Custo e Beneficio
Hoje a cidade de São Luis vive um momento muito difícil para o esporte amador. As Federações não procuram viabilizar os campeonatos necessários para por em prática o que é trabalhado em quase todas as modalidades, nas Escolas públicas e particulares. Infelizmente a nossa cidade talvez seja a única em todo país onde essas escolas alimentam as competições promovidas, ou quando promovidas, por essas Federações.
Concordo que a situação hoje com a falta do Ginásio Costa Rodrigues torne a realização de qualquer evento mais difícil. A posição geográfica desse ginásio sempre muito disputado por todas as Federações contribui muito para o sucesso desses campeonatos.
Sabemos que o ginásio está sendo reconstruído mas não sabemos como ficará. Não foi divulgada pela Secretaria de Esportes e Juventude nenhuma maquete ou mesmo nenhuma noticia como ficará o Costa Rodrigues. Acredito que farão um ginásio mais moderno com uma quadra nos padrões oficial, 20 X 40, que atende a necessidade das federações de Voleibol, basquete, Handebol e futsal. Acredito também que os vestiários serão melhorados juntamente com a iluminação. O Costa Rodrigues deverá ficar muito bonito para a realização de grandes competições.
Foi divulgado que a antiga sede do Colégio Marista havia sido comprada pelo governo passado. Ora se o prédio foi adquirido pelo governo, o Ginásio, as quadras cobertas, a piscina e os campos de futebol, também fazem parte do pacote. Porque então não aproveita e faz logo uma boa reforma e coloca esses espaços a disposição da comunidade. Ou vai esperar se acabar para reformar.
Em um outro post, comentei que o Jems estava faltado público para assistir aos jogos pelo motivo que os mesmos, estavam sendo realizados em ginásios muito distantes. Talvez a receita esteja aí: a centralização dos esportes coletivos. E isso já serviria para a fase final do maior evento esportivo do Estado. Já pensou um determinado colégio jogando basquete ou voleibol no Costa Rodrigues com a torcida em peso presente e depois essa mesma torcida descendo para Marista para assistir o handebol ou mesmo o futsal. Mais pensando bem quando o Jems era Jems, era assim. Os Jems de hoje só é atrativo porque disponibiliza a possibilidade da Escola ou aluno campeão de participar das Olimpíadas Escolares promovida pelo COB.
Mas nem tudo cabe ao governo do Estado. Existe uma área mais central em nossa cidade que o Parque do Bom Menino? Entra prefeito e sai prefeito e essa área não é transformada em uma praça esportiva de verdade. Ali naquele espaço caberia uma grande área de esporte.
Um ginásio, um pista de Cooper descente, uma piscina semi olímpica, uma sala de musculação, umas duas ou três quadras poliesportivas como já existe, e um centro administrativo para coordenar os professores capacitados para ministrar aulas para toda a comunidade e também, servir os alunos do município com as aulas de educação física ou as modalidades esportivas. O público da terceira idade teria um espaço descente e com orientadores para praticar suas atividades físicas. Eu já vi isso na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, em uma praça em frente ao Shopping Curitiba bem no centro da cidade. E como funciona.
Com todas essas praças esportivas a disposição as federações e nem ninguém teriam como argumentar a falta de espaço para a realização das competições
Quando isso, algum dia se tornar realidade, todos ganharão. O custo beneficio para essa garotada que pouco tem de espaço para praticar um esporte, será total. Isso eu tenho cereza.