São Luís – O diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), Paulo Pires, participou, na quarta-feira (13), no Sest Senat São Luís, da entrega da décima nona edição do ‘Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar’, uma iniciativa da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS) em reconhecimento às melhores práticas socioambientais realizadas no setor de transporte.
“Em um cenário com grandes dificuldades, essas empresas transformaram suas rotinas, implementando ações para o consumo consciente dos combustíveis e redução das emissões. Por isso, elas merecem nosso aplauso. O prêmio é muito importante para destacar as melhores práticas para o meio ambiente e para a nossa sociedade”, frisou Paulo Pires, diretor executivo do SET.
O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar presta um reconhecimento a projetos e iniciativas das empresas de transporte de passageiros e de cargas em prol do meio ambiente. Com edições anuais, é uma ação realizada pela Federação dos Transportes (Fetrans) desde 2002 por meio do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte – maior programa ambiental do transporte brasileiro.
O objetivo é incentivar e promover o reconhecimento das empresas do setor de transportes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão comprometidas com a redução das taxas de emissão de gases poluentes e com a preservação dos recursos naturais, executando soluções viáveis para harmonizar ganhos econômicos com benefícios ambientais.
A tradição e a credibilidade conquistadas ao longo desses 19 anos de realização do prêmio estão aliadas a novas visões sobre sustentabilidade, consumo consciente e eficiência energética. Com um olhar cada vez mais voltado para o futuro, o PMQA mudou e busca contribuir de forma ainda mais significativa e inovadora para o desenvolvimento sustentável do setor de transportes.