São Luís – A segunda edição da Jornada de Medicina da UNDB (II JOMED), promovida pelo Curso de Medicina do Centro Universitário UNDB, reuniu acadêmicos, professores e renomados profissionais da área da saúde para debater as diversas especialidades médicas.
O tema central foi “Da tradição à inovação: integrando corpo e mente para uma vida plena”. Segundo o coordenador do Curso de Medicina da instituição, Ivan Figueiredo, o evento contou com palestras locais e nacionais, além de apresentações de trabalhos, palestras científicas e oficinas práticas.
A palestra magna de abertura foi proferida pelo conceituado cirurgião de cabeça e pescoço Flávio Hojaij (USP), sobre a importância da anatomia para a prática clínica. Médico e professor do Hospital das Clínicas da USP, ele deixou como mensagem a importância básica da anatomia humana na formação de profissionais mais completos e de alto profissionalismo. O médico prendeu a atenção da plateia com dinâmicas e demonstrou em todos os momentos o seu declarado “caso de amor” com a medicina.
Encerrando a programação, os convidados foram o Dr. Raimundo Araújo Gama, que palestrou sobre “O vírus da hepatite C – passado, presente e futuro”. Ele, que é maranhense radicado em São Paulo, é uma referência na área de Gastroenterologia e Hepatologia, e professor da Escola de Medicina da UNIFESP.
Em seguida, foi a vez do Dr. Milton de Arruda Martins palestrar sobre “O futuro da educação das profissões de saúde”. Dr. Milton é professor da Faculdade de Medicina da USP, diretor do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas (SP), além de presidente da Comissão de Graduação da FMUSP.