SÃO LUÍS – Um dos mais conceituados cirurgiões do aparelho digestivo do Maranhão, o médico Hérquimas Pereira concedeu entrevista à TV Mirante na última terça-feira (23). A matéria deve ir ao ar na próxima semana.
Hérquimas falou sobre um assunto bastante sério e importante: hérnia umbilical, quadro que atinge cerca de 10 a 15% da população brasileira. Entre outras coisas, ele frisou que o problema é mais comum em homens devido à anatomia da pelve, que favorece o surgimento do problema.
Além disso, os homens têm mais costume de levantar objetos com carga muito alta, principalmente nas academias de ginástica. Em praticamente todos os casos, conforme Hérquimas Pereira, a cirurgia é a melhor maneira de tratar o problema, especialmente nas hérnias inguinais.
“Pois a hérnia tem a tendência de crescer, levando à chance de parte do intestino ficar preso nela. Isso possibilita o encarceramento e, em casos mais graves, estrangulamento do intestino, o que prejudica a passagem de sangue para o órgão e pode provocar necrose e até mesmo óbito”, explicou.