SÃO LUÍS – A arte desperta talentos, educa e muda a perspectiva de vivenciar o cenário em que estamos inseridos. De repente, o bairro vira palco, algo que seria descartado vira instrumento cultural e as ruas um grande espaço para disseminar conhecimento artístico.
Com essa proposta, o Coletivo O Circo Tá na Rua realiza o projeto ReciclaCirco – escola de circo sustentável, o projeto visa implementar oficinas de formação e capacitação em artes circenses e confecção de malabares reciclados em cinco comunidades da periferia da cidade de São Luís.
As atividades serão realizadas nos bairros Liberdade, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Cidade Operária e Cruzeiro do Anil e terão duração de quatro meses, com oficina de circo e ações socioassistenciais e será encerrada com um espetáculo no Teatro Arthur Azevedo. O período de pré inscrições está aberto. No sábado (18) foi realizada a pré-inscrição presencial no bairro Liberdade.
Na última sexta-feira (24), as inscrições presenciais foram realizadas no Anjo da Guarda, Vila Embratel e Cidade Operária. No Anjo da Guarda, a ação aconteceu na Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, na Vila Embratel, as inscrições serão na Pastoral do Menor e na Cidade Operária, no Centro Educa Mais Maria José Aragão.
Já no sábado (25), as ações aconteceram na Igreja de São Sebastião, no Cruzeiro do Anil.
Além das inscrições presenciais, os interessados podem fazer a pré-inscrição on-line no site www.ocircotanarua.com.br, na aba ReciclaCirco.
Projeto
Essa iniciativa foi contemplada pelo edital Rouanet nas Favelas 2024, do MinC e Instituto Cultural Vale e vai proporcionar quatro meses de aulas para cinco turmas de até 30 alunos cada, com oficinas realizadas nos bairros Anjo da Guarda, Liberdade, Cruzeiro do Anil, Vila Embratel e Cidade Operária. Além de aprender as técnicas circenses, os participantes aprenderão a construir seus próprios malabares circenses a partir da reutilização de resíduos sólidos, permitindo que possam continuar a prática da técnica circense aprendida durante a oficina.
O projeto ReciclaCirco – Escola de Circo Sustentável surge como uma extensão do bem-sucedido projeto Caravana O Circo Tá na Rua, que já passou por quatro edições, levando oficinas de circo gratuitas a comunidades vulneráveis de São Luís e de cidades do interior do Maranhão e Pará.
A partir da análise de indicadores socioculturais coletados durante as ações da Caravana, percebeu-se a necessidade de iniciativas de formação e capacitação contínuas, devido à crescente demanda em cada nova comunidade atendida. Para tornar as ações sustentáveis e replicáveis, o projeto incorporou a confecção de malabares feitos com resíduos sólidos, possibilitando que os participantes pratiquem e disseminem o aprendizado nas suas próprias comunidades, mesmo após o término das oficinas.