SÃO LUÍS – Com práticas que estimulam a transformação digital por meio do intraempreendedorismo, do contato com startups, do estímulo à cultura ágil e o incentivo à criação de modelos de negócios disruptivos, a VLI, companhia de soluções logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, ficou em segundo lugar na categoria Transportes e Logística, do Prêmio Valor Inovação, posicionando-se como a líder nesse quesito entre as empresas do segmento de logística multimodal brasileiro. Este é o quinto ano consecutivo em que a VLI figura no Top 3 das empresas mais inovadoras de Transporte e Logística no ranking Valor Inovação.
“A VLI tem o propósito de transformar a logística do Brasil, ser a primeira escolha dos clientes e referência em sustentabilidade do setor no país. Nesse sentido, incentivamos uma cultura organizacional aberta, em que a colaboração e a criatividade são valorizadas. Esse ambiente permite que nossos colaboradores se sintam seguros para explorar novas ideias e assumir riscos calculados, resultando em projetos mais inovadores e impactantes. A ênfase na cocriação também fortalece nossas parcerias com clientes e outras partes interessadas, permitindo a construção conjunta de soluções que realmente agregam valor”, afirma Rute Melo Araujo, diretora-executiva de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI.
Entre as ações que contribuíram para esse reconhecimento está o Empreendedores Inova VLI, programa no qual colaboradores são convidados a desenvolver novos projetos de negócios e produtos disruptivos com vistas a aprimorar processos, gerar eficiência, melhorar a produtividade e ampliar as oportunidades para a companhia. Ativo desde 2019, já recebeu mais de 200 propostas de inovação e 900 empregados participantes.
“Na VLI, acreditamos no poder da Inteligência Artificial aplicada à orquestração das nossas complexas operações logísticas multimodais de dimensões continentais, e na maximização da performance dos mais diversos ativos, como locomotivas e vagões, terminais de transbordo e equipamentos portuários. Nosso programa ‘Linha Mestra’, de Indústria 4.0 entrelaçada com IA, conta com mais de 160 iniciativas em três horizontes de inovação escalonadas até 2030, e pavimenta o caminho para tornar realidade nossa visão ambiciosa de futuro”, afirma Loïc Hamon, gerente geral de Transformação, Inovação e Logística Digital.
Também entre os motivos que posicionaram a companhia entre as mais inovadoras do segmento está o primeiro aporte da companhia em um startup: a Agritest Brasil, para o desenvolvimento de uma solução tecnológica, inovadora e 100% nacional para a cultura da soja, que permite análise da qualidade do grão até 22 vezes mais ágil que os processos tradicionais.