São Luís – A Expo Indústria Maranhão 2023, encerrada com chave de ouro no último domingo (12), no Multicenter Negócios e Eventos, foi marcada, também, por diversos debates em torno de diferentes assuntos ligados ao desenvolvimento do Maranhão.
Na noite de sábado, por exemplo, a Fecomércio promoveu palestra sobre o tema “Desafios e oportunidades em um cenário de inovação na área hoteleira”, ministrada pelo professor e empresário Ricardo Carreira, doutorando em Negócios, mestre em Gestão Empresarial, docente do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenador da pós-graduação em Gastronomia, Hotelaria e Eventos da Faculdade de Negócios Faene.
A palestra, mediada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH/MA), Armando Ferreira, foi prestigiada pelo público da feira e contou com a presença de empresários do setor hoteleiro, proprietários de restaurantes, hotéis e profissionais da área de Marketing.
Entre outros assuntos, Ricardo Carreira falou sobre as mudanças nessa área e a necessidade de chamar a atenção das pessoas, mostrar relevância e fidelizar o negócio. “Não adianta você ter uma estrutura maravilhosa se não consegue atender bem o seu cliente. Esse atendimento é o ponto mais importante de todo o processo. Quem trabalha na área do turismo, mexendo com hotelaria, eventos e gastronomia, ou qualquer tipo de ação vinculada ao turismo, tem como ponto principal o atendimento. Percebemos em São Luís uma dificuldade grande nesse aspecto e o melhor caminho é a capacitação, ou seja, preparar os times para que estejam mais preparados para atender melhor”, frisou Carreira.
O palestrante aproveitou a oportunidade para falar sobre o MBA “Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”, oferecido pela Faene em parceria com o Hotel Blue. As aulas começam no dia 20, com o professor Lula Fylho.
“A Fecomércio está de parabéns por esta iniciativa. Foi um encontro bastante produtivo aqui na Expo Indústria Maranhão. E abordamos um assunto de extrema importância e que diz respeito ao turismo no Estado e ao desenvolvimento do Maranhão”, finalizou Ricardo Carreira, com um agradecimento especial ao presidente da ABIH/MA, Armando Ferreira.