SÃO LUÍS – Instituição de credibilidade e que reúne profissionais gabaritados de diversas áreas, tanto do Maranhão quanto de outros estados, a Faculdade de Negócios Faene, que atua ofertando cursos de pós-graduação e de graduação de alta procura no mercado, encerrou o semestre com saldo positivo. A faculdade oferta 17 cursos de pós-graduação e dois de graduação. Na entrevista abaixo, o diretor de Negócios da instituição, professor Ricardo Carreira, faz uma avaliação dos primeiros seis meses de 2024 e, também, sobre a programação para o segundo semestre.
Qual avaliação você faz do semestre que foi encerrado?
RICARDO CARREIRA – O primeiro semestre foi de redescobertas para a Faculdade de Negócios Faene, como de praxe, uma vez que nós sempre temos buscado nos atualizar e garimpar aquilo que é mais importante do ponto de vista da formação dos nossos alunos. Mais uma vez, dentro do contexto da educação mundial, nós entendemos que o uso das tecnologias e da inovação é primordial para a formação de um gestor ou de qualquer profissional que almeje ocupar um cargo de liderança. Apostamos na aplicação dessas tecnologias aqui na Faene, na busca incessante por inovação e pela experiência do cliente, desde os cursos de pós-graduação aos de graduação.
Qual curso de MBA foi o destaque do semestre? Por quê?
RICARDO CARREIRA – Todos os cursos com os quais trabalhamos são importantes para o mercado atual, daí a seleção criteriosa que fazemos para montar a nossa grade, baseados em pesquisa e na observação do comportamento dos mercados brasileiro e mundial. No entanto, já que é para destacar um, eu destaco o MBA One Business, que é voltado para essa nova roupagem do uso das tecnologias e da inteligência artificial, a exemplo do falado Chat GPT, e que é contextualizado por muita inovação e experiência junto ao cliente. Além desse, nós destacamos, também, o MBA em Gastronomia, Hotelaria e Eventos, uma iniciativa inovadora aqui no Maranhão e o qual está tendo uma aceitação incrível, pois conta com a expertise de professores com muita experiência. Lembrando que esse curso é realizado em parceria com o Hotel Blue Tree, graças à visão ampla de sua gerente geral, a empreendedora Jacira Haickel, a quem sempre agradecemos por essa experiência, que está sendo maravilhosa e extremamente gratificante. Esse MBA está agregando e atraindo também alunos que já atuam nessas áreas e isso nos deixa muito felizes, pois é o sinal de que o mercado maranhense quer se atualizar para crescer e se desenvolver.
Quando as aulas serão retomadas na Faene?
RICARDO CARREIRA – As aulas das turmas da pós-graduação serão retomadas no dia 25 de julho, ou seja, dentro em breve. Com relação à graduação, nossos alunos voltarão às salas de aulas no dia 10 de agosto. Nós tivemos um semestre muito proveitoso, com muito aprendizado e uma participação entusiasmada do nosso corpo docente local e dos professores convidados.
Há alguma programação especial para o segundo semestre de 2024?
RICARDO CARREIRA – O grande diferencial é a estreia do MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário, que prepara o aluno para enfrentar os desafios do mercado, com foco especial em previdência social. As aulas serão iniciadas no dia 1o de agosto. Destaco que se trata do primeiro MBA totalmente voltado para a área do Direito aqui na Faculdade de Negócios Faene. Nós teremos, ainda, o MBA em Finanças, Controladoria e Tributos, que oferece as melhores estratégias para uma gestão financeira eficiente. Vamos aprender táticas essenciais de controle e tributação que transformam a carreira e otimizam a performance financeira das organizações. Além disso, nós teremos o inicio da segunda turma do Curso de Gastronomia, Hotelaria e Eventos, sobre o qual já falei anteriormente.
Qual avaliação você faz do mercado atual?
RICARDO CARREIRA – O mercado realmente está muito competitivo e o cliente, por sua vez, cada vez mais exigente. As organizações e as pessoas que queiram se portar de forma competitiva em condições de disputar no mercado atual precisam estar em constante ampliação de conhecimento, trocando informações e em busca de um aprendizado continuo. Mesmo que você esteja em uma função de destaque, nunca deve baixar a guarda, devido às constantes mudanças que o mercado nos impõe e, claro, à concorrência extremamente agressiva. Mas tudo isso é um combustível para que a gente se desenvolva e melhore cada vez mais. Acima de qualquer coisa, é necessário capacitação.