Projeto ‘Ler é Viver’ é encerrado na zona rural

0comentário
Bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do projeto, durante atividade de leitura com crianças da zona rural

SÃO LUÍS – Conscientização, aprendizado e diversão marcaram o encerramento do projeto ‘Ler é Viver’, no sábado (16), na União dos Moradores da Vila Maruai, após um ano de atividades na zona rural de São Luís.

Neste mês da Consciência Negra, a programação “Leitura e Ancestralidade Africana” movimentou a comunidade com atividades lúdicas diversas, obtendo a aprovação dos moradores.

“É uma ótima iniciativa porque resgata a leitura, o teatro e faz com que as nossas crianças deixem o celular de lado e vivenciem outras experiências. Esperamos que continue no ano que vem, porque as crianças já perguntam quando vai ser o projeto de novo”, afirmou Eranilde Corrêa Sousa, presidente da União dos Moradores da Vila Maruaí.

A felicidade e a participação das crianças marcaram todas as edições do projeto. A estudante Keiliane dos Santos, de 12 anos, participou de todas as edições da ação na comunidade. “Acho legal por causa da leitura, porque a gente tem contato com livro só na escola, às vezes, na biblioteca”, disse.

“Uma grande alegria poder reforçar a prática da leitura e contribuir com conhecimento e consciência cidadã de crianças e jovens nessas comunidades. Encerramos com um roteiro especial voltado à ancestralidade africana”, observou a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do projeto.

Roteiro

No roteiro deste sábado, houve contação de histórias com a atriz e bonequeira Silvana Cartágenes, oficina de criatividade e apresentação do Grupo Trupe Literária que encenou seu espetáculo “Baobá de histórias”, entre outros.

Nesta etapa de encerramento, antes da Vila Maruai, também houve programação na quarta-feira (13), na UEB Hortência Pinho, na comunidade Coqueiro; e na quinta-feira (14), na UEB Amaral Raposo, em Pedrinhas.

Além da programação com os estudantes, durante o ano, o projeto realizou formação com os professores, palestras e oficinas sobre assuntos diversos, como “O percurso do leitor crítico”, “Leitura e Autoestima” e “Leitura em Cena”.

Realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), com equipe de profissionais especializados, o projeto ‘Ler é Viver’ contou com apoio do Instituto Alcoa e parceria da Secretaria de Educação de São Luís (Semed), beneficiando público de 4 mil pessoas nas comunidades, a maioria alunos e professores de três escolas da rede municipal de ensino das áreas de abrangência.

Sem comentário para "Projeto ‘Ler é Viver’ é encerrado na zona rural"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS