Cíntia Chagas vem a São Luís para palestra sobre oratória e elegância

0comentário
Cíntia Chagas vem a São Luís para palestra na UFMA

SÃO LUÍS – Uma verdadeira aula sobre como falar e se portar de forma elegante. É essa a proposta que a especialista em comunicação e professora Cíntia Chagas apresentará em São Luís no dia 6 de maio, quando ministra a palestra “Oratória da Elegância”.

O evento será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e as inscrições já estão abertas, com valores promocionais de lançamento no site evento: CLIQUE AQUI.

Com um estilo autêntico e didático, ela conquistou o Brasil com suas dicas de português e elegância. Autora de livros campeões de venda e influenciadora digital, ela é referência em comunicação e oratória.

Na palestra, Cíntia Chagas vai compartilhar os segredos para uma comunicação confiante e refinada, ensinando técnicas para expressar ideias com clareza, construir autoridade e evitar erros comuns.

sem comentário »

Marco Adriano Fonsêca assume hoje a Presidência da AMMA

0comentário
Juiz Marco Adriano Fonsêca

SÃO LUÍS – O juiz Marco Adriano Fonsêca tomará posse, em caráter solene, nesta sexta-feira (31), na Presidência da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), para o triênio 2025/2027. Ele foi eleito pelos associados e associadas para substituir o juiz Holidice Barros, que conduziu a AMMA por dois mandatos (2021/2022 e 2023/2024).

A posse solene da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da AMMA acontecerá dia 31, às 19h, no auditório Desembargador José Joaquim Ramos, no Fórum do Calhau, com a presença de autoridades da Magistratura, Legislativo, Executivo e convidados.

Durante a solenidade, haverá a assinatura dos termos de posse dos diretores e conselheiros que assumirão a gestão. O presidente Marco Adriano fará breve explanação sobre os desafios da nova gestão.

Também fará uso da palavra o ex-presidente Holidice Barros, que esteve à frente da AMMA por quatro anos (2021/2022 e 2023/2024).

A nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da AMMA já estão investidos nas funções desde o dia 2 de janeiro, quando ocorreu a posse administrativa.

Os novos diretores integram a chapa ‘Inovação: juntos para novas conquistas e foram eleitos pelos oi associados em setembro de 2024.

DIRETORIA EXECUTIVA

Marco Adriano Ramos Fonseca – Presidente
Suely Feitosa – 1ª Vice-Presidente
José Pereira Lima Filho – 2º Vice-Presidente
Marcela Santana Lobo – 3ª Vice-Presidente
Isabella de Amorim Martins Lago Secretária-Geral
Felipe Soares Damous – Secretário-Adjunto
Maria José França Ribeiro – Diretora Financeira Geral
Thadeu de Melo Alves – Diretor Financeiro Adjunto

CONSELHO FISCAL

José Ribamar de Castro Ramos
Rafaella de Oliveira Saif Rodrigues
Rômulo Lago e Cruz
Selecina Henrique Locatelli
Sebastião Joaquim Lima Bonfim

SUPLENTES

Maricélia Costa Gonçalves
Marcos Antonio Oliveira
Marília Nobre Miranda

sem comentário »

Campeã de bilheteria reestreia no Arthur Azevedo

0comentário
Adeilson Santos e César Boaes na pele das Marias, personagens da comédia ‘Pão com Ovo’

SÃO LUÍS – A mais engraçada comédia maranhense volta ao palco do Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol) nesta sexta-feira (31), às 20h, sábado (1) e domingo, às 18h. Trata-se de uma campeã de bilheteria na capital maranhense e que já ganhou asas e voou para outras cidades do Brasil e do exterior.

Refiro-me à ‘Pão com Ovo’, que reeditará a ‘Choperia Pão com Ovo’, um grande sucesso de palco, assim como o espetáculo em seu formato original. Nessa montagem, as peripécias das hilárias personagens Clarisse (César Boaes) e Dijé (Adeilson Santos) ganham a descontração de números musicais executados ao vivo. É tudo no gogó!

O cantor e compositor Rodrigo Ferrer, de Salvador (BA), participará do espetáculo
O vozeirão Fabiana Alves também está na montagem

Desta vez, a trupe de ‘Pão com Ovo’ contará com o talento da cantora Fabiana Alves, um vozeirão da seresta e do arrocha, e do cantor e compositor Rodrigo Ferrer, direto de Salvador (BA). Ele é o dono do hit “Eu já te bloqueei”. É uma homenagem estilizada às tradicionais casas de eventos da capital e aos seresteiros que embalam as noites com brega, bolero e ritmos característicos dos bairros populares.

César Boaes e Adeilson Santos (na foto com a atriz Suely Franco) criaram personagens hilários para homenagear o jeito maranhense de ser e conquistaram uma legião de fãs e admiradores

‘Choperia Pão com Ovo’ é uma prova da criatividade dos artistas envolvidos no espetáculo teatral que virou marca no Maranhão ao longo de 12 anos de história. Ressalte-se a dedicação e a seriedade do diretor César Boaes, que agora é merecidamente o diretor do Teatro Arthur Azevedo, templo maior das artes no Maranhão.

No palco, Boaes transforma-se e se desdobra em vários personagens, fruto de seu aguçado poder de percepção das pessoas e do mundo ao seu redor. O mesmo se diz de Adeílson Santos, indiscutivelmente um dos melhores atores de comédia do Brasil. Santos, assim como Boaes, é um gigante com seus personagens, aos quais se entrega de corpo e alma.

César Boaes, enquanto diretor do Arthur Azevedo, tem mostrado sua paixão pelo teatro por meio do cuidado e zelo para com o equipamento público onde nasceu Apolônia Pinto, pois é ciente de sua importância para os artistas maranhenses e brasileiros que lá se apresentam.

sem comentário »

Bom Dia Sábado entra no ar na TV Mirante

0comentário
Jornalista Amélia Cristina vai apresentar o Bom Dia Sábado

SÃO LUÍS – O Bom Dia Sábado estreia na grade da TV Mirante neste sábado (1º de fevereiro). O programa terá duração de 1 hora e será apresentado pela jornalista Amélia Cristina. O Bom Dia Sábado é um novo matinal que vai ao ar aos sábados em todo o país, das 6h50 às 7h50.

Haverá um programa de rede nacional, que estreia no mesmo dia, porém, a direção de jornalismo da TV Mirante optou por fazer um programa 100% local. “O público maranhense merece um programa de notícias totalmente regional aos sábados, em um horário em que havia essa carência de um noticiário que fizesse nosso público já acordar bem informado”, afirmou Alex Barbosa, diretor de jornalismo da TV Mirante.

O BDS terá como editor-chefe o experiente jornalista Soares Jr, que por quase duas décadas comandou o Bom Dia Mirante, telejornal que vai ao ar de segunda a sexta-feira.

Será um programa “light”, com um misto de notícias, entretenimento, esporte, dicas para casa, atrações musicais, discussões sobre assuntos da semana e interatividade com o telespectador. Um telejornal com a cara do sábado, que é um dia de trabalho para alguns e de lazer para outros. Dia de preparar o churrasco com a família, dia de fazer compras, dia de ir à feira, dia de praticar atividade física; e tudo isso o telespectador terá no BDS.

O Bom Dia Sábado vem sendo preparado desde o início do ano, com gravações de pilotos e reuniões com a Rede Globo e equipe local. Um novo cenário está pronto para receber o novo telejornal, com a proposta leve que a manhã de sábado requer.

Sobre Amélia Cristina

A apresentadora é maranhense, mas passou uma temporada no Rio de Janeiro e em Portugal. Amélia também é atriz e atuou em novelas portuguesas e fez participação na novela Travessia, da Rede Globo. Versátil, a jornalista também foi Miss Maranhão em 1999. Formada em jornalismo em 2000, fez mestrado fora do país e está de volta ao Brasil desde 2023. Trabalhou como repórter e apresentadora em outras emissoras e desde o fim do ano passado faz parte do quadro de jornalistas da TV Mirante. “Estou ansiosa para a estreia e honrada com o desafio de estar na casa dos maranhenses dando boas vindas ao fim de semana. É um momento de reconhecimento imporante para minha carreira no jornalismo”, comemorou Amélia Cristina.


sem comentário »

Núbia Sousa é recebida na AmoVinho e compartilha conhecimento sobre finanças

0comentário
Núbia Sousa falou sobre o tema “Mulheres e Dinheiro: como investir para sua propriedade”

SÃO LUÍS – A contadora e assessora de investimentos Núbia Sousa foi quem comandou a noite da última terça-feira (28) na AmoVinho Bistrô & Adega (Parque Shalon).

Ela foi a convidada especial do projeto ‘Terça para Mulheres’ (TPM), que semanalmente aborda um assunto diferente e apresenta histórias inspiradores de mulheres vencedoras.

A palestrante com um grupo de mulheres que marcou presença no evento

Núbia Sousa falou sobre o tema “Mulheres e Dinheiro: como investir para sua propriedade”, uma área que ela domina, pois é uma maiores especialistas em finanças do Maranhão.

A palestrante foi recepcionada por Célia, Almistron e Calheiro Marinho, proprietários da casa, e, também, pela curadora do projeto ‘TPM’, jornalista Dalva Rêgo.

sem comentário »

AmoVinho vai abordar finanças no TPM desta terça

0comentário
A convidada especial é a contadora e assessora de investimentos Núbia Sousa

São Luís – “Mulheres e Dinheiro: como investir para sua propriedade” é o tema a ser trabalhado nesta terça-feira (28) em mais uma edição do projeto ‘Terça para Mulheres’ (TPM), na AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon.

O assunto será abordado pela contadora e assessora de investimentos Núbia Sousa.

A convidada da casa é uma maiores especialistas em finanças do Maranhão. Segundo Dalva Rêgo, curadora do projeto TPM, Núbia Sousa sempre tem um ensinamento prático relevante para o dia a dia das mulheres.

“Ela é uma mulher que aproveita todas as oportunidades e gera isso na vida de outras mulheres. Uma grande inspiração”, disse Dalva Rêgo.

Núbia Sousa com a curadora do projeto TPM, jornalista Dalva Rêgo

As reservas para uma mesa no bistrô podem ser feitas pelo WhatsApp para (98) 98295-0010. O jantar executivo com entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho sai por apenas R$95.

sem comentário »

Após brilhar em Fortaleza na Copa Vozão e fazer história na Taça Brasil, time do São Luís Academy se torna bicampeão do Maranhense de Futsal com a geração 2016

0comentário
SLZ Academy comemora a vitória no Campeonato Maranhense de Futsal Sub-8

SÃO LUÍS – No último domingo (26), o SLZ Academy venceu o Campeonato Maranhense de Futsal Sub-8, sob o comando dos professores Maphysa e Marquinhos, que fizeram um excelente trabalho com a equipe, razão pela qual vêm se tornando referência no futsal sub-8 no Maranhão.

Segundo Maphysa, o título representa o trabalho duro de toda a equipe, das famílias e, principalmente, das crianças que se dedicam diariamente. “Nós estamos prontos para encarar mais um grande desafio na Taça Brasil 2025 e levar o nome do Maranhão ainda mais longe”, disse Maphysa.

O time é formado por Arthurzinho, Arthur Queiroga, Benjamim, Dante, Daniel, João Miguel, Kiquinho, Pimenta, Renanzinho, Resenha, Theo e Vinicius. Os jogadores, em 2024, já foram campeões da Copa Vozão, em Fortaleza (CE), e ficaram em quarto lugar na Taça Brasil. No último domingo, fecharam o ano de 2024 sendo bicampeões maranhenses.

sem comentário »

Alcoa Brasil é reconhecida como Top Employer pelo terceiro ano consecutivo

0comentário

SÃO LUÍS – A Alcoa, líder global na produção de alumínio e gestora do Consórcio Alumar, recebeu pelo terceiro ano consecutivo o certificado Top Employer 2025, concedido às empresas que demonstram excelência nas políticas de recursos humanos e práticas de gestão de pessoas.

A certificação é resultado da participação da companhia na Pesquisa de Melhores Práticas de RH, desenvolvida a partir de uma metodologia global que avalia 20 subtópicos, como estratégia de pessoas, ambiente de trabalho, aquisição de talentos, aprendizagem, bem-estar e diversidade e inclusão.

A Alcoa está entre as 73 organizações brasileiras reconhecidas neste ano, parte de um grupo de mais de 2.400 empresas certificadas em 125 países com uma comunidade de mais de 13 milhões de colaboradores ao redor do mundo.

“Receber a certificação Top Employer pelo terceiro ano consecutivo é um reconhecimento significativo do nosso compromisso contínuo com a excelência em gestão de pessoas. Este selo de qualidade reflete os nossos esforços em criar um ambiente de trabalho inclusivo, inovador e acolhedor, onde os nossos colaboradores podem desenvolver todo o seu potencial”, destaca Marcelo Freire, diretor de Recursos Humanos da Alcoa no Brasil. “Acreditamos que investir em nossos talentos é fundamental para o sucesso sustentável da empresa e para o fortalecimento das comunidades onde atuamos”.

O anúncio das empresas vencedoras foi realizado pelo Top Employers Institute, no último dia 16 de janeiro, em São Paulo (SP).

Sobre a Alcoa Brasil

Líder mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e sustentabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua.

No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); três escritórios: São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Belém (PA); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.

Com mais de 17 mil colaboradores, entre diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “Agir com integridade”, “Trabalhar com excelência”, “Cuidar das pessoas” e “Liderar com coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um futuro melhor.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Sobre o Top Employers Institute

Com mais de 30 anos de atuação, o Top Employers Institute é autoridade global na certificação de excelência em gestão de pessoas. A instituição já certificou mais de 2.300 organizações em 121 países e regiões, impactando positivamente a vida de mais de 12 milhões de colaboradores ao redor do mundo.

O seu programa de certificação se baseia em um inventário das melhores práticas em recursos humanos, apoiado em evidências e auditado de forma independente. Desenvolvida a partir de uma metodologia global, a pesquisa cobre seis dimensões de RH divididas em diferentes tópicos, como Marca Empregadora, Aquisição de Talentos, Desenvolvimento de Carreira, Bem-Estar, Engajamento e Sustentabilidade. 

sem comentário »

Laboratório Lacmar e Natus Lumine Hospital participam de congresso sobre saúde

0comentário
Diretor executivo do Laboratório Lacmar, Vinícius Braid, o Dr. Felipe Fanini (Roche – SP) que veio palestrar sobre Biomarcadores e Decteção do Alzheimer, o presidente do Grupo Mercúrio, Paulo Braid, e Edmar Cutrim

SÃO LUÍS – Com um estand conjunto, o Laboratório Lacmar e o Natus Lumine Hospital e Maternidade, ambos do Grupo Mercúrio, receberam convidados e foram destaque no COMSEBE 2025 / Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar, que aconteceu no Multicenter Sebrae.

Suzana Viana, gestora administrativa do Laboratório Lacmar (centro), entre os times do Natus Lumine e Lacmar no stand do Grupo COMSEBE 2025

Como patrocinadores masters do evento, o Lacmar e o Natus Lumine promoveram em seu espaço palestras sobre temas que vão revolucionar a medicina laboratorial, a medicina genômica e a saúde em geral.

Diretor do Lacmar, Vinícius Braid, com a namorada Clara Coutinho
Dr. Felipe Albuquerque Marques, PhD em Genética e diretor científico do Lacmar Genômica, com o médico ortopedista Thiago Menescal
Diretor geral do Hospital do Servidor Estadual, Plínio Tuzzolo, com o presidente do Grupo Mercúrio, Paulo Braid

Um dos destaques foi a palestra sobre exames com biomarcadores para detecção precoce do Alzheimer, ministrada pelo Dr. Felipe Fanini (Roche), parceiro do Lacmar Genômica, que é referência em medicina genética no Estado.

Ivana Frota Albuquerque com a conselheira do Grupo Mercúrio, Patrícia Braid
Assessora de imprensa do Lacmar, jornalista Danielle Vieira, com o filho Fabrício Vieira Domingues
Victor Saraiva (Comercial) e Carol Cordeiro (MKT), do Laboratório Lacmar

Mais uma vez, o Lacmar e o Natus Lume reforçaram o compromisso com a excelência em prol da saúde e qualidade de vida dos maranhenses.

sem comentário »

‘O Circo Tá na Rua’ oferece oficinas gratuitas de arte circense

0comentário
Iniciativa vai proporcionar quatro meses de aulas para cinco turmas de até 30 alunos cada

SÃO LUÍS – A arte desperta talentos, educa e muda a perspectiva de vivenciar o cenário em que estamos inseridos. De repente, o bairro vira palco, algo que seria descartado vira instrumento cultural e as ruas um grande espaço para disseminar conhecimento artístico.

Com essa proposta, o Coletivo O Circo Tá na Rua realiza o projeto ReciclaCirco – escola de circo sustentável, o projeto visa implementar oficinas de formação e capacitação em artes circenses e confecção de malabares reciclados em cinco comunidades da periferia da cidade de São Luís.

As atividades serão realizadas nos bairros Liberdade, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Cidade Operária e Cruzeiro do Anil e terão duração de quatro meses, com oficina de circo e ações socioassistenciais e será encerrada com um espetáculo no Teatro Arthur Azevedo. O período de pré inscrições está aberto. No sábado (18) foi realizada a pré-inscrição presencial no bairro Liberdade.

Na última sexta-feira (24), as inscrições presenciais foram realizadas no Anjo da Guarda, Vila Embratel e Cidade Operária. No Anjo da Guarda, a ação aconteceu na Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, na Vila Embratel, as inscrições serão na Pastoral do Menor e na Cidade Operária, no Centro Educa Mais Maria José Aragão.

Já no sábado (25), as ações aconteceram na Igreja de São Sebastião, no Cruzeiro do Anil.

Além das inscrições presenciais, os interessados podem fazer a pré-inscrição on-line no site www.ocircotanarua.com.br, na aba ReciclaCirco.

Projeto

Essa iniciativa foi contemplada pelo edital Rouanet nas Favelas 2024, do MinC e Instituto Cultural Vale e vai proporcionar quatro meses de aulas para cinco turmas de até 30 alunos cada, com oficinas realizadas nos bairros Anjo da Guarda, Liberdade, Cruzeiro do Anil, Vila Embratel e Cidade Operária. Além de aprender as técnicas circenses, os participantes aprenderão a construir seus próprios malabares circenses a partir da reutilização de resíduos sólidos, permitindo que possam continuar a prática da técnica circense aprendida durante a oficina.

O projeto ReciclaCirco – Escola de Circo Sustentável surge como uma extensão do bem-sucedido projeto Caravana O Circo Tá na Rua, que já passou por quatro edições, levando oficinas de circo gratuitas a comunidades vulneráveis de São Luís e de cidades do interior do Maranhão e Pará.

A partir da análise de indicadores socioculturais coletados durante as ações da Caravana, percebeu-se a necessidade de iniciativas de formação e capacitação contínuas, devido à crescente demanda em cada nova comunidade atendida. Para tornar as ações sustentáveis e replicáveis, o projeto incorporou a confecção de malabares feitos com resíduos sólidos, possibilitando que os participantes pratiquem e disseminem o aprendizado nas suas próprias comunidades, mesmo após o término das oficinas.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/evandrojunior/wp-admin/
Twitter Facebook RSS