Dia de Doar reforça importância das doações como um hábito entre os brasileiros

0comentário
Iniciativa visa estimular a doação por pessoas físicas, empresas e organizações

São Luís – Com o objetivo de promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, no próximo dia 29 de novembro acontece a edição 2022 do Dia de Doar. Em São Luís, o Dia D da campanha, que está ocorrendo pela primeira vez na capital maranhense, será no dia 27 de novembro.

A iniciativa visa estimular a doação por pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.

A coordenadora do Dia de Doar São Luís, Neuza Ribeiro, explicou que as mais de 40 instituições sociais da cidade integrantes do movimento atuam em áreas como saúde, educação, cultura, meio ambiente e fez um convite especial à sociedade.

“Convidamos a população, assim como os empresários, a fazerem parte desta grande festa da generosidade participando da campanha do Dia de Doar São Luís, doando materiais diversos, dinheiro em espécie ou o seu tempo de trabalho para fortalecer essas causa nos territórios onde essas organizações sociais estão  localizadas”, frisou.

A expectativa é que milhões de pessoas sejam estimuladas no país para realizar ações de generosidade em uma grande onda de solidariedade. Na edição de 2021, ano que também ficou marcado pela pandemia de Covid-19, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 2,3 milhões em doações online.

No total, mais de 23 milhões de pessoas foram alcançadas pelas redes sociais. No perfil da campanha local no Instagram @diadedoarsaoluis, serão atualizadas as informações sobre como doar, mas os interessados já podem entrar em contato para saber como ser um agente de melhorias da realidade, desenvolvendo uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.

Como surgiu o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação) e iniciou nos Estados Unidos em 2012. É realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e no ano seguinte o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.

Sem comentário para "Dia de Doar reforça importância das doações como um hábito entre os brasileiros"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS