
SÃO LUÍS – Para que o Carnaval seja realmente sinônimo de folia e alegria, é preciso tomar cuidado para evitar acidentes e afastar riscos com a rede elétrica, seja em casa ou na rua.
A Equatorial Maranhão traz o alerta sobre os riscos de acidentes nesta época de festas. Uma das principais recomendações dos especialistas em segurança elétrica é evitar o uso de alguns produtos junto à rede elétrica.
Gabriel Vieira, executivo de Segurança da Equatorial, orienta: “Jamais lance qualquer tipo de objeto em direção à rede elétrica. Não jogue serpentinas, confetes, jatos de espuma ou líquidos, pois as consequências podem ser graves, causar curtos-circuitos, choques e comprometer o fornecimento de energia da região”, frisa Gabriel.
Outro ponto de alerta está relacionado às decorações carnavalescas. Embora seja comum ver bandeirinhas e adereços espalhados pela cidade, essa prática não deve ser feita em postes ou próximo da rede elétrica. Apenas profissionais habilitados, treinados e autorizados pela Distribuidora de energia estão aptos a manusear qualquer parte da rede elétrica.
E mesmo quem prefere curtir o feriado descansando no conforto de casa precisa estar atento. O ambiente doméstico também pode ser fonte de acidentes se algumas precauções forem ignoradas.
Ao usar equipamentos elétricos próximos a piscinas ou áreas molhadas, garanta uma distância segura e que ninguém esteja molhado ao manuseá-los, pois a água pode conduzir a eletricidade. Se estiver molhado, não manuseie eletrodomésticos conectados na tomada, pois também há riscos de choque elétrico.