A Confederação Brasileira de Futebol de Salão está programando para a segunda quinzena de julho o início da Copa Globo Nordeste de Futsal,uma competição organizada pela CBFS com parceria da Rede Globo nordeste. O grupo do Maranhão será formado pelo Moto Club, um representante do Estado do Piauí e outro do Estado do Ceará ainda a serem divulgados. Os jogos serão realizados no sistema ida e volta, classificando um de cada grupo para a segunda fase e o melhor índice técnico de toda a competição.
A Globo nordeste transmitirá ao vivo as partidas que tem previsão de início para 15 de julho e a grande final no dia 15 de setembro. Isso para o Maranhão seria uma maravilha. Depois da bonita campanha do Santo Expedito no sub-15 sob o comando do prof. Washington Carvalho, onde conquistou o 5º lugar na fase final da competição, nada melhor que uma copa nesses moldes, na categoria principal, para movimentar o nosso tão sofrido e esquecido futsal. Mas como sempre, vêm as dificuldades. O Moto Clube convidado para representar o Maranhão teve que procurar uma parceria para dividir as despesas porque a atual Diretoria do clube não viabilizou o projeto e não poderia bancar a competição. Só isso já é um absurdo.
Não sei se a Diretoria do rubro negro sabe mas, hoje no atual futebol nacional ,temos vários jogadores que saíram do futsal do Moto. Só para citar alguns: Márcio Araujo do Atlético Mineiro, Léo Silva do Botafogo e Serginho no Inter de Porto Alegre. Sem falar em Jefferson e Diego Sousa que estavam no Palmeiras e que hoje voltaram para o clube, mas que com certeza ,não vão demorar muito para saírem. Dos que permanecem já algum tempo no profissional como : Fabinho, Fábio Ricardo, Robson Dentinho e o zagueiro Diego Lindemberg ,todos também foram campeões pelo Moto no futsal.
O parceiro do Moto será a Liga de Santa Inês para a disputa dessa competição. Os jogos serão realizados no interior com alguns atletas do atual elenco do Moto e outros da própria Liga. Isso se o ginásio da cidade passar pela vistoria da Confederação. Se a Liga não providenciar os ajustes necessários exigidos pela CBFS o Estado do Maranhão ficará mais uma vez fora dessa competição. Isso seria um retrocesso, pois, nesta mesma na competição do ano passado, nosso estado foi o único ausente por falta de patrocínio ou parceiros para bancar a participação de algum representante maranhense. Assim fica muito difícil para o futsal do nosso Estado. A Federação precisa ser mais atuante. Quem escutou ou leu sobre algum campeonato promovido pela entidade nesse primeiro semestre? Se houve, não foi divulgado.
A Copa Cezar Bragança promovida pela AABB é muito mais divulgada do que qualquer outro campeonato promovido pela Federação de Futsal. Isso é comprovado que todos ou quase todos, atletas que participam por seus clubes nos campeonatos da Federação, estão jogando na AABB. E percebe-se que tem todas as categorias. Do cinqüentão até os mais novos. Não me venham com a desculpa da falta de Ginásio, pois muitos jogos e campeonatos inteiros já foram realizados na quadra coberta do parque Bom Menino, às vezes sem a mínima condição de jogo ou por estar molhada, ou mesmo pelos buracos existentes nela. A falta de interesse prejudica o crescimento desse esporte, hexa campeão mundial e o segundo mais praticado em todo o país. Realmente assim fica muito difícil. Vamos torcer para que a Prefeitura de Santa Inês consiga colocar o seu ginásio de esportes em condições, para que a parceria Moto Club/Liga de Santa Inês tenha sucesso nessa competição para o crescimento do futsal do Maranhão
Gobel
deve-se isso ao que voce tem pregado, e o Izone, desde o inicio da postagens dos Blogs: p l a n e j a m e n t o.
Mais que isso: compromisso!
Nossos ‘clubes esportivos’ – só de futebol(zinho) – que se diz profissional, não dão a devida atenção aos chamados ‘amadores’.
Não há uma estrtura esportivam dando-se enfase ao ‘futebol profissional’.
O Governo tem grande culpa. Por que não condiciona a ajuda ao ‘clubes de futebol’ a manutenção de esportes ‘amadores’ – que não o futebol? Esse dinheiro – público! – destinado às equipes que vão disputar alguns torneios interestaduais – ajuda – não seria melhor aplicado no esporte não-ptrofisisonal?
Nossas Federações estão à míngua…
Nossos Atletas sempre aparecem na mídia implorando patrocínio, uma ajuda, para representar o Estado, com chances reais de conquista de título… Atletismo, Judô, Karatê, Tae Kon Do, Natação, Tiro … mesmo alguns esportes coletivos, nas categorias inferiores, como Voleibol (Imperatriz), Handebol, Basquete (do Betinho)… O Beach Soccer não conta, pois a maioria dos jogadores vêm de fora… pagos apenas para um campeonato e depois se desfaz o time. É válido? discutível, mas chama a atenção e pode criar uma nova geração, se aproveitados os ‘da casa’…
Precisamos de Heróis no esporte, para incentivar as novas gerações… Iziane, Codó… quem mais?
E pensar que já tivemos o melhor Futsal do Norte/Nordeste… nos anos 60 e 70… Mas isso, é História. Mataram no nascedouro…
Gobel, pergunto a você: qual é a política de Estado – de Estado, não de Governo! – que temos? Temos uma Política Pública?
Com a palavra, o Sr. Secretário de Estado!
Leopoldo Vaz
desde o Recanto Vinhais
GOBEL, VC FOI MUITO FELIZ EM ABORDAR MATERIA SOBRE O FUTSAL, SAIBA QUE O SANTA INES ESTÁ MUITO FORTALECIDO, DADÁ FOI MUITO CONTUDENTE NA ESCOLHA DE JOGADORES QUE PODERÃO RENDER MUITO,PARA O SUCESSO DO SANTA INES, LEVOU DELACY BELFORT, THAYGON SILVA ( GOLEIRO CONSAGRADO ), PIMENTINHA, GILSON UNS DOS ARTILHEIRO DA AABB, SAMUEL QUE DISPENSA COMENTARIO, ETC… um abraço GOBEL, continue nessa luta, mesmo sabendo dos percalços e impecilios que sempre ocorrem !!!