser apresentada a todos os amantes do futsal, a nova Federação da modalidade. No comando da entidade estarão dois ex atletas, o goleiro Alim Maluf Neto como Presidente e o pivô Jura filho como Vice.
Essa nova entidade foi criada em função da antiga Federação está com alguns problemas trabalhistas o que impedia de buscar qualquer recurso ou mesmo os benefícios da Confederação Brasileira. A medida da criação da nova Federação é bastante oportuna para que o nosso futsal volte aos bons tempos. Toda mudança é válida. O grupo da antiga diretoria já estava a mais de 15 anos no comando da modalidade o que acarreta certo comodismo e só que tem a perder são os praticantes do esporte.
A empreitada não será fácil mais espero e todos os que gostam do futsal, que essa nova diretoria procure resgatar a força do futsal maranhense. Esse esporte que é apaixonante e praticado de forma expressiva por muitos em todo o nosso estado.
Na minha mais singela opinião, essa nova diretoria deverá em primeiro lugar resgatar todos aqueles que realmente querem ajudar o nosso esporte. Parceiros que através de um bom projeto possam acreditar no ressurgimento da modalidade. Outro ponto importante é a realização das competições das categorias de base. Pré-mirm, mirim e a categoria infantil. Essas categorias resgatarão o prazer de estar no ginásio. Nessas categorias com uma boa competição, organizada e atraente para os que estão participando, faz com que o público retorne aos ginásios e com isso o futsal volte a ter a credibilidade. Realizando assim, o ciclo se completa com as outras categorias.
A competição principal, ou melhor, o campeonato adulto deveria ser realizado só no ano que vem. Nesse resto de ano a Federação poderia realizar uma copa aberta já criando um acesso. Por exemplo: só participaria do campeonato adulto categoria ouro, os 12 primeiros colocados da copa aberta. Aí a Federação já criaria a categoria ouro e prata para o ano que vem. Isso com um detalhe; só poderia participar do campeonato ouro o clube que tivesse pelos menos duas equipes na categoria de base (pré mirim, mirim, infantil ou infanto).
Importante seria também resgatar os nossos clubes de camisa. Sampaio, Maranhão, Iape, o presidente de honra do Iape já foi presidente da Federação, São José, JV Liberal de Imperatriz, enfim trazer essas equipes para a quadra. O Moto já faz isso e o retorno é imenso só que a Diretoria do Moto não valoriza isso, com exceção de algumas pessoas que ajudam o futsal e que são abnegados pelo clube.
Agora tem um detalhe super importante. Sabemos da realidade financeira dos nossos clubes. A nova direção deveria se sensibilizar sobre essa questão. Pelo menos nesse primeiro momento. Nada de taxas absurdas em filiações, inscrições, transferências, e principalmente com as taxas de arbitragens. Não pode cair no mesmo erro da antiga diretoria que cobrando dessa forma só conseguiu afastar os praticantes do futsal das quadras.
Boa sorte a nova direção do futsal maranhense.
Categoria Sem categoria
Por Gobel • segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Hoje cedo fiquei surpreso ao ver no Bom Dia Mirante uma declaração absurda de um profissional na área de esportes. Ele falava sobre a participação dos atletas nas Olimpíadas Escolares que não havia ganhado nada e que não havia valido a pena a participação dos alunos nessa competição. Admiro-me muito esse cidadão que já foi Secretário de Esportes do Município, Subsecretário de esportes do Estado do governo cassado recentemente fazer tal declaração. Talvez ele não saiba da importância da participação desses alunos em uma competição nacional. Talvez ele não saiba o quanto foi duro treinar durante o ano todo para ter a oportunidade de estar nessa competição. Talvez ele nunca tenha praticado qualquer esporte para saber como é bom estar numa competição a nível nacional. É uma pena que ele tenha em suas mãos um microfone onde milhares de pessoas estão ouvindo e vendo-o falar tamanha bobagem. Ele com certeza não sabe e nunca viveu a alegria de se tornar um campeão. Campeão não é só aquele que vence um campeonato. Campeão é aquele que ultrapassa os obstáculos o consegue buscar seus objetivos chegando no seu limite . Por isso todos os alunos-atletas que foram a Poços de Caldas participando das Olimpíadas Escolares, são verdadeiros campeões.
Categoria Sem categoria | Tags Adicionar nova tag
Por Gobel • segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Como foi bom. Realmente valeu a pena. Fomos, jogamos e não tivemos nenhum problema. Em primeiro lugar gostaria de ressaltar a persistência e a fé que nunca deixou de existir das mães dos colégios Reino Infantil, Crescimento e Rui Barbosa de Imperatriz. Elas foram realmente guerreiras em acreditar e buscar o direito de seus filhos em todas as estâncias de participarem de uma competição tão importante como as Olimpíadas Escolares realizada em Poços de Caldas. É bom também não deixar de citar o empenho e rapidez da Secretaria de Esporte e juventude em providenciar a ida de toda a delegação do Maranhão. O Secretário Roberto Costa não mediu esforços em proporcionar o melhor para todos os atletas.
Todos sem exceção elogiaram a atitude do nosso Estado em ter ido e participado. O tratamento que o COB deu a delegação do Maranhão foi algo de registro. O fato do COB ter recorrido e cassado o mandato de segurança do Maranhão não impediu em momento algum a nossa participação nos jogos. Participamos de todas as partidas programadas e, diga-se de passagem, o fato de termos chegado na quarta feira às 14h e entrado em quadra às 16h influenciou muito na classificação tanto do basquete masculino e feminino quanto ao vôlei feminino. Todos jogaram três partidas obtendo uma derrota e duas vitórias. Mas isso não importa. Só esses alunos terem ido e participado, já os tornam vitoriosos.
Agora vamos nos preparar para os jogos de Londrina e Maringá no mês de novembro. Esperamos que todos possam estar lá presentes. O fato lamentável foi a suspensão de 01 ano imposta aos colégios Efraim e D. Bosco por não terem participado dos jogos na modalidade de Handebol. Nesse caso a suspensão cabe a Escola que a impede de participar dos jogos organizados pelo COB em qualquer modalidade.
Categoria Sem categoria
Por Gobel • quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Resultados dos jogos
Basquete Feminino: Reino 38 X 81 Colégio Darwin (ES)
Reino 86 X 30 Col. Antonio Gomes Moreira (MG)
Basquete Masculino: Reino 39 X 61 La Salle (AM)
Proximo Jogo 17.09 Reino X Francisco Salles (PI)
Vôleibol Feminino: Crescimento 0 X 2 Colégio Crhistus (12X25 / 13X25)
Próximo Jogo 17/09: Crescimento X São José (AC)
Vôleibol Masculino: Rui Barbosa 0 X 2 Colégio Polígano (17X25 / 24X26)
Rui Barbosa 0 X 2 L. da Vinci (SP) (20X25 / 20X25)
Categoria Sem categoria
Por Gobel • quarta-feira, 16 de setembro de 2009
A delegação do Maranhão desembarcou em São Paulo hoje por volta das 7h. Viagem tranqüila sem escala. Logo às 8h a delegação composta pelas equipes do basquete masculino e feminino do colégio Reino Infantil, o voleibol feminino do colégio Crescimento e o vôlei masculino do Rui Barbosa da cidade de Imperatriz, além das meninas do tênis de mesa do colégio D. Bosco e os meninos do colégio Educator, seguiram para a cidade de Poços de Caldas. Após 4hs de viagem todos chegaram e foram hospedados no hotel Poços de Caldas. Tudo na maior tranqüilidade.
Logo agora a tarde todos os atletas saíram para competir com os seguintes jogos:
Basquete feminino : Reino Infantil X Darwin (ES)
Basquete masculino : Reino Infantil X La Salle (AM)
Vôlei feminino Crescimento X Colégio Cristus (CE)
Vôlei masculino : Rui Barbosa X Colégio Polígono (PB)
O tênis de mesa no feminino classificou para a segunda fase amanha.
Categoria Sem categoria
Por Gobel • terça-feira, 15 de setembro de 2009
O Estado do Maranhão estará sendo representado nas Olimpíadas Escolares que estão sendo realizadas na cidade de Poços de Caldas no estado de Minas Gerais. A decisão foi concretizada na manha de hoje pela Juíza Federal Marianna Carvalho Bellotti da 15ª vara Federal Cível do Estado do Rio de Janeiro.
