Novo romance de Rute Ferreira explora questões sobre memória e direito ao luto

Rute Ferreira é a autora do romance

SÃO LUÍS – Com ecos na peça Antígona, de Sófocles, e referências de ritos populares e do ecossistema do Maranhão, o romance Terra Batida tem lançamento digital marcado para o dia 8 de março, com pré-venda aberta a partir de 25 de fevereiro.

Na trama, que se passa em uma pequena vila de pescadores do litoral maranhense, uma mulher morta reconstrói sua memória e encontra os fragmentos de uma comunidade: o luto pelos entes queridos, a violência exercida sobre os corpos de mulheres, a sabedoria das ancestrais.

Numa narrativa não-linear, a voz da mulher morta evoca dois passados: um recente, em que o desejo de prestar os devidos ritos fúnebres a um familiar contradizem as leis não escritas da comunidade, e um passado mais antigo, que é a memória de uma história de amor que também insurge contra as regras do lugar.

Terra Batida é o segundo romance de Rute Ferreira, escritora maranhense que vem se destacando na cena literária local desde o lançamento de seus primeiros contos em plataformas digitais.

Capa do livro

Rute, que é natural de São Luís, é autora do romance Bordado em Ponto Corrente, que foi publicado em edição digital em 2023 e no ano seguinte teve sua primeira edição impressa graças a uma campanha de financiamento coletivo que atingiu a meta em uma semana.

Segundo ela, isso só foi possível por conta da rede de leitores que se firmou na internet: “É na internet que minha rede vai se formando, que as linhas dessa costura lentamente se conectam e meu trabalho criativo vai chegando mais longe”, observa a autora.

Rute é graduada em Teatro pela UFMA e mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição. Ela publicou seu primeiro livro, Eu te serviria meu coração com vinho branco, em 2022, e desde então vem emocionando leitoras e leitores com histórias de mulheres insubordinadas.

Em 2024, Rute ficou em 3º lugar no V Festival de Poesia, Conto e Crônicas da UEMA, com o poema O Sentido das Raposas. A autora mantém uma newsletter em que semanalmente escreve sobre literatura, arte e processos criativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima