SALVADOR (BA) – O Grupo Boticário segue provando, na prática, que é mesmo uma das maiores e modernas empresas de beleza do mundo, estando presente em mais de 40 países. São 4 mil lojas em 1.750 cidades, 20 mil colaboradores diretos, três fábricas e 7 centros de distribuição (CD) – Registro (SP), São Gonçalo dos Campos (BA), Serra (ES), Varginha (MG), Campina G (PR), Cajamar (SP) e Truss (SP). Os números estratosféricos comprovam: as vendas totais ultrapassaram R$ 30,8 bilhões no ano passado, ou seja, um crescimento de 30,5% em relação a 2022.
A fábrica de Camaçari e o Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos, ambos na Bahia, por exemplo, estão completando dez anos de atividades, empregando, aproximadamente, 1,9 mil colaboradores. No entanto, considerando o impulso total do grupo na economia, o resultado é muito maior: quase 60 mil pessoas indiretamente.
Em uma década de trabalho, a fábrica em Camaçari já produziu mais de 1 bilhão de peças. O Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos, por sua vez, expediu mais de 1,3 bilhão de peças e 36 milhões de caixas. São 70 mil peças separadas por hora e pedidos atendidos de 14 estados brasileiros. A engrenagem funciona a partir de 9 linhas de perfumaria, 13 de cuidados e cinco de estojos. O projeto baiano contempla a ampliação em 50% da capacidade produtiva da fábrica, além da expansão logística.
Visita à fábrica e ao CD
Na semana passada, o Grupo recebeu jornalistas e franquiados de vários estados brasileiros, inclusive do Maranhão, para uma visita tanto ao CD de São Gonçalo dos Campos quanto à fábrica em Camaçari, ambos na Bahia. Foi uma imersão rica em informações para que todos pudessem ver e entender a sistemática de funcionamento das duas unidades. Afinal, a produção chega a 201 milhões de peças por ano. Número que torna o complexo baiano um polo de relevante significância.
Os convidados foram recebidos pelo vice-presidente de Operações, Sérgio Sampaio. Antes da visita às dependências da fábrica, ele apresentou números relativos ao trabalho do Grupo no Brasil e na Bahia. Além disso, falou, por exemplo, sobre redução da intensidade de resíduos, circularidade de embalagens, diversidade de colaboradores, entre outros detalhes. E mais: abordou a questão da preocupação com seus colaboradores e com o meio ambiente.
No geral, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e marcas do Grupo Boticário sustentam um alto patamar de inovação com cerca de 4 mil novos produtos desenvolvidos e outros 2 mil reformulados. Cerca de
26% das vendas totais (GMV) do Grupo Boticário foram provenientes de produtos lançados há menos
de um ano.
Redução, reutilização e reciclagem
Aliás, o Grupo aumentou em quase 30% o volume de toneladas de resíduos reduzidas, reutilizadas e recicladas por meio de iniciativas como o maior programa em pontos de coleta de embalagens cosméticas e higiene pessoal no mercado de beleza do Brasil. Com isso, a companhia reduziu o impacto que dez mil toneladas de resíduos poderiam causar ao meio ambiente, ao promover a destinação correta e a reinserção na nossa cadeia produtiva.
Sérgio Sampaio frisou que, em dez anos de atuação na Bahia, o Grupo construiu uma trajetória de sucesso e impacto positivo. “O Polo da Beleza demonstra como podemos integrar nossa estratégia de negócio, nossos parceiros, fornecedores e franqueados a toda uma rede de impacto socioeconômico nos locais onde estamos presentes, gerando oportunidades e transformando a região. Olhamos para o futuro com entusiasmo, comprometidos em fortalecer ainda mais nossa parceria com os baianos”, disse Sampaio.
Equipe
Mas não foi apenas o vice-presidente que deu detalhes aos convidados. Também estavam os diretores Eduardo Villas (Suprimentos), Fábio Miguel (Logística), Felipe Magaldi (Operações Industriais), Juliana Canellas (Qualidade, Excelência e Cuidado), Leandro Balena (Industrial) e o gerente de Marketing Anderson Carvalho, entre outros.
Anderson Carvalho frisou que o grupo tem pretensões de continuar investindo na região Nordeste, inclusive no Maranhão, por meio de suas ações de marketing, a exemplo das ativações e campanhas. Os diversos franquiados nessa região, segundo ele, ajudam a estabelecer uma comunicação mais próxima com os nordestinos.
“Este ano, nós tivemos uma campanha histórica no período junino, atingindo todos os estados do Nordeste, adaptando a linguagem a esses consumidores. Aliás, até o time que desenvolve essas campanhas é composto por nordestinos, para que haja, realmente, uma identificação. Além do São João, acreditamos no poder do Carnaval e sua influência. Nosso cuidado, além dessas campanhas grandes, é nos manter sempre conectados (always on) e atuando com uma comunicação específica para essa região, para que possamos corresponder a esse público, que é muito exigente”, disse Anderson Carvalho.
Grupo Boticário
O Grupo é proprietário das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Tô que tô, Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB.