Ministro Juscelino Filho lança programa ‘Carreta Digital’ nesta sexta-feira

0comentário
Carreta Digital é uma ação de formação itinerante que percorrerá várias escolas da rede pública na capital e em municípios do interior do Maranhão

SÃO LUÍS – O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, lança, nesta sexta-feira (14), em São Luís (MA), o programa Carreta Digital, voltado para capacitar jovens com a oferta de cursos profissionalizantes. A solenidade oficial está marcada para as 10h, no Centro Educacional Cônego Ribamar Carvalho, localizado na rua Severiano Azevedo, na Cohab Anil III. Estarão presentes autoridades do poder legislativo, governo estadual e da comunidade estudantil.

Na oportunidade, o ministro fará, também, a inauguração de um laboratório de informática com a doação de 20 computadores pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), por meio do programa Computadores para Inclusão.

O projeto Carreta Digital é uma ação de formação itinerante que percorrerá várias escolas da rede pública na capital e em municípios do interior do Maranhão, ofertando capacitação a crianças e adolescentes em Cursos de Inclusão Digital.

Cerca de três mil estudantes devem ser certificados no estado até o final do projeto, em dezembro deste ano. As turmas vão aprender robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Gamer) e manutenção de celulares.

Sobre o projeto

As aulas do Carreta Digital começaram em setembro de 2024, no Distrito Federal, atendendo a sete escolas. Estados de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina também já participam do projeto. Ao todo, já são quase três mil alunos certificados. Nesta primeira etapa, a iniciativa vai beneficiar, também, Roraima e Rio Grande do Sul.

A Carreta Digital tem o objetivo de certificar 15 mil alunos, nesses estados e no Distrito Federal, promovendo a inclusão e a capacitação profissional itinerante de estudantes, utilizando habilidades e oportunidades de um futuro melhor para os jovens através das tecnologias.

Ao final das aulas, todos recebem um certificado que, no futuro, pode ser o pontapé inicial para uma carreira na área de tecnologia. A iniciativa conta com a parceria da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).

Sem comentário para "Ministro Juscelino Filho lança programa ‘Carreta Digital’ nesta sexta-feira"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS