SÃO LUÍS – Nesta terça-feira (30), a história inspiradora de Isaque Mota, ex-aluno da Junior Achievement Maranhão (JA Maranhão) e atualmente empreendedor na área de audiovisual, onde se tornou uma referência nacional, será o tema de mais uma live realizada pelo braço maranhense da ONG mundial que busca promover o empreendedorismo, entre jovens por meio de atividades práticas em instituições de ensino públicas e privadas.
O bate-papo na live vai ao ar às 19h pelo canal do Instagram da JA Maranhão. A ideia é inspirar outros jovens com exemplos de pessoas que trilharam o caminho do empreendedorismo.
Isaque Mota compartilhará sua trajetória desde os tempos de aluno da JA Maranhão durante o Programa Mini-Empresa, em 2010, até alcançar sucesso no mundo do audiovisual. Ele destacará a importância da educação empreendedora que recebeu na instituição e como isso moldou sua carreira.
“A Junior Achievement me deu a base necessária para entender o mercado, criar oportunidades e acreditar no meu potencial. Foi uma virada de chave desde o primeiro momento, pois me permitiu entender sobre empreendedorismo, aprender a liderar, lidar com pessoas”, relembra Isaque Mota, na época com 16 anos.
Mas motivado pelo sentimento de aprender mais e entender mais sobre empreendedorismo, Isaque Mota continuou sua relação com a JA Maranhão, dessa vez, como voluntário do Nexa (Núcleo de ex-alunos da JA ). “Foi mais um momento muito importante para a minha vida, pois pude me conectar com várias pessoas e compreender a importância dessas conexões e de estar com pessoas, aprender com outras pessoas, o chamado networking, que passamos a entender na prática, como funciona”, explica Isaque.
Por conta disso, o ex-aluno viajou para fóruns de empreendedorismo jovens realizados em outros países como a Argentina e também no Brasil, a exemplo do Findinexa Brasil (é um dos maiores eventos de empreendedorismo jovem do Brasil, realizado pela Junior Achievement Piauí e COFIBRA) os quais também contribuíram para moldar o empreendedor que Isaque se tornou e deixar claro o caminho que iria seguir no audiovisual a partir do seu talento nato. “Eu devo muito a Junior Achievement, pois consegui olhar para mim e ver as minhas habilidades. Eu devo muito a JA por me fazer ver a potência que posso ser a partir do empreendedorismo”, destaca.
Isaque, que participou do Programa Miniempresa, atividade da JA Maranhão que busca desenvolver as habilidades empreendedoras de alunos de escolas públicas e privadas, destaca o quanto essa experiência agregou para ser o empreendedor que é hoje. “A contribuição empreendedora da JA Maranhão foi me fazer ver – um adolescente de 16 anos – liderando, sendo diretor de uma Miniempresa da minha escola e depois continuar ajudando nesse mundo que é apaixonante” , reforça.
Atualmente, o ex-aluno da JA Maranhão é dono da empresa Mota Produtora que, para ele, é fruto de todas as trocas promovidas pela Junior Achievement. Além disso, o empreendedor está à frente do projeto Comunidade Mota para treinar pessoas na área de audiovisual.
“Nós abraçamos pessoas que estão no começo da carreira e têm muito do espírito da Junior Achievement. Além disso, na nossa empresa nós focamos em mudar a concepção do audiovisual, trazer criatividade, inovação, graças a esse universo que a JA nos mostra”, conclui.