Estarão viajando as equipes do basquete masculino e feminino, o vôlei masculino e feminino o handebol e o tênis de mesa. A delegação do Maranhão estará seguindo com 60 componentes entre atletas e dirigentes.
Estarão viajando às 02h com chegada prevista em São Paulo às 07h e logo em seguida embarcarão em ônibus especial para a cidade de Poços de Caldas com a viajem de 04 horas de duração.
A viajem esta sendo disponibilizada através da Secretaria de Esporte e Juventude na pessoa do Sr. Roberto Costa, Secretário desta pasta.
Categoria Sem categoria
Por Gobel • quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Esse é um ditado que está a todo o momento em evidência e nos mostrando que só o tempo é capaz de nos colocar a prova a competência, o trabalho realizado com seriedade e acima de tudo com o prazer de realizá-lo.
Neste feriado passei de domingo à terça feira acamado. Sabe aquela gripe que não te da vontade de nem abrir os olhos. Foi assim meu feriado. Literalmente deitado. Por um lado foi bom que fiz algumas coisas que não fazia há algum tempo como ficar á frente da televisão, ainda bem que existem os canais SPORTV e ESPN, li o livro sobre a vida do Heleno de Freitas atacante do meu querido Botafogo, enfim procurei ocupar-me da melhor maneira possível.
O que mais me chamou a atenção foram os comentários em todos os programas esportivos sobre a performance do Dunga junto à seleção brasileira. Após um início incabuloso, aí confesso que eu também achava que não iria dar certo, o nosso técnico da seleção quase que virou uma unanimidade. Após a vitória sobre a nossa arquirival Argentina no último sábado e a garantia de estar na África na copa do mundo do ano que vem, Dunga mostrou, ou melhor, provou, para a maioria dos especialistas esportivos ligados ao futebol que o trabalho quando é feito com seriedade e prazer precisa só de um tempo para se provar a competência. Muitos ontem que estavam criticando o Dunga hoje rasgam de elogios ao trabalho do treinador. Temos todo o direito de desconfiar da competência de qualquer profissional, mas nunca subjugá-lo antes mesmo dele ter tempo de provar a sua capacidade. Dunga começou a dar a volta por cima na sua vida desde a sua eliminação na copa do mundo de 1990 quando Maradona arrancou de uma forma extraordinária da sua intermediária defensiva e deu o passe para o atacante Caniggia eliminar o Brasil nas oitavas de final na copa da Itália. E por pura obra do destino quem desenhou a eliminação do Brasil naquela ocasião foi o mesmo que o Dunga encontrou no último sábado tendo o mesmo sentimento de incapacidade ou mesmo de inoperância demostrado por Dunga naquele ano de 1990. O mesmo Maradona que hoje técnico da Argentina pode estar começando a sentir o gostinho de uma eliminação. E uma eliminação muito mais doída. Doída por nem ter tido o gosto de estar numa Copa do Mundo. A era Dunga como assim foi denominado na época, como jogador duro sem técnica e incapaz de estar vestindo a camisa da seleção brasileira começou a dar a volta por cima após aquela eliminação para Argentina.
Ontem depois de um início arrasador o Brasil cedeu o empate ao selecionado chileno. Empate esse que veio após a expulsão e, diga-se de passagem, sem a mínima necessidade de uma entrada tão desleal e dura do bom jogador Felipe Melo. Jogador esse que teve seu nome lembrado por Dunga e criticado por todos por julgarem sem capacidade para vestir a camisa da seleção brasileira. Com a atitude de ontem deve ter levado um puxão de orelha do Professor. Quem se lembra do Ronaldinho Gaucho? E que o Robinho tome cuidado que as oportunidades que o Nilmar teve souberam aproveitá-la sem medo de ser feliz. Mas voltando ao jogo de ontem o nosso treinador demonstrou a sua capacidade nas três substituições que fez e de forma incontestável venceu mais uma partida das eliminatórias.
Agora com a missão cumprida de classificar o Brasil para o Mundial, Dunga e sua comissão técnica terão muito tempo para planejar o desempenho da nossa seleção. Uma coisa tenho certeza. A farra que houve em 2006 não haverá em 2010. A era Dunga voltou e voltou dando a volta por cima, ou melhor, um banho como se diz aqui na nossa terra, em todo mundo.
Categoria Sem categoria