Instituto Equatorial e Unicef se unem em pacto pelo futuro de jovens maranhenses

0comentário
Assinatura do termo de compromisso entre Equatorial e Unicef, com o presidente do Instituto Equatorial, Maurício Velloso, o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, e Ofélia Silva, chefe do Escritório do UNICEF em São Luís

SÃO LUÍS – A formação educacional e a inserção de jovens no mercado de trabalho são desafios que exigem a mobilização de diversos setores da sociedade. No Maranhão, um exemplo dessa união de esforços é a parceria entre o Instituto Equatorial e o Unicef para a realização do projeto “1 Milhão de Oportunidades” (1MiO), iniciativa liderada pelo Unicef, que visa promover qualificação profissional e inclusão produtiva para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

O lançamento oficial da parceria ocorreu na manhã de quarta-feira (12), no auditório da sede da Equatorial Maranhão, reunindo lideranças empresariais, representantes do Unicef, Governo do Estado, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), imprensa, sociedade civil e especialistas em educação.

Além da assinatura oficial da parceria entre o Unicef e o Instituto Equatorial, houve o painel “Educação no Maranhão: O Caminho para o Futuro”, mediado por Tatiana Jung, com a participação da Gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, Kézia Marques; da Executiva de Sustentabilidade e Coordenadora do Instituto Equatorial, Janaina Ali, e da Chefe do Escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva.

O evento também contou com a presença do CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda; do Presidente do Instituto Equatorial, Maurício Velloso; do presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, além de diretores e colaboradores da empresa.

“Estamos muito felizes, pois essa parceria é transformadora, e vai capacitar mão de obra para a inserção de pessoas no mercado de trabalho. Serão 5 mil jovens beneficiados no Maranhão e cerca de 2.500 no Pará, além de capacitações para 100 professores da rede pública” destacou o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda.

Ofélia Silva, chefe do Escritório do UNICEF no Maranhão, ressaltou que essa é uma parceria histórica. “Somos muito gratos à Equatorial, pois essa experiência que estamos iniciando aqui é relevante e única, e não está acontecendo em nenhum outro lugar. Trata-se de uma parceria histórica, com um olhar integrado, que propõe levar inovação e tecnologia para adolescentes e jovens nas escolas; melhorando a aprendizagem e contribuindo para que meninos e meninas nos anos finais de sua escolarização na rede pública, tenham acesso a uma escola com maior significado. Trata-se, acima de tudo, de investir nas futuras gerações de maranhenses em escala gigantesca”, explicou Ofélia.

Uma aliança pelo futuro

A iniciativa “Um Milhão de Oportunidades” (1MiO) é uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Com foco na capacitação e empregabilidade, a iniciativa busca reduzir as barreiras de acesso ao mercado de trabalho e contribuir para a construção de trajetórias de vida mais promissoras.

No Maranhão, a parceria com o Instituto Equatorial reforça o compromisso da companhia com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atua.

“Acreditamos que a educação é um pilar essencial para a transformação social. O Instituto Equatorial já vinha desenvolvendo projetos sociais importantes, mas o projeto 1 Milhão de Oportunidades é um passo ainda maior para transformar a vida de muitas pessoas. Eu queria agradecer muito ao Unicef pela parceria e parabenizar todo o nosso time do Instituto Equatorial, que tem feito um trabalho belíssimo”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Equatorial Maurício Velloso.

O superintendente de Sustentabilidade do Grupo Equatorial e Diretor Técnico do Instituto Equatorial, Carlos Afonso Melo, destacou que o Grupo Equatorial acredita e investe na transformação social e na agenda ESG.

“Antes de impactar a vida das pessoas, a gente precisa entender a realidade em que elas vivem. O Instituto Equatorial está empenhado com toda a sua equipe nesse estudo da realidade e atuando em várias frentes. Só de projetos incentivados que apoiamos, foram 213 realizados, totalizando um investimento de 95 milhões de reais, em 2024. Mais que um trabalho, a transformação social é uma missão para todos nós do Instituto Equatorial”, informou.

Sem comentário para "Instituto Equatorial e Unicef se unem em pacto pelo futuro de jovens maranhenses"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS