São Luís – Alinhado com a sua política de inclusão e incentivo à presença feminina na fábrica, a Alumar deu início, nesta sexta-feira (11), ao Programa de Mulheres na Redução, com o objetivo de contratar e qualificar 50 profissionais para as áreas operacionais da fábrica de alumínio. As selecionadas receberão formação no período de um mês, a ser realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com conteúdo teórico e ações práticas.
A aula inaugural foi ministrada por Riane Oliveira, business partner da fábrica de alumínio, que discorreu sobre a importância do papel da mulher no universo laboral. O programa do curso é voltado para temas relacionados à educação para o trabalho, como comunicação oral e escrita, planejamento e saúde e segurança, além de módulos técnicos, com atividades envolvendo abordando a operação e outros processos operacionais. Além disso, as profissionais terão acompanhamento de um tutor durante os três primeiros meses de trabalho.
Segundo o diretor da Alumar, Helder Teixeira, presente ao evento, “o mundo está cada vez mais complexo e desafiador e, nesse quadro de constantes desafios, a maior participação das mulheres empregando sua força de trabalho com competência e qualidade é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento”.
A expectativa das selecionadas para trabalhar na empresa é um diferencial à parte. A Alumar, reconhecida como um grande empreendimento no estado, é meta para os objetivos profissionais das maranhenses. “As oportunidades de trabalho em uma grande indústria ainda são muito limitadas, até pelo perfil do estado, muito mais voltado para o agropecuário. Uma possibilidade de trabalho aqui pode ser transformador em vários aspectos das nossas vidas”, afirmou Daphne Rodrigues, 27, entusiasmada com novas possibilidades na carreira.
A gerente de RH, Teresa Cavalca, incentiva novas conquistas pelas alunas do Programa. “A história da Alumar está ligada à vanguarda dos acontecimentos, tanto nos fundamentos relativos ao crescimento social, quanto à atenção em direção à diversidade e inclusão. O RH da Alumar não é mero contratador de mão de obra, mas, sobretudo, representa o espírito da nossa fábrica, que qualifica e emprega sempre em conexão com as mudanças do mundo no seu aspecto social e econômico. O Programa Avisa Que São Elas é um exemplo disto”, disse.
Jehynny Pinheiro, 31, retorna à Alumar, depois de trabalhar na fábrica no setor administrativo por uma terceirizada do Consórcio. Selecionada para o Programa Avisa Que São Elas, disse estar mais que pronta para o futuro. “Eu amo a atividade industrial, nasci para trabalhar na operação e essa é uma oportunidade única. O primeiro passo para uma nova história na minha carreira”, enfatizou.
A Alumar é reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas políticas de inclusão. Em 2021, foi certificada pelo Guia Exame de Inclusão & Diversidade e, em 2020, recebeu a premiação de Melhor Empresa em Diversidade no setor de Siderurgia e Mineração. Entre as iniciativas desenvolvidas pela Alumar, destacam-se a AWN (Rede de Mulheres da Alcoa), que tem como missão fornecer inspiração, conscientização e conexões na promoção de uma cultura de inclusão de mulheres e melhoria da diversidade de gênero. Também conta com os grupos EAGLE (Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBTQIA+), AWARE (Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial) e ABLE (Alcoanos e Alcoanas Indo Além de Expectativas Limitantes).