SÃO LUÍS – O Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, representa um momento de reflexão e reconhecimento para uma profissão fundamental para a mAnutenção da saúde mental e emocional da população.
A data foi instituída em homenagem à regulamentação da profissão no Brasil pela Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962, e desde então tem sido um marco para discutir e divulgar a relevância dos psicólogos na sociedade.
Em um ambiente tão desafiador quanto um hospital, a atuação dos psicólogos é ainda mais relevante e crucial. No Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ), a equipe de psicologia não só apoia os pacientes em suas jornadas de recuperação e enfrentamento de doenças, mas também é uma peça chave para potencializar os esforços de médicos e enfermeiros, além do apoio emocional aos familiares desses pacientes.
“No ambiente hospitalar, o Serviço de Psicologia atua de modo a auxiliar os pacientes e seus familiares no enfrentamento da hospitalização, visando minimizar o sofrimento causado pelo processo do adoecimento e prevenindo a evolução de demandas psicológicas relacionadas”, detalha Chrystiane Vasconcelos, psicóloga e gestora de RH do Grupo Mercúrio, responsável pela gestão do HSE – HSLZ.
O impacto desses profissionais vai muito além do suporte emocional. Pacientes e familiares relatam mudanças significativas após o acompanhamento psicológico. E estudos científicos indicam que o acompanhamento psicológico pode reduzir o tempo de internação, melhorar a adesão ao tratamento e diminuir as chances de readmissão hospitalar.
No HSE-HSLZ, a equipe de psicologia é composta por especialistas que trabalham com pacientes de diversas idades e condições de enfermidades, desde crianças até idosos, enfrentando procedimentos mais, cirurgias e até tratamentos mais longos ou mais complexos.
“A humanização do tratamento é uma de nossas principais bandeiras no Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ). Nosso time de psicólogos é treinado para lidar com as nuances emocionais dos pacientes e suas famílias, criando um ambiente mais acolhedor e terapêutico. Indiscutivelmente o papel da psicologia é fundamental no ambiente hospitalar, e também fora dele. Nessa era de complexidades, com o avanço exponencial de patologias mentais e casos de ansiedade e depressão na sociedade, a psicologia é cada vez mais relevante”, diz o diretor geral do Hospital do Servidor Estadual, Plínio Valério Tuzzolo.
Segundo Tuzzulo, a humanização no ambiente hospitalar sem dúvida passa pelo serviço de Psicologia. “Onde temos um profissional dedicado aos projetos de humanização que é o psicólogo clínico Paulo Vasconcelos. Estamos muito satisfeitos com a qualidade do time de psicologia do HSE-HSLZ, sob o comando da nossa diretora clínica Dra. Sílvia Mochel. A esses profissionais todo o nosso louvor pela importância do seu trabalho”.