O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, enalteceu a indicação de Luiz Fux para ser o 11º ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga aberta desde agosto de 2011, após a aposentadoria do ministro Eros Grau.
Ophir ressaltou que Luiz Fux tem uma visão global da Justiça, que deve contar com a participação de magistrados, membros do Ministério Público e advogados.
A seguir a íntegra do comentário feito pelo presidente nacional da OAB:
“O ministro Luiz Fux tem uma história de grande dedicação ao Judiciário. Tem uma visão global da Justiça, compreendendo-a não como um fenômeno isolado, mas que deve ter a participação obrigatória de magistrados, membros do Ministério Público e dos advogados. Sem a articulação e o trabalho dessas três classes não se pode falar em Justiça e o ministro Luiz Fux tem essa visão. Fux preenche todos os requisitos constitucionais para integrar o Supremo Tribunal Federal e foi uma escolha bem vinda para a advocacia. A OAB tem a expectativa de que o Luiz Fux seja um ministro da nação, com compromisso com o STF e julgue todas as questões como sempre o fez, com independência, autonomia e zelando pela Constituição Federal, aí incluídos os processos que tratam da Ficha Limpa.”