A cada rodada da série C com a participação do Sampaio Correa e da série D com O Moto Club, os torcedores maranhense criam uma expectativa de vitória e reabilitação em seus respectivos clubes. Isso é o normal. E naturalmente, a sensação de recuperação e do tempo perdido, renova a esperança de termos no nosso Estado, um represente na elite do futebol no cenário nacional.
Muito se comenta e até os dirigentes reclamam, da falta dos torcedores no estádio, do apoio das empresas em relação a patrocínio, da falta de apoio da Federação Maranhense, enfim reclamações que até certo ponto se tornam repetitivas e que não consegue se chegar a uma solução ou a lugar algum.
Os torcedores estão cansados dessa mesmice. Tenho certeza disso. Mesmo assim ainda vão ao estádio, levam suas bandeiras, vestem suas camisas, acreditam que nesse determinado jogo o seu time de coração que fará a estréia de cinco a seis jogadores que chegaram durante a semana, serão os verdadeiros salvadores da pátria. Não se sabe se esses jogadores estão bem fisicamente, se estavam em atividade ou mesmo machucados. O que menos entende de futebol sabe que essa fórmula não funciona mais. Li em alguns bloques de companheiros nosso, que entre Sampaio e Moto já houve mais de dez contratações só com centroavantes. E que teve alguns deles que chegaram, não estrearam e já foram dispensados. Será que nossos dirigentes não percebem que isso está errado. Será que não estão percebendo que estão jogando dinheiro fora. Como querem que as empresas patrocinem um negocio que não lhe trará nenhum beneficio, pelo contrário estará colocando em cheque a qualidade do seu produto, seja ele qual for. Quem patrocina aquele que não tem resultado? Muito se ouve dos nossos especialistas do futebol que tanto Sampaio quanto o Moto, contrata em quantidade. E a qualidade?
Mais um final de semana e o Moto não consegue vencer. E o Sampaio com os resultados da rodada, agora vai lutar para não cair. Basta de bater na tecla e falar em planejamento. Basta de tentar se enganar com contratações que só traz decepção ao torcedor com raríssimas exceções. Basta de achar que determinado treinador vai ser o salvador da pátria e vai levar o time as vitórias. São fatos que se repetem há vários anos e que não vem dando resultado.
Acho que está na hora de parar tudo. Começar do zero. Para isso teria que ter a colaboração de todos. A paciência do torcedor em não cobrar resultados imediatos, o apoio da imprensa especializada, a valorização da base, a Federação apoiar de maneira decisiva os seus filiados, promovendo de uma forma mais presente as categorias de base, sub 13, sub 15, sub 19, obrigando todos os seus filiados a participarem de pelo menos em duas categorias de base dos campeonatos estaduais.
Não sei se isso seria uma boa solução, mas vivemos uma experiência dessas na Federação de futsal. Quando Evandro Bessa assumiu a Federação de futsal a primeira atitude que ele tomou foi de valorizar as categorias de base. Só poderia disputar o campeonato principal se houvesse a participação nas categorias de base. Depois disso o futsal do Maranhão evolui bastante com o surgimento de grandes craques e o fortalecimento das equipes.
Quem sabe essa fórmula não seja a solução para tirar o nosso futebol do fundo do poço.
Cabe aí um grande debate.
Gobel
Se não me engano, existe uma legislação que diz que para participar do futebol profissional, tem que haver manutenção de atividade nas outras categorias… o que há, são ‘empresários’ que emprestam jogadores, para ou fazer nome – que nome se faz nesse nosso futebol falido? – ou mante-lo em atividade até poder vender a outros estados… dai que os clubes nao t~em interesse pois nmão são ‘donos’ dos ‘passes’ e não farão dinheiro com a venda – vide o empresário dono do JV Lideral… por que todo esse investimento? a venda de um unico jogador já deu para restituir o quue fez e os demais, se conseguir ‘empurrar’ para alguém, sará luccro…
Isso, que move nosso futebol.
Posso contar algumas coisas que vi quando fui diretor do Moto Clube poer tres meses… é frustrante… como dirigentes abenegados se valiam do time para fazer fortuna… e o clube nem sede tinha… quando entrou alguém e estava tentando moralizar esta pratica dentro do Moto, forças ocultas o derrubaram… ate hoje, nao sei o que qwconteceu… eu, fui dispensado pela televisão…
Resposta: Caro Léo, ja basta de tanta falação por parte de todos. Para o nosso futebol sair desse marasmo teria que começar do zero. Novos dirigentes, novo presidente de Federação, novas cabeças e principalmete profissionalizar a coisa. Diretores remunerados para serem cobrados, prestações de contas para todo mundo ver, bilheterias dos jogos transparentes e reais, enfim teria que mudar tudo. Se um dia isso acontecer, aí eu passo a acreditar em papai noel.
AMIGO GOBEL!
1. A RESPOSTA DO SUCESSO PARA O FUTEBOL ESTÁ NA CIDADE DE IMPERATRIZ. BASTA DEIXAREM DE BAIRRISMO.
2. IMPERATRIZ TEM O MELHO FUTEBOL DO MARANHÃO.
3. PODE BOTAR OS DIRETORES DAÍ. PARA VIREM GARIMPAR BONS.,, JOGADOES. NOS BAIRROS DE NOSSA CIDADE. A QUESTÃO É QUE INSISTEM EM TRAZER JOGADORES QUE JÁ ESTÃO PARANDO SUAS CARREIRAS. E VE NO MARANHÃO UM SAIDA PROFISSIONAL.
4. OLHA. OS SENHORES VERÃO O QUE O JV VAI FAZER NESTES PROXIMOS 10(DEZ ANOS) PODEM ESPERAR. SI NÃO TEREMOS UM REPRESENTANTE NA PRIMEIRA DIVISÃO DO FUTEBOL NACIONAL. OK.
RESPEITOSAMENTE
JUSCELINO DA SILVA LUCENA
Resposta: Acho que O J V Liberal está no caminho certo. Com a saída recente, de três a quatro jogadores, com certeza o clube terá condiçoes de fazer mais investimentos. Acredito que o J.V. vem fazendo tudo isso que pregamos. Estrutura fisica, bons valores pratas da casa, sem cobrança e o melhor, sem gastar dinheiro a toa. Tomara que em breve o nosso Estado tenha mesmo um representante na primeira divisão. Estou torcendo por isso.