Hoje em dia a grande preocupação na formação de uma equipe, seja ela qual for, é na escolha dos seus atletas. Quem escolher, quem contratar, enfim, atletas que possam compor e acrescentar o que há de melhor na formação de um elenco.
Que isso entre na cabeça dos nossos dirigentes do futebol aqui do Maranhão que contrata um caminhão de jogadores sem saber como estão fisicamente, se não estão machucados ou se servem realmente para suprir a necessidade do seu time.
Mas deixa-me voltar para minha idéia inicial quando comecei a escrever que é muito melhor. No futsal a escolha dos atletas para a formação de uma equipe tem que ser específica e complementar. Uma equipe de futsal como todos devem saber é formada pelo goleiro, fixo, alas e pivô. Então vamos imaginar que precisamos contratar alguns jogadores para a formação de uma equipe de futsal.
Na forma específica:
Goleiros
Hoje com a evolução do esporte o goleiro além de ter que ser ótimo debaixo das traves, ele tem que ter um bom domínio de bola com os pés, ter um bom passe e um excelente chute. Aí ele será completo.
Fixos:
Para o fixo temos três tipos: o fixo clássico aquele que destrói a jogada e joga com a força. O fixo armador, aquele que tem um bom passe e o fixo finalizador que chuta bem e forte e sabe marcar pela frente e tem uma boa antecipação, fundamental no futsal moderno.
Alas:
Nesta posição é que está o coração de uma boa equipe. Nas alas tem que ter um bom condutor de bola, um passador por excelência e finalmente um grande finalizador.
Pivôs:
Muita gente acha que a função do pivô é de fazer gol. É muito comum se ouvir numa transmissão de futebol quando o narrador diz assim: “fulano de tal trabalhou como um pivô de futsal servindo fulano para fazer o gol”. Existem três tipos de pivô: o de giro, aquele que finaliza; o passador que serve de garçom e o de movimentação que trabalha abrindo os espaços da quadra e às vezes trabalhando até como um ala.
Para se montar uma equipe com essas qualidades especifica, o ideal seria encontrar alguns atletas com mais de uma dessas qualidades mais nunca fugindo da sua característica principal. Para completar o elenco, dentro desse padrão de escolha teríamos que encontrar um bom cobrador do tiro livre direto, que muitas das vezes decide uma partida.
Além das qualidades especificas citada acima, para contratar um plantel tem que ter muito cuidado na qualidade complementar. Talvez aí esteja o segredo de uma boa equipe.
Na qualidade complementar entra a idade do atleta, o perfil psicológico, nível de profissionalismo, o histórico do departamento médico, estilo de vida, o condicionamento físico, o grau de compromisso e competitividade que ele tem além da capacidade de liderar ou mesmo de ser liderado.
É isso aí.