São Luís – Coordenador ou chefe de estocagem, analista ou coordenador de logística, analista de expedição, analista de transportes, analista de distribuição, analista de produção, analista de materiais, chefe de expedição, coordenador de expedição ou chefe de almoxarifado. Essas são algumas áreas de atuação do profissional da área de Logística, um dos cursos de graduação oferecidos pela Faculdade de Negócios Faene.
A área está em alta no Brasil face à demanda das organizações. No entanto, há carência de profissionais especializados. O curso destaca-se em tempos de crise pela necessidade de manter a produção, a circulação de bens e a prestação de serviços. Na prática, envolve a aquisição, transporte, armazenamento, distribuição e entrega de peças e de produtos, processo que vai desde a compra de insumos e matéria-prima até a chegada do bem para o cliente.
O especialista em logística está por trás de todos esses processos, planejando e coordenando a movimentação de materiais ou informações essenciais às operações e à satisfação do cliente. Sem ele, não há produção, pois o fluxo de trabalho é comprometido e a organização perde em produtividade.
Além do mais, logística empresarial faz a gestão inteligente de recursos, evitando despesas com deslocamentos desnecessários, compra excessiva de suprimentos e acúmulo no estoque de mercadorias pouco vendidas, por exemplo. O profissional da área tem papel essencial na saúde financeira da companhia e em seus resultados.
“Logística é uma área em constante evolução, sendo um potente instrumento de competitividade que possibilita a produção e a integração de diferentes setores de uma organização. Pelas atividades envolverem o fluxo de materiais e produtos, com soluções que buscam a redução dos custos, o trabalho logístico agrega bastante valor para clientes, usuários e líderes empresariais”, frisa Michele Mendes Carreira, diretora administrativa da Faene.
Piso salarial
Quem é formado em Logística encontra pisos salariais que variam de acordo com o ramo da companhia na qual atua, como comércio, serviços, indústria, transportes, entre outros. Assim, a profissão oferece inúmeras possibilidades de atuação e, geralmente, o colaborador é bem remunerado, principalmente no setor de indústria.
Por ser uma das carreiras mais promissoras do mercado e devido ao rápido crescimento do parque industrial brasileiro, os profissionais encontram excelentes oportunidades para oferecer sua mão de obra qualificada e experiente. Isso acontece porque é preciso contar com uma sólida formação, que capacite a pessoa a pensar em soluções, a planejar, organizar, dirigir e a controlar todas as atividades relacionadas à parte logística.