São Luís – O Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão / Lacmar, empresa do Grupo Mercúrio, segue crescendo e inovando. Desde 2020 tem feito investimentos robustos para oferecer aos maranhenses inovação, rapidez e precisão com alta qualidade em exames diagnósticos.
Acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), foi o primeiro laboratório no Maranhão a utilizar o sistema analítico COBAS P512 e o COBAS Pro; que aumenta o nível de qualidade dos resultados.
Na quarta-feira (22), foi lançado, em um evento voltado para médicos que aconteceu no Hospital e Maternidade Natus Lumine, o Lacmar Genômica. Trata-se da mais nova divisão do Laboratório Lacmar, que traz um novo conceito em saúde para o Estado: a medicina de alta precisão. Ela é pautada em três pilares, que objetivam, a partir da análise de DNA, identificar, predisposição a doenças, prevenção e personalização do tratamento.
Segundo o conselheiro do Grupo Mercúrio e diretor geral do Lacmar, Vinícius Braid, o propósito é convergir ciência e laboratório diagnóstico no Lacmar Genômica, especializado em exames genéticos e alicerçado nos pilares da medicina de precisão.
“Contamos com um amplo portfólio de testes genéticos para revolucionar a medicina preventiva e os diagnósticos precoces que podem salvar vidas. São mais de 4 mil exames genéticos, que abrangem diversas especialidades, tais como: oncologia, genética médica, saúde da mulher, medicina reprodutiva, pediatria, neurologia e nutrigenômica” explicou Vinícius Braid.
Estão à frente do Lacmar Genômica dois experts na área: o PhD Felipe Marques, especializado em Genética Molecular Humana, com mestrado e Doutorado pela UCB (DF) e UCLA (USA), e a PhD Elda Pereira Ávila, especializada em oncogenética, com mestrado pela UFMA, doutorado e pós-doutorado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
“Nosso corpo técnico é formado por profissionais altamente especializados, que atuam como aliados na investigação diagnóstica, oferecendo um suporte laboratorial e científico para médicos e pacientes. Acreditamos que a aproximação entre o laboratório e os consultórios médicos é a chave para se chegar a diagnósticos mais rápidos e mais precisos. E nossos profissionais atuam como verdadeiros aliados na investigação, oferecendo um suporte técnico sobre toda a interpretação”, ressaltou Vinícius Braid.
Como grande destaque do vasto portfólio do Lacmar Genômica, já está disponível em São Luis o ‘Teste da Bochechinha’, que possibilita o rastreamento de mais de 340 doenças. Muitos não sabem, mas existem várias doenças genéticas, muitas delas graves, que podem se manifestar na primeira infância. Mas se descobertas a tempo, podem ser tratáveis, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes.
O ‘Teste da Bochechinha’ é rápido e realizado por uma nova técnica de sequenciamento de DNA (Next Generation Sequencing), que consiste em uma verdadeira revolução tecnológica no campo da biologia molecular. É feito a partir de uma coleta sem dor da mucosa oral (parte interna da bochecha). Com essa amostra, é realizado o sequenciamento e mapeamento genético, que é capaz de diagnosticar a existência ou mesmo prever o surgimento de doenças genéticas que afetam diversos sistemas do organismo.
Em sua maioria, são doenças silenciosas, que podem evoluir para sintomas mais severos. Entre elas, destacam-se doenças associadas a quadros renais, endócrinos, hepáticos, gastrointestinais, pulmonares, hematológicos, surdez e oncológicos. Além dessas, são também investigadas cerca de 80 doenças associadas ao sistema imunológico. E mais: são investigadas mais de 122 doenças genéticas relacionadas aos Erros Inatos do Metabolismo, que podem se manifestar tanto na primeira infância quanto na fase adulta.