
SÃO LUÍS – Rodado nos Lençóis Maranhenses e aplaudido no exterior, ‘Betânia’ estreia nas cidades de Balsas, Caxias, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e na capital São Luís.
Produzido pela Salvatore Filmes com Coprodução do Canal Brasil, “Betânia”, primeiro longa de Marcelo Botta, chega aos cinemas do Maranhão nesta quinta-feira, dia 24 de abril de 2025.
Em São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís, também pode ser visitada a exposição “Betânia”, no Shopping Pátio Norte, reunindo mais de 30 peças e inclui fotos, vídeos, objetos de cena, figurinos e prêmios. O horário de visitação é das 10h às 22h. A entrada é franca.
Depois do sucesso da exibição no 74º Festival de Berlim, o longa passou por mais de 20 festivais em 16 países. A lista inclui eventos de peso no cenário internacional, como os festivais de Guadalajara (México), Leeds (Inglaterra), Toulouse (França), Rio, Mostra de SP, Huelva (Espanha), Taiwan e o Malaysia International Film Festival, onde recebeu o prestigiado troféu New Hope Award.
Mercado asiático
A estatueta abriu as portas do mercado asiático para o longa brasileiro. Betânia passou por mais três festivais na Índia e outros dois na China após a premiação na Malásia.
“Em todos os países por onde ‘Betânia’ passa, as plateias se encantam com as belezas naturais e culturais do Maranhão”, comenta o diretor Marcelo Botta. “O Bumba Meu Boi e a história da família de Dona Betânia mexem demais com as pessoas, não foi raro ver gente dançando na cadeira, rindo, gargalhando ou até mesmo chorando durante as exibições”, relembra.
Ambientado nos Lençóis Maranhenses, o filme “Betânia” se destaca por mesclar comédia, drama e aventura no retrato de uma mulher de 65 anos e sua família, tratando de temas sociais e ambientais, sempre com muita música e exalando maranhensidade.