Estudantes são premiados na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

No Maranhão, o estudante, Ian Vitor Souza Fonseca, da escola Portal do Saber, foi classificado para participar da cerimônia de premiação

SÃO LUÍS – A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, que tem apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Grupo Equatorial, acaba de divulgar o resultado de sua edição recorde: oito mil alunos do 8º e 9º ano foram premiados com medalhas, sendo 2.666 de ouro, em um evento que mobilizou cerca de 260 mil estudantes por todo o país.

A competição, que contou com a participação de 48 concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil, de todos os estados do país e do Distrito Federal, selecionou os melhores alunos em provas e desafios realizados entre os dias 7 e 12 de outubro.

O Grupo Equatorial apoiou a iniciativa, reforçando seu compromisso com a educação e sustentabilidade na região onde atua, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Goiás, Amapá, Alagoas e Rio Grande do Sul. Segundo a Dayane de Matos Pereira, Líder de Operações PEE, o Grupo Equatorial incentivou e mobilizou diversas escolas, alunos e professores nas áreas de concessão a participarem da ONEE 2024.

“Acreditamos que a educação e conscientização de crianças e jovens é um passo fundamental para promover atitudes de consumo consciente e seguro de energia elétrica. O resultado de todo esse esforço é o grande número de escolas, alunos e professores que participaram das formações, desafios e o grupo de alunos que se destacaram entre os mais de 260 mil inscritos”, afirmou.

A Equatorial Maranhão estimulou a participação dos alunos maranhenses, com campanha específica voltada para estudantes e professores, com a realização de ações e blitze informativas em escolas públicas e particulares do estado.

Além das medalhas de ouro, prata e bronze, a competição garantiu uma premiação especial para os melhores alunos de cada estado, que receberão notebooks e serão homenageados em uma cerimônia em Brasília, no dia 27, no SESI Lab.

No Maranhão, o estudante, Ian Vitor Souza Fonseca, da escola Portal do Saber, foi classificado para participar da cerimônia de premiação. Os estudantes medalhistas de ouro, prata e bronze também avançam automaticamente para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025.

ONNE – A ONEE é muito mais que uma premiação, é uma iniciativa que propicia um ambiente diferente e motivador na escola. Por meio da ONEE, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras de ciência e são estimulados a trabalhar em grupo.

O objetivo principal é estimular o estudo sobre Eficiência Energética por meio de desafios gamificados, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

Kartista maranhense participa de série sobre Ayrton Senna

Cadan Ferreira, no centro, com dois outros kartistas que participaram das gravações da série sobre o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna

SÃO LUÍS – O kartista maranhense Cadan Ferreira, de 22 anos, participou das gravações da série ‘Senna’, a ser lançada na Netflix nesta sexta-feira (29), e que explora a vida e a carreira do piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna.

Cadan passou cerca de 15 dias gravando no Limeira Kart Club, em São Paulo, no final do ano passado, ao lado de outros kartistas. A ideia era mostrar o início da jornada de Senna e de outros pilotos que, como ele, viriam a se tornar famosos.

Ele foi selecionado pela produtora de conteúdo audiovisual Gullane Entretenimento pela habilidade com o kart e, também, por sua desenvoltura observada em sua página no Instagram (@cadanferreira).

Cadan Ferreira de macacão amarelo, representrando Keke Rosberg

Nas gravações do filme, o maranhense representou o piloto francês Alain Prost (macacão vermelho) e, em outro momento, o finlandês Keke Rosberg (macacão amarelo). Haviam outros atores, mas as câmeras ficaram mais concentradas em quatro personagens: Ayrton Senna, Alain Prost, Keke Rosberg e Niki Lauda.

As gravações foram realizadas de diferentes formas, inclusive com simulação de tempo chuvoso, uma vez que Ayrton Senna se saía muito bem em pista molhada.

Os pilotos-atores que participaram das gravações do filme “Senna”, no Limeira Kart Club, em São Paulo

“Para mim, foi literalmente um sonho. Tive esse oportunidade incrível de fazer parte desse projeto gigantesco e fazendo aquilo que eu amo, não poderia pedir por coisa melhor. Ainda tive a oportunidade de fazer grandes amizades que ficarão marcadas para sempre em minha vida. Aprendemos coisas novas e compartilhamos experiências”, disse Cadan Ferreira.

Beira Dumar recebe Wanderley Andrade nesta sexta

Wanderley Andrade fará um tributo a Reginaldo Rossi no Casarão Beira Dumar

SÃO LUÍS – Um dos mais destacados nomes do pop brega no Brasil, o cantor Wanderley Andrade vai aterrissar nesta sexta-feira (29), às 21h, no Beira Dumar, na Praça Gonçalves Dias. Os ingressos estão disponíveis na Bilheteria Digital.

O artista apresentará o show ‘Tributo ao Rei Rossi’, uma homenagem a Reginaldo Rossi, que morreu no dia 20 de dezembro de 2013. A noite ainda contará com a presença do grupo Os Tropix, da cantora Fabiana Alves e do DJ Félix.

Com 30 anos de carreira, Wanderley Andrade é o mais importante representante do ritmo pop calypso paraense, temperado com o swing caribenho e originado a partir de guitarradas históricas de Chuck Barry, Lettle Richard e Jerry Lew Lews. Alto astral, ousado e divertido, os shows dele costumam ser uma verdadeira festa e um momento ímpar de descontração e alegria.

Wanderley Andrade em show com Reginaldo Rossi

“O alto astral, a jovialidade e a alegria de Wanderley Andrade são elementos que combinam perfeitamente com o Beira Dumar, onde também reina a descontração. Ele vem com tudo para nos brindar com esse aplaudido show em reverência a Reginaldo Rossi, uma pérola da música brega brasileira que deixou saudades”, disse Ricardo Pororoca, proprietário do Beira Dumar.

Outro momento de Wanderley Andrade com seu ídolo Reginaldo Rossi

O evento promete uma viagem nostálgica por meio das canções que marcaram época, com destaque para clássicos como “Garçom”, “Em Plena Lua de Mel”, “A Raposa e as Uvas”, entre outras pérolas de Reginaldo Rossi. Além disso, Wanderley Andrade incluirá músicas de seu repertório autoral para a apresentação.

Ana Cláudia Vaz lança e-book sobre gestão de tempo

Ana Cláudia Ribeiro Vaz vai lançar o e-book “Gerencie a sua rotina e ganhe tempo nos estudos”

SÃO LUÍS – Ana Cláudia Ribeiro Vaz, contadora especializada em Auditoria e Direito Tributário, anuncia o lançamento do seu primeiro e-book: “Gerencie a sua rotina e ganhe tempo nos estudos”, disponível a partir do dia 30 de novembro no site http://www.gerencieseutempo.com.br.

Com uma trajetória profissional de 15 anos dedicados ao estudo de métodos para equilibrar vida pessoal, profissional e estudos, Ana Cláudia atua como auditora fiscal e mentora em gestão de tempo, auxiliando mulheres e outros profissionais a conciliarem as múltiplas demandas do cotidiano.

O e-book, voltado principalmente para mulheres trabalhadoras e mães que enfrentam dificuldades em incluir os estudos na rotina, também oferece estratégias práticas aplicáveis a qualquer pessoa interessada em melhorar sua organização e produtividade.

Sobre o conteúdo

O livro apresenta um método exclusivo de gerenciamento de rotina, desenvolvido por Ana Cláudia, com foco em maximizar o tempo para os estudos sem comprometer outras áreas da vida.

Onde comprar

A publicação está disponível exclusivamente em formato digital e pode ser adquirida pelo site http://www.gerencieseutempo.com.br.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima