SÃO LUÍS – O Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura DA UFMA realiza, no dia 28 de setembro, das 19h às 21h, encontro na Associação Maranhense de Escritores Independentes, no São Luís Shopping, com o objetivo de debater o livro “Teresa Decide Falar”, da escritora maranhense Lindevania Martins, que também é defensora pública, atuando no Núcleo de Defesa da Mulher e População LGBT.
Sobre os contos, que se inserem na vertente conhecida como realismo fantástico, diz a autora. “Todas as fronteiras são artificiais. E como tudo é muito borrado, muito misturado, precisamos estabelecer divisões para nos sentirmos mais seguros. Nesse sentido, abraçar o fantástico para mim foi uma liberdade imensa, porque eu me sentia presa às convenções de uma escrita mais realista, que não ousava transpor certos limites”.
E complementa: “E a minha ficção se alimenta de muita coisa. Da minha rebeldia, dos espaços por onde circulo, dos livros que leio, das minhas crises, alegrias e obsessões. Mas se alimenta especialmente do meu desejo de construir uma vida com significado, que não seja apenas superfície e que não sirva apenas para mim. Há uma dimensão coletiva aí. E penso que dar forma à questões complexas do mundo contemporâneo, dar um corpo fantástico a elas, permite que a retomemos sob perspectivas que facilitam novas associações e descobertas, abrindo espaços para a construção de sensibilidades que se oponham aos automatismos e fascismos da vida cotidiana”.
A roda de conversa , intitulada “Leituras e Livros Que Moram Dentro de Nós”, contará com a presença de Lindevania Martins e será mediada pelas professoras Aldenora Rezende e Leoneide Martins.
“Teresa Decide Falar” foi publicado pela Editora CEPE após vencer o sexto Concurso Nacional CEPE de Literatura, categoria contos, e foi lançado na Bienal de São Paulo de 2022.