Ponta da Madeira recebe navio com velas rígidas para transporte de minério de ferro

0comentário
Berge Olympus poupa cerca de 6 toneladas de combustível por dia numa rota média mundial e, no processo, reduzirá as emissões de CO2 em aproximadamente 19,5 toneladas por dia

SÃO LUÍS – O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira recebeu, no fim de semana, o navio Berge Olympus, um graneleiro Newcastlemax adaptado e equipado com quatro velas rígidas, conhecidas como BARTech WindWings.

As velas utilizam energia eólica para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Cada vela instalada tem uma envergadura aerodinâmica de 37,5 metros de altura e 20 metros de largura.

O Berge Olympus poupa cerca de 6 toneladas de combustível por dia numa rota média mundial e, no processo, reduz as emissões de CO2 em, aproximadamente, 19,5 toneladas por dia. Ontem, 17, a embarcação seguiu para o porto de Qingguji, na China. A viagem deve levar cerca de 46 dias. 

Futuro da navegação

A Vale está comprometida em apoiar a indústria marítima para atingir as metas de descarbonização da Organização Marítima Internacional (IMO). O programa Ecoshipping, criado pela empresa para apoiar a indústria de navegação a reduzir suas emissões, está realizando estudos abrangentes para receber em seus portos embarcações com diferentes configurações de velas. Aspectos de manobra, amarração e carregamento são avaliados para que toda a operação seja realizada sem interrupções, garantindo o alto desempenho de seus portos.

O projeto do Berge Olympus foi desenvolvido pela Berge Bulk, armador contratado pela Vale para o transporte de minério, que está investindo fortemente na incorporação de eficiência de ponta e inovação ambiental no transporte marítimo. A instalação da WindWings faz parte da ambição da Berge Bulk de se tornar neutra em carbono até 2025.

Sem comentário para "Ponta da Madeira recebe navio com velas rígidas para transporte de minério de ferro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS