São Luís – Uma ação de conscientização, saúde e prevenção foi realizada pelo time da Cardiologia da Natus Lumine Maternidade e Hospital em sua sede no Olho D´Água. O evento marcou o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial e serviu para conscientizar pacientes e colaboradores sobre os perigos da doença.
Foram realizadas aferições de glicemia e da pressão arterial, além de distribuição de panfleto com dicas médicas de como levar uma vida saudável e com “Mais Cuidado e Menos Tensão”. O renomado cardiologista Dr. Benedito Buhatem, que integra o time de cardiologistas da Natus Lumine, participou da ação e foi taxativo em seu alerta.
“A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença que não tem cura, somente tratamento. Trata-se de uma assassina silenciosa, pois se instala aos poucos e sem sintomas iniciais. E se não detectada e controlada, pode levar a complicações graves como AVC, infarto e insuficiência renal crônica, obrigando o paciente à hemodiálise. Entre os fatores de risco da doença estão o sedentário, obesidade, estresse, insônia e má alimentação”, destacou o cardiologista.
A enfermeira da Natus Lumine Luciana Leite lembrou que os hábitos saudáveis são grandes aliados para combater essa doença. Alimentar-se de forma saudável, praticar atividades físicas, beber pelo menos dois litros de água por dia, dormir bem e cuidar da saúde mental, reduzir a ingestão de sal e de produtos industrializados com alto teor de sódio, evitar o tabaco e consumir álcool de forma moderada e apenas socialmente podem estar entre os segredos para prevenir a hipertensão arterial.
A mãe Danacarliele, de 29 anos, estava acompanhada do marido e de seu bebê. Ela aproveitou para participar e aprovou ação.
“Achei muito legal poder fazer essas medições aqui na Natus Lumine gratuitamente. Cuidar da saúde é sempre muito importante, e precisamos aproveitar essas oportunidades de prevenção”. disse ela que aproveitou para medir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia.