São Luís – A professora Isabela Bastos Jacome de Souza, ex–aluna e atual docente do Curso de Enfermagem do CEST, conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com a tese intitulada “Efeitos da talidomida no tratamento da endometriose experimental em ratas”.
A tese apresenta uma perspectiva inovadora no tratamento de uma das doenças que mais afetam mulheres em idade reprodutiva: a endometriose, caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, e que é uma condição dolorosa e muitas vezes debilitante, afetando a qualidade de vida de milhões de mulheres em todo o mundo.
Trata- se de uma doença crônica associada à dor pélvica e diversas estratégias têm sido pesquisadas para o controle da dor, como a utilização de substâncias anti-inflamatórias. Nesta perspectiva, a talidomida surge como opção no controle álgico por sua propriedade imunomoduladora utilizada no tratamento de diversas condições clínicas.
O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito analgésico e anti-inflamatório da talidomida no tratamento de endometriose experimental. Foram utilizadas 36 ratas da linhagem Wistar e separadas aleatoriamente em seis grupos.
A pesquisadora realizou testes comportamentais para avaliação da dor, avaliação dos níveis séricos das citocinas, aferições dos volumes dos implantes antes e ao final do protocolo de tratamento e estudo histopatológico das áreas de implante.
Foi possível constatar que a talidomida teve uma ação analgésica, anti-inflamatória e reduziu o tamanho dos implantes, mais expressiva com doses a partir de 50mg/kg/dia, podendo ser sugerida como uma opção no tratamento da dor da endometriose.
Graduada em Enfermagem pela Faculdade CEST, professora das disciplinas Enfermagem em Saúde Coletiva e Doenças Transmissíveis, do Curso de Enfermagem, Isabela Bastos também é enfermeira da Estratégia Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.