Em que data terminará o mandato do Presidente Lula?

1comentário

Lula foto oficial Frequentemente se ouve dizer que o mandato do presidente Lula será encerrado no dia 31 de dezembro de 2010.

 Ledo engano.

 Com efeito, a análise  conjugada dos artigos 77 e 82 da Constituição Federal conduz o intérprete atento à conclusão distinta desse lugar-comum.

 Senão vejamos.

 O artigo 82 preconiza que o mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.

 Já o artigo 77 diz que a eleição do Presidente da República será realizada no mês de outubro do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente.

 A clareza solar dos dispositivos sobreditos emerge sem maior esforço exegético.

 Portanto, o sucessor de Lula será eleito em outubro de 2010 e tomará posse em 1º de janeiro de 2011, na mesma data em que será encerrado o mandato presidencial atual.

 Se o mandato de Lula fosse findar no dia 31 de dezembro de 2010, a eleição do seu sucessor teria que ser realizada em outubro de 2009, para que a norma constitucional inserta no artigo 77 pudesse ter efetividade.

 E mais: se o mandato de Lula realmente terminasse em 31 de dezembro de 2010, a Presidência da República iria ficar vacante e acéfala durante várias horas, visto que a tradição protocolar convencionou que a cerimônia da posse presidencial acontece no turno vespertino, geralmente às 15 horas, em sessão solene do Congresso Nacional, no dia  primeiro de janeiro.

1 comentário para "Em que data terminará o mandato do Presidente Lula?"


  1. RUBINALDO SILVA DE ALENCAR

    Prezado Flavio Braga

    É com muita satisfação que lhe parabenizo pela competência e a iniciativa em ofertar a nós eleitores maranhenses um espaço destinado ao tema do direito eleitoral, o qual implica, irremediavelmente, no destino do nosso país e, sobretudo, das nossas cidades, uma vez que sempre digo as pessoas do meu círculo de amizade, que antes de morarmos no Brasil ou Estado, moramos e vivemos nas urbes.

    Ademais, suas colocações sobre o tema em análise são pontuais e inteligíveis, inclusive, para os “leigos”, perdoe-me a força da palavra.

    Grande Abraço!

    Resposta: obrigado pela participação, incentivo e pelo proficiente comentário.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS