São Luís – A capital maranhense está sediando o I Encontro Nacional de Compras Públicas. A programação termina nesta quinta-feira (8). Na abertura, o auditório ficou lotado para a palestra ‘Desafios e Oportunidades na Implementação na Nova Lei de Licitação’, com o auditor do Tribunal de Contas Sandro Bernardes.
O evento, realizado pela empresa SLA Negócios, atrai as atenções de profissionais do setor público e de empresas privadas, além de grandes nomes do cenário nacional que debatem a Nova Lei de Licitações.
Estavam presentes na abertura o professor especialista em Licitação e Contratos André Maia; a promotora de Justiça Nayma Ribeiro, a secretária de Administração e Finanças da SEDES, Consuelo Magalhães, prefeitos, advogados, contadores, economistas e profissionais de áreas afins.
Na palestra de abertura, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Sandro Bernardes, destacou a importância da participação de vários segmentos da sociedade, inclusive do poder público, e de gestores de outras áreas, sendo fundamental para fortalecer os alicerces de um processo licitatório mais transparente, eficaz e alinhado com os princípios da legalidade e eficiência.
Para Sandro Bernardes, a Nova Lei de Licitações representa um marco importante não apenas para os gestores públicos, mas, também, para as empresas que atuam no segmento.
“Na realidade, a nova legislação traz consigo a oportunidade de promover uma maior eficiência, transparência e competitividade em todos os processos licitatórios, resultando em benefício tangível para a sociedade como um todo.
Fico muito feliz em poder contribuir para este grande evento aqui em São Luís, pois, ao longo desses dias, teremos a oportunidade de analisar os aspectos técnicos da nova legislação, mas também compartilhar experiências, ideias e melhores práticas para sua implementação bem-sucedida”, frisou o auditor Sandro Bernardes.
A palestra inicial destacou o tema “Desafios e oportunidades na implementação na Nova Lei de Licitações”, proferida pelo auditor do TCU Sandro Bernardes.
Logo em seguida, foi ministrada a palestra ‘ETPs Estratégicos: implementação de acordo com a NLLCA’. Já no fim da manhã, houve talk-show com Jonathan de Jesus, Tatiana Camarão e Sandro Bernardes (mediador).
À tarde, as atividades privilegiam as oficinas “Construindo ETPs com fundamento na NLLC, com Priscila Vieira’, “Construindo TRs com fundamento na NLLC”, com Sandro Bernardes, e “Construindo PCAs com fundamento na NLLC”, com Consuelo Mgalhães.