Tese de Doutorado de docente do CEST inova na abordagem sobre endometriose

0comentário
Isabella Bastos Jacome de Souza conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão

São Luís – Professora do Curso de Enfermagem do CEST, Isabella Bastos Jacome de Souza conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com tese inovadora que apresenta uma alternativa ao tratamento da endometriose.

Ex-aluna e atual docente do Curso de Enfermagem do CEST, ela apresentou a tese intitulada “Efeitos da talidomida no tratamento da endometriose experimental em ratas”.

O trabalho apresenta uma perspectiva inovadora no tratamento de uma das doenças que mais afetam mulheres em idade reprodutiva: a endometriose, caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, e que é uma condição dolorosa e muitas vezes debilitante, afetando a qualidade de vida de milhões de mulheres em todo o mundo.

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito analgésico e anti-inflamatório da talidomida no tratamento de endometriose experimental. Após testes, foi possível constatar que a talidomida teve uma ação analgésica, anti-inflamatória e reduziu o tamanho dos implantes, podendo ser sugerida como uma opção no tratamento da dor da endometriose.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade CEST, professora das disciplinas Enfermagem em Saúde Coletiva e Doenças Transmissíveis, do Curso de Enfermagem, Isabela Bastos também é enfermeira da Estratégia Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

Sem comentário para "Tese de Doutorado de docente do CEST inova na abordagem sobre endometriose"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS