CREF21/MA marca presença no I Simpósio Nacional de Fiscalização

James de Araújo, Sandow Feques e Diogo Oliveira durante o evento

SÃO LUÍS – A primeira edição do Simpósio Nacional de Fiscalização do Sistema CONFEF/CREFs foi realizada nesta semana na cidade do Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes dos conselhos de Educação Física de todo o país durante dois dias (23 e 24). O objetivo central da iniciativa foi discutir o Manual de Fiscalização do Sistema CONFEF/CREFs.

O Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) marcou presença no Simpósio Nacional de Fiscalização. O presidente do CREF21, Sandow Feques, o diretor-executivo, Diogo Oliveira, e o conselheiro regional, James Dean de Araújo, participaram do debate na capital carioca.

“É muito importante participar desse debate sobre o Sistema CONFEF/CREFs, uma vez que o sistema regula, regulamenta, fiscaliza e orienta o exercício profissional, além de defender os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo profissional de Educação Física. Por isso, é fundamental que os conselhos estejam aqui para discutir. E nós, do CREF21/MA, ficamos felizes em contribuir com essa discussão tão necessária para a sociedade”, afirmou Sandow Feques.

Capacitação

Vale lembrar que o CREF21/MA tem participado dos principais encontros sobre regulamentação e fiscalização das atividades profissionais no território nacional. Entre os dias 15 e 17 deste mês, o Conselho esteve presente na terceira edição do Fórum Nacional de Fiscalização dos Conselhos Profissionais, evento realizado na cidade de Curitiba (PR).

Na ocasião, o diretor-executivo do CREF21/MA, Diogo Oliveira, reforçou a necessidade de capacitar e atualizar todos aqueles que atuam nos conselhos de classe, uma vez que os conselhos são responsáveis em determinar os limites da atuação, bem como fiscalizar o exercício da profissão para assegurar a prestação de serviços de forma ética e segura para a sociedade.

“Queremos sempre prestar um serviço de qualidade para as pessoas de um modo geral e, para isso, é necessário buscarmos sempre capacitação para nossa equipe de trabalho. Com esse tipo de atualização constante, acreditamos que nossos profissionais sejam também mais respeitados e valorizados em seu ambiente de trabalho”, afirmou o diretor-executivo.

Terceira edição do ‘Rei da Praça’ acontece neste sábado, na Fonte do Bispo

Modalidade ‘Street Skate’ tem o desafio urbano cotidiano como combustível para essa expressão esportiva e artística

SÃO LUÍS – Neste sábado (25), às 15h, na Praça da Fonte do Bispo (Anel Viário), a Federação Maranhense de Skate (FMS) realiza a terceira edição do ‘Rei da Praça’, competição de skate com aproveitamento de estruturas urbanas, usadas para a criação de manobras e superação de obstáculos.

A modalidade ‘Street Skate’ tem o desafio urbano cotidiano como combustível para essa expressão esportiva e artística. A proposta da Federação, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís, é promover uma competição entre os melhores atletas, aproveitando as características originais daquele espaço urbano.

Evento é marcado por manobras radicais, avaliadas por especialistas

O julgamento das manobras será feito por equipe homologada pela Confederação Brasileira de Skate e a organização das atividades estará aos cuidados de uma equipe da Federação Maranhense de Skate.

O primeiro ‘Rei da Praça’ foi realizado em 2022 e este ano haverá novos desafios. Afinal, o skate não é apenas um esporte competitivo, mas um movimento com suas cores, arte, música e atitude. Os atletas buscam, além da
premiação do evento, superar os obstáculos e fazer história no esporte usando sua criatividade e habilidades.

JA Maranhão realiza atividade do programa ‘Executivos na Escola’

Empresário Ricardo Carreira, diretor da Faculdade de Negócios Faene, compartilha suas experiências com estudantes participantes do projeto

SÃO LUÍS – Alunos da 3ª série da Escola Objetivo Paço do Lumiar receberam, na quarta-feira (22), o programa Executivos na Escola, uma iniciativa da rede Junior Achievement (JA) Brasil realizada pela primeira vez no Maranhão. A JA São Paulo, no entanto, já promove o projeto há mais de 10 anos, e em 2024 foi estendido para toda a rede Junior Achievement, ocorrendo simultaneamente nas cinco regiões do país.

A iniciativa tem por objetivo levar executivos para compartilhar suas experiências com estudantes de redes públicas e privadas de todo o país, em mais uma estratégia que visa incentivar o empreendedorismo entre jovens, na fase inicial da vida profissional, por meio da conexão entre estudantes e lideranças de empresas.

No primeiro dia, foram convidados a compartilhar suas experiências os empresários Ricardo Carreira, Diretor de Negócios do Colégio Objetivo, e Edjany Martins, proprietária do restaurante Aventura Rural. Na próxima terça-feira (28), será a vez dos alunos do Colégio Objetivo São Luís receberem o projeto ‘Executivos na Escola’. Em todo o Brasil, o programa deve beneficiar mais de 10 mil jovens com a participação de 400 executivos.

A presidente da JA Maranhão, Gina Carneiro, acompanhou o primeiro dia de atividade do programa no estado e destacou a importância dessa iniciativa. “Esse programa nacional é muito importante porque nós podemos apresentar aos jovens várias histórias que servirão de inspiração em suas escolhas”, disse Gina.

O diretor Executivo da JA Maranhão, Saulo Nunes, reforçou que o objetivo é proporcionar a troca de experiências entre empresários e estudantes para que os executivos possam compartilhar sua vivência no mundo dos negócios e empreendedorismo. “Nós tivemos um momento de palestra e, também, atividades práticas a exemplo de games sobre os temas abordados.      

A equipe da JA oferece treinamento e apoio metodológico prévio aos executivos selecionados para o programa. A ação ocorre em um único dia e turno (manhã, tarde ou noite), em que o profissional deve ir à instituição de ensino.

Em São Luís, a JA Maranhão realizou o primeiro dia de atividades do programa no Colégio Objetivo Paço do Lumiar e o próximo a receber a equipe da JAMA será o Objetivo São Luís, dia 28.

Hospital do Servidor promove evento sobre práticas de prevenção a infecções hospitalares

Diretor geral do HSE – HSLZ, Plínio Tuzzolo, com o time que estava à frente do evento sobre higienização de mãos

SÃO LUÍS – O Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) promoveu evento sobre o tema “Higienização das Mãos e Adorno Zero: Uma Dupla Imbatível”, enfatizando a importância dessas práticas para a prevenção de infecções hospitalares.

O encontro reuniu profissionais multidisciplinares de saúde e reafirmou a necessidade contínua dos protocolos rigorosos para a garantia da segurança de pacientes e profissionais.

Protocolos

A prática de higienizar as mãos e a política de adorno zero, que proíbe o uso de anéis e outros acessórios durante o atendimento, não são protocolos novos. Ao contrário, seguem sendo pilares fundamentais na prevenção de contaminações no ambiente hospitalar.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovam que a higienização adequada das mãos é uma das intervenções mais simples e eficazes para prevenir a disseminação de infecções, salvando milhões de vidas a cada ano.

“É um desafio constante. Precisamos educar e reeducar nossas equipes multidisciplinares sobre a importância de manter essas medidas. Esse evento não é isolado, mas um esforço permanente, que demonstra como o Hospital do Servidor Estadual é comprometido com a segurança de seus pacientes e profissionais” declarou o diretor geral Plinio Valério Tuzzolo.

Nany People almoça no Villa do Vinho e elogia restaurante

Fernanda Fernandes e Lukas Cordeiro (Tablado Produções), Nany People e o anfitrião da Vila do Vinho Bistrô, Werther Bandeira

SÃO LUÍS – A comediante Nany People esteve em São Luís para apresentar o monólogo “Como Salvar um Casamento”, no Teatro Arthur Azevedo, e aproveitou para passear pela Ilha.

A atriz esteve no restaurante Villa do Vinho Bistrô, na Cohama, onde almoçou acompanhada de seu staff e do produtor local, Lukas Cordeiro e equipe, da Tablado Produções.

Nany gostou tanto do ambiente, serviço e cardápio, que fez questão de elogiar e recomendar o restaurante para a plateia que lotou o Arthur Azevedo.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima