SÃO LUÍS – O I Seminário Sindicalismo: Evolução e Desafios será realizado no dia 28 de novembro, às 19h, no Auditório da Mútua, no Edifício Executivo Lake, no Renascença II. O evento é uma realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA) e apoio da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), CREA-MA e MÚTUA-MA.
Aberto ao público, o Seminário é voltado a todos os profissionais, estudantes e interessados em buscar e fomentar a discussão sobre a trajetória do movimento sindical, suas conquistas e os desafios que enfrentam na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Com destaque para os temas das fontes de custeio, adaptação às novas tecnologias e formas emergentes de organização, o seminário reforça o papel fundamental do Senge-MA na valorização e representação dos engenheiros.
Entre os palestrantes estarão Arnaldo Muniz, engenheiro civil e presidente do Senge-MA, e Murilo Pinheiro, engenheiro eletricista e presidente da FNE, que vão abordar o papel histórico e o impacto do movimento sindical no mercado de trabalho atual.
“O sindicato pode se constituir num instrumento de defesa dos seus interesses”, afirma Muniz, referindo-se à importância dos engenheiros e profissionais da agronomia e geociências compreenderem o apoio e a proteção que o sindicato oferece em um mercado cada vez mais desafiador.
Programação
• Recepção e café de boas-vindas – 19h
• Abertura – 19h30
• Palestra “Sindicalismo: evolução histórica, organizações associativas, legislação e custeio” com Arnaldo Muniz (Presidente, Senge-MA) e Murilo Pinheiro (Presidente, FNE) – 20h15
• Apresentação “Senge-MA: fundação, evolução e conquistas” com Nelson José Belo Cavalcanti (Vice-diretor-secretário e ex-presidente do sindicato) – 20h45
• Mesa-redonda “Desafios do sindicalismo” com os palestrantes – 21h15
• Perguntas do público – 21h45
• Encerramento – 22h
Entrada gratuita