Quem concedeu entrevista, ontem de manhã (18), na Rádio Mirante AM, foi o procurador e membro da Academia Ludovicense de Letras Bruno Tomé Fonseca, oportunidade em que falou do livro de sua autoria, intitulado “Rei Zulu: A Majestade Bárbara”, a ser lançado em breve e que trata da biografia inédita do ex-lutador maranhense, oriundo de Bequimão, Casemiro Martins, conhecido como “Rei Zulu”.
“É muito gratificante e desafiante escrever sobre o universo de lutadores e ex-lutadores, o que me obrigou a muito estudo em vídeo, documentos e fontes históricas, como registros jornalísticos na Biblioteca Nacional. Muita coisa, diga-se de passagem. Encontrei documentação na Hemeroteca Digital da referida biblioteca, bem como percorri fontes de arquivos pessoais do Rei Zulu, além de quase 6 horas de entrevistas em áudio. Isso obriga o escritor a ter muita responsabilidade e zelo no tratamento das informações”, disse.
Sobre a obra do Rei Zulu, em vias de ser concluída na sua versão final, também é um microcosmo da biografia dos desbravadores de um universo gigante, o do UFC e de outras federações correlatas. Rei Zulu foi um retirante da luta, um nômade, que correu o Brasil (e alguns países do mundo) desbravando e procurando adversários de toda a natureza e sem distinção.
Por isso, o autor busca mídia para divulgação, no sentido de obter o apoio necessário para o projeto. “Não preciso de literatura para sobreviver, graças ao Bom Deus, mas não posso negar apoio, principalmente porque o propósito é ajudar o Rei Zulu, que hoje atravessa intensas dificuldades de saúde e financeiras, inclusive aguardando cirurgia nos quadris para restabelecimento da sua locomoção. Quero sublinhar: o propósito é buscar apoiadores que possam direcionar diretamente o seus respectivos apoios a editoras que queiram desenvolver um trabalho de qualidade, pois sinto que temos um bom material”, complementa o procurador.
E mais: “Boas histórias são para registrar e eternizar (quem sabe) e não para deixar nas gavetas. Deve-se sempre buscar a substância de trabalho voltado a valorizar a história do esporte e de um ser humano que hoje precisa resgatar a sua memória”, finaliza.
Hello ,i would like to buy the book Rei Zulu
Hi, dear! Do you want the phone number?
Oi. Tem uma versão online do livro pra ler no computador? Tinham que fazer a versão virtual. Eu comprava.
Infelizmente, ainda não, mas iremos pensar nisso!